Praça Sesquicentenário

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
  • Álisson Sousa Castro, Historiador.

Foram cerca de 3 meses de trabalho árduo para entregar o mais novo espaço público de Brusque para a população. Na iluminada noite de sábado, 21 de agosto, sob o prestígio de cerca de mil pessoas, o Governo Municipal entregou a Praça Sesquicentenário. Entre as atrações da noite a população ainda foi presenteada com um espetáculo da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, que aliás, entre seus tenores, contou com a presença do filho da terra, Demétrio.

O projeto uniu o anseio de se ter uma área de lazer no centro da cidade às homenagens pelos 150 anos do município. E as pessoas reconheceram a importância do projeto já antes mesmo da inauguração, já utilizando a estrutura disponível.

A Praça Sesquicentenário é mais um exemplo da quantidade de obras e ações que vem sendo realizadas pela cidade. Além de ser a iniciativa de número 106 no Plano de Ações e Investimentos de Brusque, ainda alia as ações números 111 e 145 do PAI, que são a implantação no novo Sistema de Ônibus, onde o primeiro ponto sob novos padrões foi instalado em frente à Câmara, e a instalação de mais uma Academia para Todas as Idades.

Entre as inovações do mais novo cartão postal da cidade, o sinal de internet gratuito já está disponível, e o ringue de patinação, é o primeiro do Estado a céu aberto.

Além da inédita iniciativa de transplantar o patrimônio paisagístico de Brusque para o local, as preocupações com o meio ambiente não param por aí, a água para jardinagem, e que também é usada no chafariz, sendo viabilizada por meio de captação das águas da chuva.

A praça recebeu duas esculturas do Roteiro das Esculturas, a estátua de Brusque, feita pelo artista Walter de Oliveira e o Monumento à Bíblia.

Quadras esportivas

Em 9 de agosto de 2013 um novo módulo da praça foi inaugurado. Além das atrações já existentes a praça também recebeu duas quadras, uma poliesportiva e uma de tênis, a pista de esportes radicais e mais vagas para estacionamento, com o asfaltamento da via de acesso[1].

Monumento

Monumento "A Conquista dos 150 anos", sendo reformado em 2013.

O monumento disposto na praça recebeu o título de "A Conquista dos 150 anos" e foi elaborado em homenagem ao Sesquicentenário de Brusque. Seu autor foi o artista Alex Gonçalves, que contou com a colaboração de Luciano da Silva Mafra e Valério de Morais Kosel. Ele foi inaugurado em 21 de agosto de 2010.

Erro ao criar miniatura: Arquivo com dimensões maiores que 100 MP
Placa do monumento "A Conquista dos 150 anos".

O Monumento é um conjunto de figuras geométricas em concreto e metal. As três torres representam os três poderes do município (com uma linha em ascensão).

Os bonecos simbolizam o povo e as engrenagens a indústria, principal responsável pelo desenvolvimento econômico da cidade. O perfil encontrado em torno das engrenagens formam o mapa de Brusque.

Referências

  1. Prefeitura de Brusque.Comunidade recebe novas opções na Praça Sesquicentenário. Disponível em <http://www.brusque.sc.gov.br/web/noticia.php?noticia=7933:Comunidade_recebe_novas_opcoes_na_Praca_Sesquicentenario>, acesso em 12 de agosto de 2013.