Romul Nuţiu - Lanças Bárbaras

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
  • Jaqueline da Silva
    Arte-educadora da Fundação Cultural
Lanças Bárbaras II
Romul Nuţiu - Lanças Bárbaras.jpg
Artista Romul Nuţiu
Nacionalidade romeno Romênia.png
Técnica têmpera
Dimensão 0,29m x 0,29m
Data 1988
Coleção Prefeitura Municipal de Brusque/SC
País representado Romênia Romênia.png
Cidade de origem da obra Club-Napoca
Acervo Bienal Internacional de Artes em Brusque
Código do Acervo 10807
Localização Fundação Cultural de Brusque.

A obra

A obra intitulada “Lanças Bárbaras II” (Suliti Barbare II) do artista romeno Romul Nuţiu integrou a exposição da Bienal Internacional de Artes em Brusque em 1989, realizada entre os dias 28 de julho a 13 de agosto de 1989, no pavilhão da FIDEB, local onde hoje está localizada a Praça da Cidadania. A Bienal Internacional de Artes de 1989 foi promovida pelo Departamento de Artes Plásticas da ASSAC (Associação Artístico Cultural de Brusque), Prefeitura Municipal de Brusque e Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte, sob a curadoria do artista Jorge Grimm, contando como membros da comissão organizadora André Antônio Lando, Eduardo Artur Pereira, Ester Renaux, Jorge Grimm, Jussara Renaux, Marisa Dittrich, Rubens Aviz e Verônica Loos. A exposição contou com a participação de artistas de 54 países e foi dividida em áreas de acordo com as linguagens artísticas, entre elas, pintura, escultura em cerâmica, fotografia, arte postal, selo, impresso, fita cassete e poesia.

Biografia

Romul Nuţiu nasceu em 28 de julho de 1932 em Bilbor na Romênia e permaneceu até o fim da sua vida em Timisoara onde lecionou no Instituto de Arte. Romul, é considerado o principal representante do Expressionismo Abstrato na Romênia, sendo considerado pelo crítico de arte Coriolan Babeti o “Pollock da costa oeste romena”, graças a técnica que desenvolveu nos anos 60 que chamou de “Experiência aquática”. O processo criativo de Nuţiu em sua “Experiência aquática” utilizava-se de recipientes que continham uma mistura de água e tintas para carros, que não se diluem na água, portanto o pigmento ficava flutuando. O artista utilizava um bastão para interagir com as formas em suspensão, criando vários formatos acidentais, depois acomodava a tela na superfície da água e esta absorvia o pigmento. Em alguns casos Nuţiu finalizava com intervenções de pincel e obliteração, além disso, não se prendia apenas ao uso da tela e explorava formas tridimensionais. O resultado desta técnica está presente na série de obras intitulada “Dynamic Universe”. A carreira de Romul Nuţiu tomou grande proporção quando em 2007, iniciou uma parceria com a Dr. Joana Gravers marchand e historiadora da 418 Gallery, situada em Munique na Alemanha. Faleceu em 05 de abril de 2012 com 80 anos.

Apesar de haver variações de estilo no decorrer de sua trajetória, a sua pintura sempre foi viva e colorida. O artista executou também murais e obras decorativas em seu país, como o Hall da Estação Ferroviária de Baile Herculane, um projeto de arte monumental intitulado-' Ciência, Literatura e Arte, duas obras monumentais no Hotel Orizont em Predeal e a obra monumental desenhada para o Aeroporto Internacional de Timișoara, criada em parceria com a artista Lidia Ciolac.

As obras de Romul Nuţiu fazem parte de coleções de arte em museus e coleções privadas como: Brukenthal National Museum em Sibiu,National Museum of Contemporary Art em Bucharest, Art Museum of Banat em Timisoara, Pollock - Krasner House and Study Center em East Hampton em Nova Iorque, Art in Embassies Collection nos Estados Unidos e coleções privadas nos EUA, Alemanha, França e Itália. A obra intitulada “Lanças Bárbaras II” (Suliti Barbare II), está localizada em Brusque, Santa Catarina, e faz parte do acervo da Fundação Cultural de Brusque.

Formação

  • 1940 (Década final) - Formou-se no Liceu Pedagógico 'Petru Maior' na cidade de Reghin;
  • 1951 a 1957- Estudou no Instituto de Belas Artes 'Ion Andreescu' em Cluj;
  • 1958 - Fez estágio de documentação e especialização no Instituto de Belas Artes 'Nicolae Grigorescu' em Bucareste.

Participação em Eventos Organizados por Jorge Grimm

  • 1989 – Exposição Internacional de Artes, Galeria da ASSAC, Brusque/SC/Brasil;
  • 1990 – Exposição Internacional de Artes, Forum, Brusque/SC/Brasil;
  • 1998 - Exposição Internacional de Artes, Banco do Brasil, Brusque/SC/Brasil;
  • 1998 - Exposição Internacional de Artes, SESC, Brusque/SC/Brasil;
  • 1998 - Exposição Mundial de Arte, BRUEM, Brusque/SC/Brasil;
  • 1998 – Seleção Mundial de Arte, Galeria NR, Brusque/SC/Brasil;
  • 1998 – Mostra Mundial de Arte, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau/SC/Brasil;
  • 1998 – Mostra Mundial de Arte, Yazigi, Brusque/SC/Brasil;
  • 1999 – Festival Universal de Arte, Núcleo de Difusão Cultural, Brusque/SC/Brasil.

Referências

  • Pollock-Krasner House and Study Center, et. al. Abstract Expressionism Behind the Iron Curtain. Independent Publisher, 2017. 59p.

Ligações externas