Documento de 22 de janeiro de 1862

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Exm° e Revmº Snr.

Tenho a honra de levar ao conhecimento, e à benevola consideração de Vª: Exª: que o colono trabalhador em serviço publico na Colonia Brusque, recebéo até ao presente o jornal somente e maximo de 900 reis, visto, que as mais pessoas de sua familia, continuárão a receber os subsidios e relativos a ellas, durante e conforme o tempo concedido, de inteiros e meios subsidios desde as suas chegadas à Séde da Colonía.

Em virtude da Circular do Ministro d'Agricultura, do Commercio e das Obras-Publicas os colonos somente podem por em - diante receber o favor do abono de Subsidios por seis mezes, salvo em casos excepcionaes, e condicionalmente.

Em obediencia à referida ordem-circular, a maior parte das familias já não recebem mais subsidios algums; ellas se compoem de 2 até 11, em muito moderado termo medio, de 4 a 5 pessoas. Destas, uma so pessoa poderá trabalhar nas obras publicas, visto que devem alternar com outras de outras famílias, e assim se occuparia unicos 10 dias no mez, se o tempo o permitir o que lhe proporcionaria um ganho mensal de Rs. 9$000, que mesmo, unicamente ajudado pela actual e primeira colheita não é por ora sufficiente para o sustento de 5 pessoas, não existindo se não poucos e rarissimos serviços de particulares escassos na Vizinhança.

Sollicito pois com o maíor respeito à Vª: Exa: Se Digne permittir de elevar os jornaes de 900 rs. até gradualmente 1.400 rs. nos Serviços Publicos conforme a qualidade destes e a capacidade do prestimo do jornaleiro colono, como nas mais Colonias menos remtas ou de mais recursos se paga. Deste modo estará o colono na possibilidade de poder alimentar a sua familia, estimulado por seu interesse individual à boms trabalhos que assim se tornam condicíonaes, e julgo poder-se contar com a vontagem como certa, do mais veloz andamento e adeantamento das obras.

Deos Guarde a V. Exª.

Exm°. e Revm°. Snr. Conselheiro Vicente Pires da Motta

Dm°. Presidente da Provincia de S. Catharina

Desterro em 22 de janeiro de 1862.

ass. Barão de Schneéburg

Casa de Brusque