Entrevista Walfredo Mário Vale - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Walfredo Mário Vale1.jpg

WALFREDO MÁRIO VALE: Filho dos saudosos  Luiz Adelino Vale e de Iracy de Borba Vale; natural de Itajái, nascido aos 09.03.34. Formação acadêmica: formado em Direito e Ciências Econômicas. São em três irmãos: Ivo Luiz (in memoriam), Acari Nildo (in memoriam)  e Walfredo Mário. Cônjuge: Edla Schwarz Vale, casados em 28.09.57; cinco filhos: Miriam Helena, Mariane Eloísa, Rita de Cássia, Ildete Regina e Mário Vinícius; oito netos: Eduardo, Monique, Thiago, Rafael, Caio Henrique,  Ana Rita, Diogo e André. Torce para o CACR, Palmeiras e Botafogo.

Walfredo Mário Vale2.jpg

Como foi sua infância e juventude?

Vim para Brusque com dois meses de vida. Minha infância e juventude foi como a da maioria das crianças e jovens de minha idade. Nascemos num país colonial, onde os meios de comunicação e transportes era precários; nosso lazer era pescar, caçar e aos domingos irmos ao matine das 3 horas, assistir faroestes e filmes seriados, além da missa todos os domingos pela manhã.

Walfredo Mário Vale3.jpg

Como conheceu a Edla?

Sabe-se que Brusque era  uma cidade em que todos se conheciam. Conhecia Edla nas dependências do C.A. Carlos Renaux em 06.09.53, nos festejos de aniversário do vovô do futebol catarinense.

Walfredo Mário Vale4.jpg

Participações sociais e esportivas?

Chefe de Escoteiro – curso de especialização; Primeiro Presidente do Conselho Deliberativo do Clube Esportivo Guarani, inclusive, presidido o Bugre da General Osório, sendo que durante a gestão, foi adquirido e pago todo o terreno, onde hoje se encontra todas as instalações do Clube; Secretário, Diretor Social, Vice-Presidente e Presidente do Clube Caça e Tiro Araújo Brusque, membro do Conselho Deliberativo da S.E. Bandeirante e vários outros cargos nos mais diversos Clubes Sociais e Esportivos de Brusque.

Walfredo Mário Vale5.jpg

Walfredo Mário Vale, Representante Comercial?

Iniciei como funcionário da Comercial Toni de 50/55, depois na Tecelagem Santa Luzia de 55/70, e a partir de 1970, trabalho como Representante Comercial.

Walfredo Mário Vale6.jpg

Que cargos já ocupou no Lions?

Ingressei no Lions Clube de Brusque-Centro, nos idos de 62, fui Tesoureiro, Secretário, Diretor Social e Presidente. Fui Presidente de divisão – Distrito LD -10, Assessor de atividade da Governadoria, Distrito LD-10, Padrinho Físico , Presidente do Lar dos Idosos, Diretor Nacional da Mútua, Coordenador da AGDL- Distrito L-10, Assessor da primeira Convenção do Distrito LD-05, Assessor de Desenvolvimento Juvenil – LD-05, Presidente de Honra do Lar dos Idosos e terceiro, segundo e primeiro Vice-Presidente da AGDL.

Walfredo Mário Vale7.jpg

Presidência da AGDL – Associação de Governadores dos Distritos Múltiplos do Brasil – como surgiu?

Fui galgando diversos cargos desde o Lions de Brusque, Governador, Coordenador da AGDL, da Mútua leonística, Diretor da Vice-Presidência  da AGDL... foi consolidando minha participação ativa no Clube, resultando na Presidência da AGDl.

Quem já presidiu a AGDL?

Até o momento, apenas o Osmar José Vailatti, de Jaraguá do Sul.

Quem de Brusque já governou o Lions?

Pelo Brusque-Centro: Arthur Appel, Vilson E.Q.dos Santos, Vertolino Schutz, Jorge Romeu Dadan e eu, pelo Berço da Fiação: Marco Antônio Pizzaro da Silveira e Altair Ristow. Ressalte-se, que agora está sendo preparado  no cargo de Vice-Governador, Amilcon Schulenburg, para ser Governador.

Algumas distinções leonísticas?

Sim. Diploma de honra e 100% como Secretário; Presidente 100%, e Governador 100%

Alguns de seus filhos seguem seus passos na vida profissional?

Sim, o Mário Vinícius.

Administração Municipal?

Brusque tem o Prefeito que a grande maioria das cidades gostaria de ter...tem iniciativa... é realizador... muitas cidades invejam nosso alcaide.

O Brasil tem acerto?

Há necessidade de adequar as legislações e dinamizar os três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Tem lido a Coluna Dez?

Sim, leio a Coluna Dez, aprecio bastante, algumas vezes as letras poderiam ser maiores, para facilitar a leitura; a matéria que gostei foi com a Josefina Nisch – a vó Finam que conheço pessoalmente e sou testemunho do que ela passou... e é uma grande mulher.

O sete de Ouro?

Local próprio para bons papos e uma geladinha.

Lazer?

Gosto de um dominó, bons papos com os amigos e uma geladinha no Sete de Ouro.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, na semana de 21 a 28 de agosto de 2005