Silvia Teske

De Sala Brusque Virtual

Silvia Teske
Arquivo:Silvia Teske.jpg
Nome artístico Silvia Teske
Nascimento 27 de maio de 1960 em Brusque, Santa Catarina, Brasil.
Falecimento -
Formação Mestrado em Artes Visuais: Processos Artísticos Contemporâneos
Trabalhos notáveis São as séries de pinturas: 1) Mulheres em Tirinhas; 2) Tias; 3) Primeiras Capas
Linguagem artística Pintura, desenho, colagem, publicação, literatura, performance
Movimento artístico Arte Contemporânea

Tabela de conteúdo

Biografia

Silvia Teske nasceu em Brusque. Pai operário e mãe professora. Estudou no Colégio São Luiz do jardim de infância até o terceiro colegial. Segundo a artista, ela sempre se sentiu "inadequada" pois o colégio era para uma classe social diferente da dela e teve de se adaptar com a situação. A forma de adaptação, lembra, já seria uma performance. Sempre gostou muito de escrever e ler e desenhar. Era sua forma de desabafo e de encontro consigo mesma. Principalmente a escrita, e os contos. E foi assim até os 18, 20 anos. Seu encontro com a arte era por meio da literatura. E então, entrou para a universidade pensando em eliminar disciplinas para fazer teatro e dança e acabou sendo "abduzida" pelas artes visuais, principalmente a partir de sua professora e grande artista Jandira Lorenz. Depois dela, veio sua grande mestra, Doraci Girrulat, também artista que acentuou seu gosto pela linguagem contemporânea. E foi cursando Arte Educação no CEART\UDESC em Florianópolis que começou a participar de exposições e entrou no mundo da arte. Mas o envolvimento com a pintura aconteceu em Brusque ao trabalhar com alunos em oficina de artes.

Filha única, então em sua infância, mesmo com os primos vizinhos, se sentia muito sozinha e sempre foi muito criativa. Então teve a necessidade de brincar sozinha, e das brincadeiras começaram a vir as histórias que inventava. No início conversando com os brinquedos e depois indo para a escrita. A literatura foi seu primeiro contato com as imagens, pois foi através dela que começou a perceber a necessidade de construção de imagens mentais para escrever sobre o que queria. Um dos grandes impactos para a escolha das artes visuais foi com Doraci Girrulat na faculdade, quando ela a colocou diante de um painel de papel pardo de 2mx2m com pincéis largos e com latas de tinta de carro de 1 kg cada, todas metálicas, e disse a ela "TE EXPRESSE COM ISSO!" A partir daí a artista viu a necessidade de ter acesso a linguagem visual para além da verbal, e ambas passaram a fazer parte de sua vida, as vezes juntas, as vezes separadas. Por isso sua produção artística transita entre a palavra e a imagem e o que ambas tem em comum é a necessidade de contar histórias.

A artista começou sua produção artística em um viés moderno. Aos 5 anos de idade não se contentava apenas em pintar ou desenhar objetos ou pessoas realisticamente. Já aí rompia com padrões puristas e criava um híbrido entre pintura, desenho, personagens e criava interfaces entre as áreas, algo que pertence a uma atitude mais contemporânea. As influências vem desde Toulouse Lautrec a Sophie Calle. Ou seja, do desenho quase caricatural ao apelo mais conceitual. No desenho, além de Lautrec, Saul Steinberg são buscas que ainda hoje a inspiram. Na pintura, se inspira em Adriana Varejão, Vânia Mignone e Leda Katunda. A relação com a publicação já vem pontuada com artistas como Sophie Calle, Annette Messager, Cindy Shermann e Nan Goldin. Na literatura, Anaís Nin e Fernanda Young. Na performance o Grupo Guará, Marina Abramovic e Raquel Stolf.

