Documento de 08 de julho de 1862

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

DIRECTORIA DA COLONIA BRUSQUE EM 8 DE JULHO DE 1862.

Exmº. e Revmº. Snr.

Tenho a honra de accusar o recebimento do Officio de Vª. Exª. de 28 de Junho p. p. em que Se Dignou dizer-me: ter mandado expedir as Ordems para que seja entregue a meu Procurador na Capital da Provincia, o Snr. Fernando Hackradt, a quantia de Rs. 1:746$000, pertencentes como complemento do orçamento das despezas da Colonia até o dia 30 de Junho.

Recebi hoje na Villa d'Itajahy essa quantia, que eu pessoalmente fui buscar para cortar urgencias e evitar outros inconvenientes.

Para o trimestre de 1°. de Julho a 30 de Setembro de 1862, montarão as despezas provaveis desta Colonia com a factura e melhoria dos caminhos, aos que estou dando encurtamentos, larguras convenientes para todo o transito, deroubamentos latteraes; pontes solidas; commeço da construcção da casa da Directoria; acabamento da casa da escola publica e moradia da Professora, ligeira mas solidamente commeçada; subsidios dos Colonos novamente, em 22 de Junho, chegados à Colonia; Compra de Sementes e plantas, sustento dos animaes da tropa do Governo; conservação por limpamento e engradecimento do Pasto; Concerto de utensilios e canôas, pagamento dos empregados e do passageiro no Rio de Canhanduba, e eventualidades, digo montarão as despezas da Colonia de Julho a Setembro 1862 (trimestre corrente) à quantia de Rs. 10:000$000, os quaes rogo à Vª. Exª, mandar pagar pela Thezouraria da Fazenda ao Snr. Fernando Hackradt meu Procurador em Desterro[1], que passará recibo em meu nome, e visto que as remessas seguras de denheiro para essa tão longiqua Colonia são tão raras, supplico a Vª. Exª. de Se Servir mandar expedir as Ordems necessárias para que a Thezouraria pague a quantia dos Rs. 10:000$000 pedidos n'este orçamento que respeitosamente submetto à boa consideração de Vª. Exª., sem demora, por isso, que o Snr. Fernando Hackradt, avisado nesta mesma data, possa remetter-me essa quantia, pela Thezouraria, recebendo por intermedio opportuno e favor do meu Collega o Snr. Dr. Blumenau até a Villa d'Itajahy, donde irei buscal-o.

Deos Guarde a Vª. Exª.
Exmº. e Revmº. Snr. Conselheiro Vicente Pires da Motta
Dmº. Presidente da Provincia de S. Catharina
O Director da Colonia
Barão de Schneéburg

Casa de Brusque

  1. Atual município de Florianópolis-SC.