Luiz Gonzaga Steiner

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Padre Luiz Gonzaga Steiner nasceu em 14 de janeiro de 1911 no município catarinense de São João do Capivari, filho do casal Francisco e Emília Steiner.

Luiz ingressou no Seminário menor da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus em Brusque no ano de 1926. Concluído os estudos de primeiro e segundo graus, ingressou no Noviciado, emitindo os primeiros votos em 17 de fevereiro de 1933. Após os estudos de Filosofia (em Brusque) e de Teologia (em Taubaté), foi ordenado nesta cidade em 30 de novembro de 1937.

A seguir exerceu o cargo de vigário na paróquia de Lucas e em seguida assumiu a paróquia da Penha, no Rio de Janeiro.

Em 1948 retorna a Brusque, sendo nomeado reitor da Escolástica de Brusque, e em 1950 vigário de Rio Negrinho, onde permaneceu até 1966, quando foi nomeado Superior do Colégio Dehon, de Tubarão. Em 1972 foi transferido para o Seminário do Rio Negrinho e em agosto de 1978 assume como vigário na Paróquia de Armazém-SC, onde permaneceu até o começo de 1979, quando foi trabalhar na Escola Apostólica Sagrado Coração de Jesus, de Corupá.

Quando se recuperava de uma cirurgia do estômago, surgiram novas complicações que o levaram a uma segunda cirurgia, da qual veio a falecer, na casa de Saúde São Vicente de Paula, em Curitiba, às 1h30m do dia 24 de maio de 1979.

Foi sepultado no mesmo dia no cemitério do Seminário de Corupá. Simples e de uma bondade quase ingênua sabia cativar, era bom estar em sua companhia, dava impressão de ser homem realizado e feliz.[1]. Em Brusque foi homenageado com uma escola no bairro Souza Cruz, na localidade de Barra de Águas Claras.

Referências

  1. Pe Luiz Gonzaga. Disponível em <http://www.semebrusque.com.br/eefplg/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=6>, Acesso em 19 de setembro de 2012.