Entrevista Waldir da Silva Neto - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

O entrevistado desta semana é Waldir da Silva Neto, nascido em Brusque aos 27/09/1987; filho de Valter da Silva e Elizabete Marlene da Silva. Atual Presidente da JPR (Juventude Republicana) de Brusque, Presidente Estadual da JPR do Estado de Santa Catarina, Presidente do Lions Clube Brusque Universitário Unifebe, Assessor Universitário do Distrito LD5 Lions, Assessor Universitário do Distrito Múltiplo LD Lions e Acadêmico do Curso de Direito da Unifebe.

Como surgiu o interesse social e político em sua trajetória?

Quando completei meus 5 anos meu pai me matriculou na Creche Raio do Sol, que se localiza na Rua Nova Trento, primeiro ano da Creche em 1993 onde no mês de junho na festa junina fui eleito o Primeiro Sinhozinho. Meu pai vendeu mais rifas que todos os demais amigos de classe na época. Meu ensino Fundamental e Ginásio foi no Colégio Cônsul Carlos Renaux, como diz minha avó Erica: “é o Colégio da Igreja, teu avô estou lá, teu pai e tu vai estudar também”, minha avó vai além e diz que quando eu ser pai meus filhos devem também estudar no Cônsul. Chegou a adolescência, na época dois novos Colégios vieram para Brusque, o Energia e o Potencial. Fui com mais amigos fazer o Ensino Médio no Curso e Colégio Potencial, onde me formei em 2004. Sempre sonhei em trabalhar na área da saúde, desde criança falava que iria ser Dentista, mas na hora do vestibular fiz para Medicina e Fisioterapia. Passei para Fisioterapia onde cursei cinco semestres, mas conforme o tempo foi passando fui assumindo novos e importantes cargos dentro da Política Partidária Nacional, cheguei então a ser o Assessor Jovem do Ex Governador de São Paulo e Presidenciável José Serra, fator este que me fez trancar a faculdade de Fisioterapia e buscar algo mais na área da Política,prestei Vestibular para Administração Pública, mas vi que muito número não é comigo. Afinal sempre digo com 16,17,18 anos – tempo este que estamos nos formando do Colégio é muito cedo para decidir qual profissão queres para exercer na tua vida. Mas agora estou certo do que quero, com 23 anos comecei a cursar Direito na Unifebe.

Pessoas que influenciaram?

Em tudo que faço coloco em primeiro lugar nas mãos de Deus, num mundo onde hoje a Juventude parece estar escassa na Igreja, eu me orgulho em dizer frequento a Igreja. Sempre uso em minhas falas que o sucesso das nossas ações está na união do dinamismo da Juventude com o auxilio da experiência dos mais velhos. Minha avó Paterna Sra. Erica Tamazzia da Silva Kock, minha rainha e mãe Elizabete Marlene da Silva e meu pai Valter da Silva são as primeiras pessoas que confidencio meus desejos e metas. Sempre tenho o apoio e conselho deles. Assim como também gosto muito de conversar com pessoas inteligentes, pessoas que são vencedoras e contribuíram muito com o progresso do nosso município, então chegou a vez dos meus padrinhos de Lions Dr Germano Hoffmann e Max Otto Riegert. Estas pessoas não só me influenciaram como ainda me influenciam. Enquanto muitos mencionam Lideres Estrangeiros, fulano daqui, fulano dali. Eu sou diferente dou valor a quem realmente merece e me auxilia, não tem nada mais fortificante e valoroso que a família. E sobre família temos a família de sangue e a família que conquistamos com os anos de vida. Não quero ser continuidade de ninguém, quero ser o diferencial.

JOVEM e PESSOA PÚBLICA

Como começou seu interesse pelo meio Público? Funções que ocupou e ocupa?

