Documento de 9 de outubro de 1860 - Parecer

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Documento de 9 de outubro de 1860

Parecer do diretor Schnéeburg relacionado com terras requeridas em “Vicente Só” e que destinava à futura Povoação, Freguezia, Vila ou Cidade. (Ortografia original).

Ilmo. e Exmo. Snr. Presidente.

Em obediencia ao officio de Vª. Exª. de 14 de Setembro, que recebi em 6 de Outubro corrente, junto com a informação dada pelo Delegado da Repartição das terras publicas sobre as terras devoluta que MATHIAS WAGNER requereo comprar na margem esquerda do Rio Itajahy-mirim no lugar chamado Vicente-só[1], devolvo inclusos o requerimento do Supperintendente e a informação do Dmº. Snr. Delegado, e tenho a honra de juntar aqui uma pequena planta da collocação das terras pedidas e que mostrará a Vª. Exª. com clareza a razão em que, relativamente a uma futura Povoação, Freguezia, Villa ou Cidade, se funda a minha informação e opinião seguinte:

O theor do requerimento, se bem que isto não tem parte nemhuma na opinião que vou submetter a Vª. Exª., está em contradição comsigo mesmo, pois:

1º. requer-se 25.000 braças quadradas de superficie mais ou menos, no indicado lugar, em que já existe habitação do Supperintendente, digo, do Suplicante e um pequeno cultivado de canna d'assucar. Esta superficie pedida occuparia o lugar I do mappa separada pela linha ideal x.y, contendo devêras em si a pequena plantação de canna, um pequeno pasto e habitação, e estando a maior parte restante dos 25.000 braças quadradas em matto.

2º. O supplicante indica no seu requerimento os limites dos 25.000 braças quadradas, que mais ou menos pretende comprar, dizendo serem: a margem esquerda do Rio d'Itajahy-mirim do Ribeirão Alvin[2] pª. baixo estremando pelo 1'Este com Pedro José Werner (será do outro lado do Rio,) e para Oeste com terras de valuta. O terreno comprehendido n'estes limites tãobem requeridas, contéria uma Superficie de aproximadamente 240.000 braças quadradas, que são as parcellas I e II do mappa, contradicção de 25.000 a 240.000 braças quadradas.

Em todas as terras da Colonia banhadas pelo Rio d'Itajahy-mirim de Agoas-claras pª baixo, o unico lugar contiguo menos sujeito a innundações menores e frequentes, é sem duvida aquelle que Mathias Wagner requer, e por consequencia o unico melhor proporcionado pª uma povoação, um dia Cidade; para cujo fim Vª. Exª. déo de antemão providencias, recommendando-me: a não perdel-o de vista. De mais, estas terras requeridas na pequena e agradavel vargem de bello aspecto, ao l'Este do morro de Igreja indicada por uma Cruz vermelha, se limitão: pelo Rio; — pelo Norte por terras de Pedro José Werner e otferecem de persi favoravel agresso fluvial ,e tãobem terrestre pelo caminho que Vª. Exª. mandou agora abrir da Villa d'Itajahy até Vicente-só. — As 35.000 braças quadradas que poderá ter toda mencionada vargem já são poucas para o estabelecimento de qualquer povoação um pouco grande, para a comodidade da qual se precisará lançar mão das oportunidades do terreno contiguo e ao Oeste do morro da Cruz, devendo ficar reservadas as mais terras do Oeste do morro até as Colonias ja distribuidas para estes fins e casualidades imprevistas, o que ditroe a petição do Supplicante por limites do Ribeirão Alvin para baixo e que por si é um completo equivoco do requerimento.

Qualquer que seja a direção da linha x.y., que Vª Exª conforme a franca proposta na informação do benemerito Snr. Delegado, me authorizasse de traçar para as terras que se concedesse, mesmo em diminuta escala ao Supplicante, o exposto não deixaria de existir em seu pleno sentido. As plantações e cultivados tomarião sempre precioso e indispensavel terreno pª a povoação, - e de todo modo a farião inconsequente, alem de que taparião de todas as maneiras a Vista da Povoação, o que me parece merecer muita consideração. É quanto tenho de relatar a Vª Exª a esse respeito, acrescentando a seguinte declaração:

Que no dia 30 de Setembro antes da distribuição das Colonias por Sorte, propuz por intermédio de 3º. a Mathias Wagner (sobre minha propria responsabilidade) em troca de suas bemfeitorias immoveis, a Colonia que pertence hoje a KLING, como propriedade gratuita permittindo-lhe de continuar a morar e de desfrutar os seus pequenos cultivados já existentes, com declaração passada até razoavelmente se precisar d'este lugar etc. etc. Mathias Wagner recusou positivamente, declarando que tinha papeis, e logo não deixaria sua posse pª metter-se no matto. — Muito satisfeito estou hoje com essa recusa; pois accontecimentos da conducta do mesmo, e de que agora estou sciente, pª com os colonos, é muito contra os interesses dos mesmos, logo a sua cohabitação não dezejavel.

Por tanto seria do meu fraco intender consciencioso, de indemnisar esse alias pobre homen, casado com filhos pecuniariamente das suas bemfeitorias immoveis, o que offereceria ainda outras conveniencias que tenho a honra de levar ao conhecimento de Vª Exª no meu relatorio do mez de Setembro.

DEOS GUARDE A Vª. Exª.

Ilmo. e Exmo. Snr. Dr. Francisco Carlos de Araujo Brusque Dmº.

Presidente da Provincia de Sta Catharina

Colonia Brusque 9 de Outubro de 1860

ass: Barão de Schneéburg

Diretor da Colonia Brusque

Mapa:

P01 hist img02.jpg

Nota: no mapa, a área solicitada por Mathias Wagner é a marcada em cinza, abaixo da cruz em vermelho.

Casa de Brusque

  1. Região aproximada que iria da região da atual Ponte Estadaiada Irineu Bornhausen até uma região situada entre os fundos do atual Supermercado Bistek e a ponte Mário Olinger (do Bombeiro), desta linha em direção ao Rio Itajaí-Mirim. É preciso ter em mente que o Rio Itajaí-Mirim foi retificado após a grande enchente de 1860, então é possível apenas uma indicação aproximada da área.
  2. Região aproximada da Av. Hugo Schloesser.