Obras

MULHERES EM TIRINHAS – (Entre final da década de 90 e inicio de 2000) foi um projeto em que trabalhei voltado para outros formatos de telas, no caso telas compridas, onde a maioria tinha 10 cm de largura por 150cm de comprimento. Esse trabalho tinha uma preocupação com a questão da anorexia que em finais da década de 90 era comum entre as mulheres, principalmente as modelos. E isso me comoveu ao pensar nessa nova estética promovida pela ditadura da moda, e como trabalhar essas mulheres. A série que começou como um questionamento sobre o corpo feminino, adentrou na questão das tirinhas de HQ e passou a ter uma linguagem verbal também voltada para comportamentos bizarros femininos.

PRIMEIRAS CAPAS – Projeto voltado para experimentação de materiais, que além de técnicas mistas, colagens, pintura, aquarela, desenho, também pesquisava suportes distintos. Em específico tecidos para telas, já que vivo na cidade dos tecidos quis observar como esses poderiam ser usados para as artes visuais. Usei desde chita a tecidos brocados. Foi uma série de poucas obras e mais tempo em cada uma. Totalmente distinta do momento das tirinhas que foi rápida e acelerada, com uma pressa de dizer logo as coisas antes que elas desaparecessem. Nesta a noção de contar histórias se ampliou, e a ideia principal focou nas capas de livros (primeiras capas), onde a linguagem visual e a verbal trabalhavam juntas.

AS TIAS – Com as deixas que apareceram nas séries anteriores, as mulheres continuaram a me interessar, e principalmente aquelas que se apresentavam fora do glamour. As Tias eram tanto, as tias mesmo, como as feias, as gordas, as velhas, enfim as esquecidas sociais. A paleta mudou drasticamente. Passou a ter cores neutras, o preto, o cinza, o marrom. AS figuras paradas, meio que perdidas num espaço sem cenário. A vezes eram varias personagens em um mesmo espaço, noutras uma solitária figura, inadequada.

2018\AGORA – A discussão entre suporte e técnica continua. Uma busca pela não figura, ou pela figura destroçada. Volta as interferências com outros materiais, principalmente o bordado, e para a simplicidade da linha ou do suporte. Entre as descobertas um estudo do desenho verbal e de identidades geográficas.

Obras em destaque

Exposições

2019

   • PRETEXTO SESC BALNEÁRIO CAMBORIÚ– Curadoria Rafael Zen – EXPOSIÇÃO COLETIVA ARTE CONTEMPLORÂNEA – Desenhos em Kraft – GALERIA SESC BALNEÁRIO CAMBORIÚ – setembro 2018
   • ARTE PICTA 2 – O SER E SUA NATUREZA – exposição de arte contemporânea – INSTITUTO INTERNACIONAL JUAREZ MACHADO – maio\junho
   • EXPOSIÇÃO ENTRE(TANTOS) – exposição individual de desenho\pintura – LIVRARIA GRAF – novembro\dezembro 2019.

2018

   • APARAS DO TEMPO – EXPOSIÇÃO COM RICARDO WESCHELFENDER – LIVRARIA GRAF – dezembro 2018.
   • ENTRE CLEIA – EXPOSIÇÃO COLETIVA –  GALERIA MUNICIPAL DE ARTE PEDRO PAULO VECHIETTI – outubro\novembro 2018. 
   • HISTÓRIAS NÃO CONTADAS – exposição individual de pintura – CASARÃO GARIBALDI – março\dezembro 2018.
   • HISTÓRIAS CONTADAS – exposição individual de pintura – SALÃO CRISTIANO PINHEIRO – março\maio 2018 

2017

   • UÉ – MOSTRA LITERÁRIA E VISUAL – exposição de ilustrações para livro de Karline Beber – setembro\outubro 2017.
   • CENÁRIOS HÍBRIDOS – exposição individual de pintura – CASARÃO GARGALDI – março 2017.
   • CONEXÕES VISCERAIS – Exposição coletiva com Paula Schlindweind e Gabriela Duarte – ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SC – Florianópolis – março 2017.

2014

   • IN(ADEQUADAS) – Exposição  Individual de Pinturas – FUNDAÇÃO BADESC – ESPAÇO 2 – Florianópolis – SC – agosto\setembro.
   • DONNAS INADEQUADAS: ANTROPOLOGIA DO COTIDIANO – Exposição Individual de Pinturas – FACULDADE SÃO LUIZ – XII SIMPÓSIO DE FILOSOFIA – Brusque-SC – outubro\novembro.

