Escultura-Além do Infinito

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Além do Infinito
F31-02.jpg
Artista Hugo Pagani
Nacionalidade Chile 50
Técnica Mármore esculpido.
Dimensão 1,30m x 2,60m[1] x 0,45m
Data 2002
Acervo II Simpósio Internacional de Escultura do Brasil
Localização Terminal Urbano, Brusque.

A escultura é um conjunto de três peças em mármore e é uma homenagem aos astrônomos e astronautas. O universo, as constelações e os planetas fazem parte da temática do artista.

O autor

De naturalidade chilena, radicado no Brasil desde 1979, Hugo Pagani é graduado pela Escola de Artes Aplicadas da Universidade do Chile tendo como Mestre Antônio Corsi Maldini-Escultor Italiano. Atuação como artista plástico consagrado, executando trabalhos com diversos materiais como bronze, aço, latão, mármores, painéis em cimento, madeira e outros. Atuação como professor e consultor para artistas, arquitetos, engenheiros e empresas.

Experiência profissional[2]

Seu nome é mencionado no livro “50 Anos de Artes Plásticas em Córdoba” de autoria do arquiteto Angel T. Lo Celso. Fez uma tese, na Universidade Nacional de Córdoba como trajetória artística sobre as três fazes marcantes em sua vida de escultor: Primeira fase : Animalística, com o seu mestre Corsi, (considerado o quinto maior animalista da Europa) onde pôs sua síntese da forma (modelo de barro, gesso, cimento e fundição em bronze). Segunda fase: Zoomorfo , Antropomorfo, Americanismo Telúrico, resultando Expressionismo Abstrato(metais, ferro,aço,cobre, bronze e alumínio) técnicas plicadas com oxigênio acetileno e solda eletrica. Terceira fase: Cosmos, iniciada a construção das constelações e dos planetas, em diferentes metais, pintura e desenho. Em maio de 1979 veio para o Brasil para realizar um painel para o Consulado no Geral do Chile no Rio de janeiro, encantado com a cidade maravilhosa resolve viver no Brasil.

Referências

  1. Dimensão: Parte 1 - 1,30x o,45 x 2,60; Parte 2 – 1,35 x 0,50 x 2,60; Parte 3 - 1,20 x 0,41 x 3,00.
  2. Biografia de Huno Pagani. Disponível em <http://hugopagani.blogspot.com>, acesso em 17 de junho de 2010.