Documento de 13 de janeiro de 1862

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

DIRECTORIA DA COLONIA BRUSQUE, EM 13 DE JANEIRO DE 1862.

Exm°. e Revm°. Snr.

Em virtude da ordem dessa Presidencia datada de 15 de Março do anno passado cumpre-me participar a V. Exª., que nesta data retirão-se para a Colonia Theresopolis os colonos Frederico Rossbach e sua mulher, Christiano Horst, sua mulher - e um filho menor. Devo levar tambem ao conhecimento de V. Exa., que estes mesmos colonos já trabalharão de parceria na provincia do Rio de Janeiro, donde viérão para a dita Colonia Theresopolis e depois de ali se haverem demorado por algum tempo, resolverão vir estabelecer-se aqui, e ainda não satisfeitos, querem outra vez voltar para lá.

Sobre a conducta do colono Frederico Rossbach alem de vadio, vive quasi sempre embriagado, não tendo razão alguma plausivel para abandonar sua colonia, bem como o colono Horst, tanto que tem havido outros colonos pretendentes a ella.

Nesta mesma occasião remetto ao Director da mencionada Colonia a conta da divida destes colonos para com o Governo na importancia de 198$200, como consta das listas de subsidios e de jornaes, cuja copia existem nesta Directoria archivadas, e a de Horst, na de 190$200.

Deos Guarde a V. Exª.

Exm°. e Revm°. Snr. Conselheiro Vicente Pires da Motta

Dm°. Presidente da Provincia.

O Director Interíno ass°. João André Cogoy Junior

Casa de Brusque