Relação dos colonos que viajaram a bordo da "Belmonte"

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
  • Augusto Hoeffelmann — lavrador e tecelão, de 28 anos de idade, protestante, natural da Prússia. Casado com Ana Maria Scheitmann, de 28 anos de idade e da mesma religião. Filhos: Pedro, de 8 anos; Guilherme, de 3 anos e meio; Luiza, de 1 ano.
  • João Wilhelm - lavrador, de 58 anos de idade, católico , natural de Hessen (Darmstadt). Casado com Margarida Ritsch. de 47 anos, da mesma religião. Filhos: Simão, de 26 anos ; Carlos, de 17; Eva, de 13, Margarida, de 8; Nicolau, de 7; João, de 5 e João Sebastião de 2 anos.
  • Frederico Guilherme Neuhaus — lavrador e cutileiro, de 36 anos, protestante, natural da Prússia. Casado com Elisa Margarida Isaac, de 35 anos. Filhos: Frederico, Gustavo, Emilio, Augusto e Ema, com 12, 10, 7, 5 e 2 anos de idade, respectivamente.
  • João José Scharfenberg — alfaiate, católico, de 32 anos, não estando assinalada a sua pátria de origem. Casado com Catarina Elizabeth Riesevick, de 45 anos. Filhos: José, de 15 anos; Henrique, de 14; Antônio, de 11 e Maria, de 4 anos. O casal trouxe um agregado. João Zimmer, de 49 anos, católico.
  • Frederico Orthmann — lavrador protestante, de 33 anos, natural da Prússia; era casado com Joanna, de 28 anos e possuia os seguintes filhos: Frederico, Beate, Emílio e Ernesto (gêmeos), de 4, 3 e 1 e meio anos, respectivamente.
  • João Germano Boiting — lavrador, católico, de 41 anos, natural da Prússia, casado com Maria Therback, de 35 anos. Filhos: João Antônio, 15 anos; Elizabeth, 13 anos; Bernardo, 8 anos e meio ; Germano, 7 anos; José, 5 anos. Uma filha do casal morreu em Itajahy a 27 de julho, contando 15 meses de idade.
  • João Ostendarp — lavrador, carpinteiro, católico, natural da Prússia . Casado com Maria Catarina Sebbing, de 51 anos. Filhos: José, 18 anos e Henrique, com 13 anos.
  • Jacob Morsch — lavrador, católico, natural da Prússia, casado com Christina Amália Flecker, de 32 anos. Filhos: Francisco, 6 anos; Henrique, 3 anos e um menor, recem-nascido, ainda não batizado.
  • Daniel Walter — de 50 anos, lavrador, protestante. prussiano e viuvo; filho: Gustavo de 15 anos; Alberto, de 10 e Joana de 9 anos.
  • Luis Richter — de 41 anos, lavrador, protestante, sem anotação de origem. Era casado com Henriqueta Bartels, de 33 anos. Filhos: Ernesto, de 5 anos; Ermil, de 3 e Guilhermine de 1 ano e meio.

Este último não trouxe em sua companhia a espôsa e os filhos que se encontravam em Petrepolis, aguardando oportunidade para se reunirem ao chefe da familia, o que explica ter a relação 59 nomes e o Barão de Schneeburg referido em sua carta ao Presidente haver chegado a "Vicente Se," com 55 colonos.

Houve ainda uma familia que embarcou na "Belmonte" com destino a Brusque: a de PEDRO MOPEI, casado com Francisca Sternebad, possuindo o casal três filhos menores. Tendo ficado retido na Barra do Rio, por doença da espôsa, Mopei, que era marcineiro, resolveu ir morar em Blumenau, tentado pelas promessas do Dr. Hermann Blumenau seu Diretor. (Carta original do Barão de Schneeburg; mencionado por Oswaldo R. Cabral em seu livro: "Brusque", 1958)[1].

Referências

  1. Sociedade Amigos de Brusque. Notícias de Vicente Só – nº 01 - Janeiro, Fevereiro e Março de 1977.