Sociedade Amigos de Brusque

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
  • Texto retirado do site www.casadebrusque.com

O Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, mais conhecido como Casa de Brusque, é mantido pela Sociedade Amigos de Brusque. Desde 1953, foi iniciado um intenso trabalho de pesquisa, junto aos órgãos públicos e privados do Estado e do Município para coletar o maior número possível de documentos relativos à história brusquense. Esse trabalho de pesquisa e de coleta se estende até os dias atuais, sendo este acervo aberto à visitação pública desde 1971.

Em 1973, o acervo passou a ser oficialmente denominado de Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim.

O Museu preserva um importante e diversificado acervo documental, fotográfico, bibliográfico e de objetos da história do Vale do Itajaí-Mirim. Como exemplo, pode ser citado o primeiro relatório elaborado pelo Barão de Schnéeburg, fundador e diretor da Colônia-Itajahy, prestando contas das ações aqui desenvolvidas, logo após a chegada dos 55 colonos pioneiros.

Os acervos estão disponíveis para consulta, pesquisa de estudantes, pesquisadores e demais interessados na história do Vale do Itajaí. Entre outras atividades, o Museu desenvolve visitas guiadas para grupos maiores mediante agendamento, bem como ações educativas planejadas anualmente para escolas da rede pública e privada.

Ligações externas

www.casadebrusque.com