Entrevista Zeno Belli - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Zeno Belli1.jpg

ZENO BELLI: Filho de Leão Belli e Luiza Schaefer Belli, nascido aos 01.12.1912; casado há 62 anos com Ana Maestri Belli; filhos: Odir José, Adalberto, Albina, Luiza, Zeno Gregório, Luis Leão, Ivan Carlos e Leoberto Paulo. Torce pelo C. A. Carlos Renaux. Era do PSD. Primeiro Prefeito de Botuverá.

Quem mais trabalhou para criar o Município de Botuverá?

Zeno Belli2.jpg

João Batista Martins, Genésio Bolsoni, Carlos Boos, Raul Schaefer, Ivo Szpoganicz e eu. A nível estadual cito Leoberto Leal – ex PSD e também lembro que Braz Alves –PTB – contribuiu naquela luta no sentido de criar o Município de Botuverá.

O Sr José Bonus Leite Carroso não integrava o grupo?

Zeno Belli3.jpg

Não. Na primeira etapa não lembro de sua participação. Depois sim. Em seguida lembro que estava engajado.

Por quanto tempo o Sr foi Prefeito e quem nomeou?

Fui nomeado pelo Governador Celso Ramos e permaneci, como Chefe do Poder Executivo, por 7 meses, ou seja, de 09 de junho de 1962 a 31 de janeiro de 1963, quando transmiti o cargo para o Tomio.

O que levou a ter afinidade com o Governador Celso Ramos, que resultou na sua indicação?

Acredito que foi na época em que Celso Ramos foi candidato. Veio ver os stands localizados nos terrenos da Comunidade Evangélica – comemoração do Centenário de Brusque. Ao chegar, nas imediações da Loja Strecker, eu estava aguardando, recepcionei-o e já dei algumas coordenadas , depois é que foi chegando o Raul Schaefer, o Otto Schaefer e outros... ali começou tudo e, também, por ter ligação com o então distrito de Botuverá, já que tinha esposa e irmã do Augusto A. Maestri, hoje, já falecida, inclusive ele – o Augusto – foi eleito vereador na primeira legislatura: 63/66.

A nível de Executivo o Sr fez o sucessor? Apoiou o Sebastião Tomio, primeiro Prefeito eleito? A que partido ele estava filiado?

Sim. Ele estava também filiado ao ex PSD e trabalhei com afinco pela eleição do Sebastião Tomio – que faleceu, tragicamente, por volta de 1975, na Rodovia Brusque-Itajaí. Olha foi uma bela disputa eleitoral... de um lado o Tomio ... e de outro lado, Érico Maestri e ainda o Dionísio Pedrini.

Nenhum dos 7 filhos seguiu os passos – políticos – do pai?

Não. Cada um, foi se firmando profissionalmente ... nenhum quis saber de política ... a Albina foi para a Capital... o Beto está na praia... dá uma força ao neto Duda, ali na Lanchonete... o Odir tem a Oficina de Máquinas Pesadas – aqui junto a minha residência... o Zeno e o Luizinho têm a oficina de Bombas Injetoras e representam a Bosch, ali em Nova Brasília.

Na época da campanha para a Assembléia Legislativa, como se dividiram as lideranças políticas? Apoiou algum candidato?

Trabalhei pela candidatura de Nilo Bianchini, enquanto José Bonus Leite Carroso, trabalhou por Francisco Roberto Dal’ Igna.

Muita dificuldades na solução dos problemas da população?

Éramos extremamente políticos, íamos a Vidal Ramos resolver problemas e documentação para as pessoas – de jeep – saímos às 22 horas de Brusque e retornávamos às 7 horas da manhã.

Mas, como o Sr resolvia os problemas à noite?

O Presidente da Câmara atendia a gente a qualquer horário. Mandava a gente descansar um pouco e depois mãos às obras.

O que o Sr lembra com carinho de suas realizações, apesar de ser de apenas 7 meses?

Construí duas escolas : a Escola de Salto de Águas Negras e a de Ribeirão do Ouro e, fiz uma ponte de madeira na localidade de Gabiróba. Outra coisa que fiz juntamente com o vigário da Paróquia São José, o Padre Chiquinho, foi construir um conventozinho e buscar três irmãs.

Um fato curioso?

Um fato curioso ... saímos eu e o Carlos Boos com destino ao Palácio do Governo, com um peru e fomos Palácio a dentro, com o peru embaixo do braço, aqui era uma festa!

Um registro?

Uma coisa que nunca esqueço é que no dia de uma das eleições, minha esposa, a Ana, e meu cunhado Augusto discutiram, olha que minha mulher é política barbaridade! Naquele dia chegaram a chamar à Polícia.

O Sr confia na urna eletrônica?

Acredito. Isso foi uma grande realização do Dr Carlos Prudêncio. E esse Dr Prudêncio é uma grande pessoa.

Referências

  • Jornal A Voz de Brusque. Entrevista publicada em 10 de novembro de 2001.