2013

   • LIVRO DE ARTISTA – 4ª EDIÇÃO ARMAZEM – Exposição Coletiva – CASA COLETIVO ARTÍSTICO – Florianópolis-SC – dezembro. 
   • DE[SDE]SENHOS – exposição de desenhos com Márcia Cardeal e Pax Omina – Núcleo Cultural Uniasselvi\Assevim – Brusque-SC – outubro\novembro.
   • CRIAÇÃO DE VÍBORAS – Instalação - II MOSTRA JOGRAL DE ARTES – exposição coletiva- CESCB-CENTRO EMRESARIAL, SOCIAL E CULTURAL DE BRUSQUE – Brusque-SC – outubro.
   • HOMENAGEM A OGUM –  Instalação - Exposição MACUMBA – exposição coletiva – UNIFEBE-CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE –  Brusque-SC - outubro. 
   • BENEDITA PINTA TARADA, UMA OVERDOSE BRASILEIRA – Lançamento de livro – Edital Fundo Municipal de Cultural – Brusque-SC  e Florianópolis-SC – setembro e dezembro respectivamente.

2012

   • ÁLBUM – PANORAMA SESC 2012 – Instalação com Lambes – Exposição Coletiva – CENTRO DE ATIVIDADES DO SESC – Joinvile-SC – novembro.
   • Desenhos – APROPRIAÇÃO – Exposição Coletiva – UNIFEBE-CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – agosto\setembro.
   • COLEÇÃO DE ITENSIDADES – Exposição Individual (desenhos) – HALL DA BIBLIOTECA CENTRAL COMUNITÁRIA DA UNIVALI – Itajaí-SC – agosto.
   • LIVRO DE ARTISTA –EXPOSIÇÃO ARMAZEM – Exposição Coletiva –MUSEU VICTOR MEIRELES– Florianópolis-SC – dezembro. 
   • Desenhos – I MOSTRA JOGRAL DE ARTES – Exposição Individual – IAK-INSTITUTO ALDO KRIEGER – Brusque-SC – dezembro. 
   • NO VERMELHO – Exposição Individual de Pinturas – ESPAÇO GIOCONDA – UNIASSELVI\FAMEBLU – Blumenau-SC – setembro\outubro. 
   • CRIAÇÃO DE VÍBORAS(Instalação)– Exposição Coletiva SESC-Brusque: O EU É UM OUTRO (curadoria de Fernando Boppré) – Núcleo Cultural UNIASSELVI\ASSEVIM – Brusque-SC – maio\junho.
   • RITOS DE PASSAGEM (fotografia\intervenção urbana) – Exposição Coletiva: PRETEXTO CONTEMPORÂNEO SESC-BRUSQUE (Curadoria de Alena Marmo) – Núcleo Cultural UNIASSELVI\ASSEVIM – Brusque- SC – abril\maio.
   • O  QUE SE GUARDA E O QUE SE LARGA - Exposição coletiva de artistas brusquenses sob curadoria de Thiago Romagnani –  SESC - Núcleo Cultural da Assevim – Brusque-SC (abril)
   • Mostra de Arte Contemporânea – Casarão Galotti em Tijucas-SC (junho)
   • 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí: Poéticas pessoais em construção – Itajaí-SC (junho\julho)
   • DOBRA-mentos – Livros em Transito – curadoria de Márcia Souza – CEART\UDESC – Florianópolis-SC (novembro)
   • Texticulo Femininos – “Longe daqui, aqui mesmo” – 29 Bienal de São Paulo

