Documento de 10 de outubro de 1862

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Directoria de Colonia Brusque no Itajahy mirim 10 de Outubro de 1862.

Exmº. e Revmº. Snr.

Cumpre-me commeçar este Officio pelo que devia concluil-o; e isto para levar respeitosamente ao conhecimento de Vª. Exª. (antes de todo) a noticia consoladora: que nenhuma victima foi sacrificada pela enchente do Rio d'Itajahy-mirim e as de seus numerosos affluentes, que todos transbordárão, innundando ao lungo do seus cursos, todos os terrenos adjacentes.

Desde o dia 7 até á noite de 9 do corrente tivemos aqui furiosas trovoadas com chuveiros a cantaras. As aguas crescérão sobre o seu estado normal a uma altura de 25 palmos, e submergérão os terrenos de cada lado do seu leito por mais de 300 Braças de extensão interior.

Na rua do Rio d'Itajahy na sede da Colonia, deroubou a excessiva correnteza 3 chupanas particulares, e uma casa de taboada tambem particular; as outras casas da mesma rua, conjunctamente como quartel do destacamento estavão 3 a 5 Palmos de baixo d'agua.

Esta correnteza enlevou tambem não insignificante porção de madeiras falquejadas do Governo, que estavão empilhadas na mesma rua.

Na outra rua perpendicular e por ora principal, estavão as seguintes casas com tanta agua, que as canóas de socorro navegarão no seu interior, carregando gente victualias e mais objetos. As casas que nesta rua principal forão innundadas são: a venda e casa nova de Joaquim Pereira Liberato, — a venda e deposito de negociante La Roche e Cª, — a venda e hospedaria de Pedro Heil, —— e a casa de Philippe Krieger; todas sitas ao lado oriental da mencionada rua. Todas as casas da mesma rua do lado occidental a saber: os ranchos de recepcão, — o rancho de Directoria, a velha escola, a casa de Guido Seckendorff, — as dous casas de Germano Thieme, — a casa da nova escola, —— a casa de Dr. Eberhard, — e as casas de Theodor Danckwarth não forão agredidas pelas aguas, mas com tudo, as proximas ao Rio pela differença de meio palmo terião tido agoas nos seus lares.

Todo gente do estabelecimento geral d'esta Colonia forão salvados com seus tréns. Poucos estiverão em perigo eminente. Nemhuma casa destes pequenos proprietarios foi por ora destruida, e perecerão só algums pequenos animaes domesticos dos mesmos.

Receio frequentes consequencias de saude, principalmente de crenças que mais ou menos estivérão por 2 dias e noites com nos todos, expostos as intemperies da catastrofe.

Grande parte de pontes foi enlevada, e os caminhos comunicativos, como é natural, forão bastante damnificados. Reservo-me a informar a Vª Exª circumstancialmente assim que eu tiver podido percorrer todos os lugares deste estenso estabelecimento em todo seu sentido. Trattarei deste já, da primeira indispensavel urgencia, que é de restabelecer todas as communicações. Immediatametnte ficará a meu grave cuidado, de fornecer à quelles colonos, cujos plantações modernas (que apenas a pocas semanas forão feitas, se achão submergidas e perdidas), com novas sementes a saber: feijão, milho, batatas e arroz visto que, por felicidade na infelicidade, ainda podem ser replantados na mesma estação sem demora para não perderem a colheita do semestre.

Suplico a Vª Exª., de enviar-me com toda benevola brevidade o dinheiro do orçamento que subitti à aprovação de Vª. Exª. para o trimestre de Outubro à Decembro; pois neste momento me é indispensavel, digo, me é impossivel de trattar à mandar buscal-o a tempo opportuno.

Outro sim pelo a Vª Eªxª de mandar enviar-me ao menos tarde possivel (afim de que chegue em tempo approvitavel e precioso) sementes da melhor qualidade: 10 sacos de milho, 8 de feijão, 10 de arroz, 10 de batatas, pois estas especies, quando as plantações dos colonos, como as de todos os lavradores proprietarios, soffrirão (pelas innumeraveis ratos que permigrarão todo o territorio, e pelas nuvens de passaros pequenos pretos passageiros) prejuizos de primeira, segunda e terceira replantação destes especies comprei e destribui aos Colonos toda esta semente de novamente, isto é que pudi obter, para cujo fim não somente mandei como pessoalmente foi longinquamente buscar. Mui insignificante quantia desta semente resta—me neste momento de urgente precisão no armazem. Os preços da. compra que eu fiz, com os preços que actualmente se pretende, augmentárão por mais do que o dobro. Não obstante disto, são estes especies tão raras aqui (por que todos quereção delles para si, ou pretendem fazer usura), e como a melindrosa circunstancia de não poder ausentar-me nesta momentanea crise do meu pequeno povo para ministral-o os meus preceitos encoragamento, e assistencia pessoal faz, que ouso reiterar a Vª Exª os meus dous pedidos supra.

Das casas de negocios salvou-se toudas as victualias, fortuna" pois com as aguas ainde tão altas não podemos contar tão sedo com a chegada de Lanchas com mantimentos novos, o que será assaz lamentoso. Só pelo meio dia do dia 9 começarão as aguas a baixar, e hoje a gente já regressou, à suas casas, e passa a pé pelas ruas, e os moradores interiores já se communicão aprezar com meio corpo alagado.

Neste momento 10 horas de noite relato à Vª Exª este acontecimento, e já faz dous horas, que recomeça a trovoada e as chuvas com nova força. O portador pretende aventurar-se a seguir viagem para a Capital. Aproveito a occasião e faço votos para que:

Deos Guarde a Vª Exª.

Exmº. e Revmº. Sr. Conselheiro Vicente Pires da Motta
Dmº Presidente da Província de Sta. Catharina
O Director da Colonia
Barão de Schneéburg


Casa de Brusque