Documento de 22 de janeiro de 1862 - reclamação de colonos

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Illm°. e Exm°. Senr. Presidente da Província

Dizem Conrado Rube, João Carlos Schuch, João Braun e Fabiano Becker, colonos da colonia Brusque, que se achão encarregados pela quasi totalidade dos moradores da dita pª. representar e pedir a Vª. Excia. o seguinte:

O estado actual da colonia Brusque é tão triste e o descontentamento tão geral que a continuar assim a colonia não poderá subsistir e que a maior parte dos colonos se verão forçados a fugirem d'aquelle lugar.

O motivo principal das queixas é a péssima administração e a conducta escandalosa do actual Diretor, o Snr. Barão de Schneebourg; porque os colonos reconhecem gratos tudo o que devem à benevolencia do Governo Imperial e lamentão profundamente o serem frustados os designios do mesmo pelo procedimento inqualificavel d'esse homem inepto e immoral, que soube tornar-se objeto de desconfianças e de despeito pª. os seus colonos, achando-se frequentemente embriagado até ao romper do dia, tratando-os grosseiramente e com palavras indecentissimas. desmentindo descaradamente as suas promessas mais formaes etc. Na escripturação da colonia reina uma confusão tal, que os colonos não podem pôr confiança nas contas, que se lhes está fazendo. Em lugar dos subsidios, que o Director tem recebido em dinheiro, elle quasi sempre deu aos colonos Vales, que se aceitávão em pagamt°. na venda do Sr. Liberato, cuja venda o Director declarou ser a venda do Governo, vendo-se d'esta sorte os colonos forçados a comprarem os seus mantimentos a preços muito mais altos do que em outra qualquer venda e isso para generos ordinariamente deteriorados.

Ha mais de tres mezes não se paga mais subsidios, e como a maior parte dos colonos ainda não fizérão colheitas sufficientes, achão-se endividados e em apuros. O Director pretende fazer abatimentos nos 900 Rs. diarios, pª. cuja quantia foi estipulado o trabalho nos caminhos coloniaes. O milho. as batatas ec. pª. as plantações fórão distribuidas em quantias insufficientes e de uma maneira irregular e injusta. As medições dos lotes forão feitas com excessivo vagar por um ferreiro[1]; pela maior parte parecem erradas; muitos lotes ainda não são demarcados.

Pedimos a Vª. Exª. em nome de nossos committentes, para que se digne sollicitar do Governo Imperial a nomeação de um Director habil, integro e zeloso, e não podemos dissimular a Vª. Exª. que a excitação dos colonos contra o Barão de Schneebourg chegou ao ponto, que não poderá voltar à colonia sem grave perigo da ordem e paz da mesma. O Snr. Cogoy, que se acha encarregado interinamente da direcção da Colonia, não melhorou nada, e até não se importa com nada. Assegura-nos pessoa fidedigna, que o dito Snr. recebeo desta Cidade seis contos de Reis para ocorrer às despezas da colonia; entretanto até hoje aos colonos d'esta quantia ainda não se pagou nem um real, e até a colonos, que tendo de receber subssidíos de tres mezes e tendo trabalhado outros tres mezes nos caminhos coloniaes, apenas pedião o pagamento de 5$000 Rs. para despezas urgentes, o Snr. Cogoy tem respondido, que não havia dinheiro.

Pedimos mais a Vª. Exª. se digne remediar quanto antes à falta absoluta e mui sentida de Igrejas, pastores, medicos, que ha na colonia, onde morrerão mais de cem pessoas sem assistencia de medico e sem as consolações da religião.

Pedimos enfim a Vª. Exª. que encarregue um allemão imparcial, honesto, instruido e que goze da confiança dos colonos para examinar o estado da colonia e as queixas dos colonos, de que apenas apresentamos um leve esboço, confiando na benevolencia, justiça e energia de Vª. Exª., que não tardará a remediar aos males, que actualmente oppriem a colonia, logo que d'elles tiver cabal conhecimento.

E assim

P. a V. Excia. se digne deferir como requerem

Desterro, 22 de janeiro de 1862

E. R. M.

Seguem-se as assinaturas de

Fabiano Becker, João Carlos Schuch

Conrado Rübe e João Braun.


Casa de Brusque

  1. Referência ao agrimensor Germano Augusto Thieme.