2011

   • INTERVENÇÃO URBANA – Exposição Coletiva SESC-Brusque: PRETEXTO CONTEMPORÂNEO (curadoria de Charles Narloch) – Hall do Shopping Gracher – Brusque-SC – junho.
   • CORPOS ALTERADOS - TEMPO-ESPAÇO-MATÉRIA – Exposição Coletiva (curadoria de Rosangeloa Cheren  e Nara Cristina Santos) – FUNDAÇÃO HASSIS – Florianópolis-SC. abril\maio.
   • NARRATIVAS CIRCUNSTANCIAIS – Exposição Coletiva PALIMPSEXTOS – Museu de Arte de Blumenau(MAB) – Blumenau-SC – abril\ Núcleo Cultural UNIASSELVI\ASSEVIM – Brusque-SC - maio\ A SALA-GALERIA DO CENTRO DE ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS – Pelotas-RS-  junho\MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA – Florianópolis-SC - agosto. 
   • Exposição Coletiva PALIMPSEXTOS – MAB-Museu de Artes de Blumenau – Blumenau-SC (abril)
   • Exposição Coletiva PALIMPSEXTOS – Núcleo Cultural\UNIASSELVI\ASSEVIM – Brusque-SC(maio)
   • Exposição Coletiva TEMPO-ESPAÇO-MATÉRIA – Fundação HASSIS – Florianópolis-SC(abril)

2010

   • INADEQUADAS, CORDO AUSENTE-PRESENTE – desenhos com recortes - Exposição Individual – Fundação Cultural de Itajaí – CASA DE CULTURA DIDI BRANDÃO. Itajaí-SC.
   • NARRATIVAS CIRCUNSTANCIAIS (stikers) – Exposição Coletiva PRETEXTO CONTEMPORÂNEO – SESC BRUSQUE – Brusque-SC. 
   • ‘O que se se guarda e o que se larga” – Exposição coletiva de artistas brusquenses sob curadoria de Thiago Romagnani –  SESC - Núcleo Cultural da Assevim – Brusque-SC (abril)
   • Pretexto Contemporâneo – Exposição coletiva de artistas brusquenses sob curadoria de Charles Narloch – SESC – Núcleo Cultural da Assevim – Brusque-SC (junho)
   • Mostra de Arte Contemporânea – Casarão Galotti em Tijucas-SC (junho)
   • 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí: Poéticas pessoais em construção – Itajaí-SC (junho\julho)
   • Exposição PRETEXTO\SESC-BRUSQUE – curadoria de Charles Narloch – Adesivos em Transito – Núcleo Cultural UNIASSELVI\ASSEVIM – Brusque-SC (JULHO)
   • DOBRA-mentos – Livros em Transito – curadoria de Márcia Souza – CEART\UDESC – Florianópolis-SC (novembro)
   • DOBRA-mentos – Livros em Transito – curadoria de Márcia Souza – UNIASSELVI\ASSEVIM – Brusque-SC (novembro) 
   • Texticulo Femininos – “Longe daqui, aqui mesmo” – 29 Bienal de São Paulo 

2009

   • Shoping Gracher – Exposição “Mostra a tua cara” – pinturas – Brusque-SC
   • Fundação Cultural de Brusque - Exposição “Mostra a tua cara” – pinturas – Brusque-SC
   • Uniasselvi\Assevim – Exposição Coletiva - Pretexto Contemporâneo – Desenho instalação – Brusque-SC
   • Fundação Cultural de Brsuque - - Pretexto Contemporâneo – Desenho instalação – Brusque-SC
   • Uniasselvi|Assevim – Exposição Coletiva com Silvana Rocha e Cezar Silveira – “Com que roupa eu vou.” – objeto – Brusque-SC

2008

   • Assevim- Associação Educacional do Vale do itajaí-Mieim\Senac – Exposição – Pretexto Poético – Pintura – Brusque-SC

2007

   • Assevim-Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim – Exposição “Mulheres em Alta”- Brusque-SC
   • Fundação Cultural de Itajaí – Galeria Municipal de Artes – Exposição “Mulheres em Alta”- Itajaí-SC

2006

   • Fundação Cultural de Itajaí – Galeria Municipal de Arte – Pinturas – Primeiras Capas – Itajaí-SC
   • Brechó de Artes – Praça Barão de Schneeburg – Brusque-SC
   •  Univali – Biblioteca Central Comunitária - Exposição “Família” – Itajaí-SC
   • Assevim – Núcleo Cultrual – Exposição “Família” – Brusque-SC

