Brusque em 1910

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

BRUSQUE EM 1910

Receita e despesa do município prevista para o ano, 17:760$000, respectivamente.

.

FEVEREIRO

O jornal “Novidades” publica “A uva — contribuição para o cultivo da videira em Santa Catarina” de Georg Boettger. '

Reuniu-se o Conselho Municipal e a Comissão especial dos festejos do 50º aniversário da fundação de Brusque. Na ocasião foi resolvido instalar na pequena Praça, fronteira ao palacete Renaux, um monumento comemorativo orçado em 2:000$000 a ser encomendado na Áustria. Seria adaptado ao mesmo uma rede de água vinda de um reservatório a ser construído em terras do sr. L. Spengler. O sr. Max J . Schumann foi encarregado do serviço de canalização e adaptação.

.

Do jornal “Novidades”: “Origem da designação de Ribeirão do Ouro ao afluente do rio Itajaí mirim”. Há uns 70 anos atrás, pelos começos de 1840, quando toda a região que constitui hoje o município de Brusque era um sertão bravio, habitado por bugres[1], apareceram aí três irmãos vindos dos Estados Unidos da América. Chamavam—se eles Roberto, Augusto e Leweson Leslie e andavam a procura de minas. Depois de terem cruzado todo o nosso sertão, permaneceram durante alguns meses às margens de um córrego, afluente do pequeno Itajaí, e onde, segundo diziam, haviam encontrado ouro, tendo extraído e levado consigo uma boa quantidade desse metal. A noticia do fato espalhou-se e, quando, anos depois, moradores se foram estabelecer perto do ribeirão junto ao qual os três irmãos americanos haviam mineirado, batizaram o riacho, em virtude daaquela tradição, com o nome de Ribeirão do Ouro. Dos três mineiros, dois voltaram logo depois para os Estados Unidos e o terceiro que entre nós ficou, outro não era que o velho Lessa, conforme todos aqui tratavam o sr. Leweson Leslie, o abastado agricultor, falecido o ano passado (1909) em avançada idade, no lugar Ilhota, neste município. Deste modo se fica sabendo porque tomou o nome de Ribeirão do Ouro o pequeno curso de águas que conflui no Itajaí mirim, próximo às nascentes deste, e como dos Estados Unidos veio para esta terra, nos tempos em que toda esta região apenas começava a ser conquistada para a civilização, e aqui viveu durante mais de meio século, o simpático e saudoso Velho Lessa”.

.

Contrato do Governo da União com a Estrada de Ferro Santa Catarina. Cláusula IV —— Quando o Governo Federal o exigir, a Companhia construirá em prazo razoável, um ramal que servirá a zona colonial do vale do rio Itajaí Mirim até suas cabeceiras. Parágrafo unico: Se a Companhia declarar-se impossibilitada de construir este ramal, nos termos desta cláusula, ficará livre a União de promover sua construção pela firma que parever mais conveniente.

.

Anúncio no “Novidades” de 18.2: “HOTEL- KRIEGER - Brusque, Santa Catarina — antigo Hotel “Zum Deutchen Kaiser”. Comunica a seus bons fregueses que desta data em diante continua a funcionar”. Guilherme Luiz Krieger.

.

MARÇO

Resultado do pleito presidencial em Brusque: Hermes da Fonseca, 240 votos — Ruy Barbosa, 25 votos.

.

Fundada pequena orquestra de Câmara sob a direção de Primo Diegoli. Além do diretor faziam parte: Wilibaldo Stracke, Júlio Laux, Gustavo Krieger, Luiz Luebke e Guilherme Diegoli.

.

Fundada, sob a orientação do snr. Antonio Schwartz, a Banda Musical '“Cóncórdia”.

.

Sob a orientação dos Revdos. Padres Moeller e Baumhof, é fundado o “Côro Católico”.

.

Segundo a professora dona Georgina de C. R. da Luz, 1910 foi um ano destacado na instalação de escolas oficiais na vila de Brusque.

.

