Luiz Gonzaga Steiner

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 09h28min de 2 de dezembro de 2013 por Alicas (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Padre Luiz Gonzaga Steiner nasceu em 14 de janeiro de 1911 no município catarinense de São João do Capivari, filho do casal Francisco e Emília Steiner.

Luiz ingressou no Seminário menor da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus em Brusque no ano de 1926. Concluído os estudos de primeiro e segundo graus, ingressou no Noviciado, emitindo os primeiros votos em 17 de fevereiro de 1933. Após os estudos de Filosofia (em Brusque) e de Teologia (em Taubaté), foi ordenado nesta cidade em 30 de novembro de 1937.

A seguir exerceu o cargo de vigário na paróquia de Lucas e em seguida assumiu a paróquia da Penha, no Rio de Janeiro.

Em 1948 retorna a Brusque, sendo nomeado reitor da Escolástica de Brusque, e em 1950 vigário de Rio Negrinho, onde permaneceu até 1966, quando foi nomeado Superior do Colégio Dehon, de Tubarão. Em 1972 foi transferido para o Seminário do Rio Negrinho e em agosto de 1978 assume como vigário na Paróquia de Armazém-SC, onde permaneceu até o começo de 1979, quando foi trabalhar na Escola Apostólica Sagrado Coração de Jesus, de Corupá.

Quando se recuperava de uma cirurgia do estômago, surgiram novas complicações que o levaram a uma segunda cirurgia, da qual veio a falecer, na casa de Saúde São Vicente de Paula, em Curitiba, às 1h30m do dia 24 de maio de 1979.

Foi sepultado no mesmo dia no cemitério do Seminário de Corupá. Simples e de uma bondade quase ingênua sabia cativar, era bom estar em sua companhia, dava impressão de ser homem realizado e feliz.[1]. Em Brusque foi homenageado com uma escola no bairro Souza Cruz, na localidade de Barra de Águas Claras.

Referências

  1. Pe Luiz Gonzaga. Disponível em <http://www.semebrusque.com.br/eefplg/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=6>, Acesso em 19 de setembro de 2012.