2005

   • ASSEVIM – Pinturas – Primeiras Capas – Brusque-SC
   • SESC–  Brechó de Tirinhas – Brusque-SC
   • UNIVALE – Piçarras – Pinturas – Primeiras Capas – Piçarras-SC
   • UNERJ – Pinturas – Primeiras Capas – Jaraguá do Sul – SC
   • MAB- Museu de Arte de Blumenau – Galeria de Arte Municipal – Pinturas – Primeiras Capas – Blumenau-SC

2003

   • Fundação Cultural Municipal de Rio do Sul – Pinturas: Mulheres etc e tal – Lançamento do livro Textículos Femininos- Rio do Sul –SC
   • ASSEVIM – Instalação “O Tempo e o Vento” – Brusque-SC
   • CAFÉ CENTRAL – Pinturas “Tiradas do Mundo”- Itajaí-SC

2002

   • Universidade do Vale do Itajaí – Bordel (com César Silveira e Silvana Rocha) – Bordados e Tapeçarias-Lançamento do livro Textículos Femininos - Itajaí-SC

2001

   • Galeria de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina – Pintura – Florianópolis-SC individual
   • Brusque Mostra Talentos – Exposição Itinerante – Pintura Objeto – Balneário Camboriú – Brusque – SC coletiva
   • Universidade do Vale do Itajaí – Objetos “Adoráveis Criaturas” – Itajaí-SC individual
   • Geração Atual – 2o Mapeamento das artes plásticas em Santa Catarina – Papel Marche -  Casa da Cultura – Blumenau-SC coletiva
   • 8O Salão de Artes cidade de Itajaí – Adoráveis Criaturas – Itajaí-SC
   • 2O Concurso Fotográfico Kohler “Nossa História” – Brusque-SC

2000

   • Centro cultural Tao Sigulda – Pinturas – São Paulo – SP coletiva
   • Centro Municipal de Cultura de Balneário Camboriú – exposição individual de pinturas – Bal.Camb. – SC. individual
   • Museu de Artes de Joinville – Pinturas – Joinville – SC individual
   • Geração Atual – 1o Mapeamento das artes plásticas em Santa Catarina – Papel Marchê– Biblioteca Central – UNIVALI – Itajaí-SC coletiva
   • Geração Atual – 1o Mapeamento das artes plásticas em Santa Catarina – Objeto - Museu de Arte de Santa Catarina – Florianópolis-SC coletiva

1999

   • Espaço Cultural Gaivota -Pintura (com Vitor Cervi e Neusa Lolita Leite) - Brusque-SC
   • Casa de Cultura Dide Brandão - Pintura - Itajaí-SC individual
   • Fundação Cultural de Blumenau-Galeria Municipal de Artes - Pinturas (Coletiva de Artistas Brusquenses)- Blumenau-SC coletiva
   • MGM ARTES - Pinturas - Brusque-SC individual
   • Café dos Araças-Espaço Cultural - Pintura - Florianópolis-SC individual
   • VII Salão de Artes Cidade de Itajaí - Poesia Visual - Itajaí-SC coletiva
   • Universidade Regional de Blumenau- Pintura - Blumenau-SC individual
   • IV Salão Elke Hering - Teatro Carlos Gomes- Blumenau-SC coletiva

1998

   • Shopping Neumarket - Vão Central - Pinturas - Blumenau – SC individual
   • Núcleo de Difusão Cultural - Grupo Oficinas - Pinturas - Brusque-SC coletiva
   • MGM ARTES - Pinturas - Brusque-SC individual
   • Fundação Cultural de Blumenau-Galeria Municipal de Artes - Pinturas - Blumenau-SC individual
   • NR Galeria de Artes - Pinturas (com grupo OFICINAS) - Brusque-SC coletiva
   • Caixa Econômica Federal - Pinturas - Brusque-SC individual

1997

   • III Salão Elke Hering - Óleo sobre tela - Blumenau- SC. Coletiva
   • I Salão Santos Dumont - Base Aérea -  Pinturas - Florianópolis- SC. coletiva