Entre as professoras públicas e particulares, merecem destaque: Edwirges Torres de Oliveira; Maria Luiza Mueller, Alzira Mueller, Lúcia Fernandes e Joana Torres.

.

AGOSTO

As festas comemorativas do 50º aniversário da fundação de Brusque obedeceram ao seguinte programa:

Dia 3 — Retreta pela Banda Musical “Concórdia”.

Dia 4 — As 10 horas — Missa solene.

As 11 horas — Sessão solene do Conselho Municipal.

As 12 horas — Concentração de Associações e alunos das escolas no Paço Municipal. As 12,30 horas —— Marcha para a Casa dôs Atiradores.

As 19 horas — Marcha Aux Hambeaux”. Em seguida representação teatral e Concerto na sede dos Atiradores.

Dia 5 — ao meio dia — Torneio de tiro ao alvo com prêmios. A noite — Concerto pela Banda Concórdia —— Baile popular.

.

O “Novidades” de Itajaí publica com detalhes as festas comemorativas do 50º aniversário da fundação de Brusque.

.

Brusque ao completar 50 anos tinha, aproximadamente 18.000 habitantes.

.

O “Novidades” publica os estatutos da Comunidade Evangélica aprovados em Assembléia Geral de 10.11.1907. Carlos Luis Gevaerd, oficial interino do Registro civil etc., Pastor W. Lange e membros da diretória assinam.

.

JULHO

Toma posse do cargo de Juiz de Direito da Comarca, o dr. Bento Machado Portella.

.

OUTUBRO

“O Ouro no Vale do Itajaí — importante relato sobre a existência de ouro no Vale do Itajaí, cuja exploração remonta ao ano de 1651. Transcreve o jornal uma carta sobre o assunto, de Antonio C. Pinto, de 21 de março de 1783. Jornal “Novidades” — Itajaí.

.

Por iniciativa do sr. Dr. Bento Portella foi fundada uma associação caritativa destinada a “assistir desde o berço, crianças reconhecidamente pobres moral, cívica, intelectual e profissionalmente. Deverá também celebrar anualmente o Natal dos órfãos e crianças inválidas. Primeira diretoria: presidente honorário: Dr. Bento Portella; presidente: Cel. Guilherme Krieger; Vice presidente: João Bauer; secretário: Carlos Luiz Gevaerd; tesoureiro: Jorge Boettger, procurador: Germano Schaeffer. Conselho, composto por 30 pessoas.

.

NOVEMBRO

As duas facções políticas locais concordaram na seguinte chapa para as próximas eleições: Superintendente, Cel. Guilherme Krieger. Conselheiros: Luiz de Marchi, Guilherme Risch, Guilherme Krieger Jr, Rodolpho Tietzmann, Vicente Schaeffer. Juízes de Paz: Amadio Beudschi, Matias Moritz Senior, Oscar Krieger e Primo Diegoli.

.

Agradável surpresa teve o sr. José Pinotti, lavrador em Águas Claras, antiga Colônia Principe Dom Pedro, o qual, ao arar terra, uma peça do arado desenterrou várias moedas de ouro, dólares americanos. Um velho colono considerou a possibilidade de terem pertencido a colonos irlandeses ou norte-americanos da malograda Colônia. Um cidadão, malicioso, disse que era a melhor forma do proprietário vender a terra.

.

DEZEMBRO

Em benefício da associação de caridade “Assistência”, recém-fundada, realiza-se um Concerto musical e vocal, regido pelo sr. Raymundo Bridon, com o concurso da Banda Concódia, dirigida pelo maestro Humberto Matiolli. “Novidades” nº 343 registra com detalhes esse festival beneficente.

.

Encontra-se em Brusque, contratado pelo S. Carlos Renaux, o engenheiro Ritzhaupt para proceder ao exame das minas de calcáreo do Ribeirão do Ouro. As jazidas, segundo declaração do referido técnico, são inesgotáveis e riquíssimas. Entretanto, há escassez de barro especial para fabrico de cimento, declaração mais tarde contestada pelo sr. Otto Renaux, em carta ao jornal “Novidades”.

Casa de Brusque

  1. Indígenas.