1996

   • Viagem a Londres - Aquarelas na Sílvia Teske Galery coletiva
   • V Salão de Artes Cidade de Itajaí - Casa da Cultura Didi Brandão-Objeto/Itajaí-SC coletiva

1994

   • Silvia Teske Gallery (com Raupp de Diesbach, Robert Berry, Anne e Rui Krombauer e Doraci Girrulat) Londres- Inglaterra. Coletiva
   • II Salão Victor Meireles - MASC - Poesia Visual / Florianópolis- SC. Coletiva
   • III Salão de Artes Cidade de Itajaí - Objeto / Itajaí- SC. coletiva


Publicações

Anos 1980

  • 1981 – Folhetim “Ah Mulher” – produção própria – contos

Anos 2000

  • 2001 – Textículos Femininos – produção independente – Gráfica Mercúrio. V. 1000. P. 70.
  • 2002 – Prefácio: livro A CASA AMOROSA – de Inês Mafra – Blumenau: Cultura em Movimento
  • 2003 – Prefácio: livro AS MAIS BELAS PALAVRAS DE UM PESCADOR – POESIA E DESENHO de Sidney Josef
  • 2009 – DE VERITÁ – Coleção Caderno de Autoria – organização Carlos Henrique Schroeder – mini contos: PEQUENAS INFELICIDADES e FELICIDADE CLANDESTINA – SESC -SC

Anos 2010

  • 2010 - Artigo: Corpo Ausente Presente na Representação Contemporânea - V Ciclo de Investigações – CEART\UDESC
  • 2010 – Livro de Artista: CIRCUNSTANCIAL-DOBRAMENTOS – Livros em transito – CEART\UDESC – Florianópolis e diversas cidades do Estado de Santa Catarina.
  • 2011 – Exposição-Publicação – CONJURADOS – CEART\UDESC – Florianopolis-SC
  • 2011 - Artigo e Comunicação: Narrativas Adesivas: Proposta para uma Publicação de Artista - VI Ciclo de Investigações – CEART\UDESC – Florianópolis-SC
  • 2011 – Artigo e Comunicação: Corpo Ausente Presente na Representação Contemporânea – 6º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná – FAAP- Curitiba-PR
  • 2011 – Artigo e Comunicação : Corpo-Cidade – 20º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP – Rio de Janeiro-RJ
  • 2011 – Artigo e Comunicação: Provocações: Corpos estranhos contra a Xenofobia – 2º Seminário de Iniciação Científica do Grupo Uniasselvi\Assevim – Brusque-SC
  • 2012 – Apresentação: livro ACONTECE POR ACASO de Pedro Luís Schlindwein -
  • 2013 – Benedita Pinta Tarada, Uma Overdose Brasileira – livro editado e publicado através do Fundo Municipal de Apoio a Cultura da Cidade de Brusque-SC
  • 2013 – Revista Hiato – Zines Invenção Poética – poemas nas edições 1, 2,3 e 4 – Projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Apoio a Cultura da Cidade de Brusque-SC
  • 2014 – Ilustração livro SUBJETIVIDADES de Thayse Helena Machado – projeto contemplado com o Fundo Municipal de Apoio a Cultura da Cidade de Brusque-SC
  • 2014 – Ilustração e Poema livro CRISALIDA de Angélica Miranda – projeto contemplado com o Fundo Municipal de Apoio a Cultura da Cidade de Brusque-SC
  • 2014 – Capa do livro 5O CRÔNICAS ESCOLHIDAS de Suzana Mafra contemplado com Edital Elisabete Anderle do Governo do Estado de Santa Catarina
  • 2015 – Ilustração livro PASSARINHA de Lieza Neves.
  • 2015 – Livro A LOBA – Projeto com Coletivo Hiato.
  • 2016 - Ilustração e Seleção – LIVRO A LARVA DA PALAVRA de Angélica Miranda
  • 2017 - Ilustração livro FINGE QUE A GENTE ERA de Ricardo Weschenfelder

Ligações externas


Referências

Ferramentas pessoais