Sempre fui envolvido em movimentos sociais, minha primeira função foi como Líder de Sala do Culto Infantil da Igreja Evangélica de Confissão Luterana Centro, após Ensino Confirmatório fui Tesoureiro da Juventude Evangélica e membro do Conselho da Juventude Luterana Sinodal. Ao completar meus 16 anos e desde criança acompanhando meu avô paterno e meu pai em comícios, fiz minha primeira filiação partidária no PSDB onde fundei a ala jovem em Brusque, mais tarde aos 18 anos assumi como Secretário Executivo Estadual da JPSDB, fui Assessor Jovem do Ex Governador do Estado de São Paulo, o Presidenciável José Serra e Assessor do Deputado Estadual Serafim Venzon. Em 2010 procurando ter mais autonomia politica junto com mais 120 jovens nos desfiliamos do PSDB e nos filiamos ao PR, tivemos o apoio do Vereador Alessandro Simas e do Presidente do Diretório Municipal Fábio Roberto de Souza. Hoje sou Presidente da JPR de Brusque e Presidente Estadual da JPR de Santa Catarina. Pelo PR disputei minha primeira eleição em 2012 a Vereador onde fiquei Suplente e atualmente no Governo Municipal sou Coordenador de Controle Urbano do IBPLAN (Instituto Brusquense de Planejamento), anteriormente ocupava a função de Chefe de Atendimento do PROCON.

Você acredita que o jovem tem espaço no Meio Público?

Não só acredito como me vejo a prova que o espaço está aberto, basta crer e ir em busca daquilo que se almeja. Sempre fui determinado e quando coloco algo na minha cabeça vou em busca. A Juventude mostrou e mostra sua força, para muitos nossas reivindicações e protestos apenas estavam no mundo virtual ou no quarto, porém neste ano mostramos ao sair para as ruas e exigir mais respeito com o cidadão. A Juventude quando se cala preocupa, acho que cada dia mais devemos mostrar nossa cara e exigir aquilo que é certo. Acredito numa grande renovação da Politica, uma Politica consciente e responsável . E o espaço está ai aberto, ocupa quem sonha – trabalha e executa.

Você mencionou que a Juventude foi as ruas, como avalia as manifestações ocorridas?

Sinceramente não consigo aplicar uma nota, apenas dizer: “o filho teu não foge a luta” foi muito bonito e organizado todos os Protestos que os jovens Brusquenses e Catarinenses organizaram. Aos que classificaram as atitudes como vandalismo, lamento a ignorância dos mesmos, vandalismo é o que alguns políticos - nem todos- fazem com o dinheiro público. Dinheiro este que deveria ser investido na educação, saúde, dignidade do cidadão Brasileiro. E este protesto não é direcionado a sigla ou politico especifico, é um protesto dirigido para todo o sistema, por isso a importância de uma Reforma Politica. A Juventude consciente faz acontecer.

Em quem você se espelha?

Há quarenta anos atrás um colono, Sr Vergílio Alvino Vinotti saiu das terras que trabalhava em Rio do Oeste rumo a Brusque buscando melhor qualidade de vida para sua esposa Maria Machado Vinotti (in memorian) e os doze filhos. Desses doze filhos tem uma menina/mulher guerreira que desde criança aprendeu a trabalhar para ajudar seus pais a sustentar os demais irmãos. Meu orgulho número 1 e a quem me espelho pela honestidade – caráter e dignidade é sem duvidas é minha amada mãe, Elizabete Marlene da Silva. Meu grande outro orgulho que nutro e me espelho é em meu Pai, Valter da Silva – filho de Valdir Domingos da Silva (in memorian) e Erica Tamazzia da Silva Koch. Desculpem a vocês leitores, mas minha família é a melhor do mundo. Sempre em meus discursos e pronunciamento menciono o principal alicerce de um Ser Humano que é a família, uma família estruturada é uma família vencedora.

E Lions é parte o integrante de sua vida ?

Lions meu maior presente, devo isto ao meu médico, ao médico que me nasceu Dr Germano Hoffmann, no Leonismo CL Germano. Como também devo todos os agradecimentos ao CL Max Otto Riegert. Ambos confiaram numa Juventude que fazia e queria fazer mais pela Sociedade Brusquense. Em 08 de dezembro de 2011 nas dependências do Auditório do Bloco C da Unifebe fundamos o Lions Clube Brusque Universitário Unifebe. Foi uma bonita Sessão com a presença de diversas autoridades Leonisticas, Prefeito, Vereadores e Autoridades Militares. Desta data para frente os jovens Leões mostraram a muitos que quando uma Juventude tem comprometimento muito pode se fazer e a sociedade é beneficiada.

E a presidência?

Sou um dos fundadores do Lions Universitário, estou em meu terceiro mandato como Presidente do Clube que hoje possui 45 membros. Como reconhecimento do nosso trabalho no Leonismo em maio deste ano na 50ª Convenção do Distrito LD5 fui eleito como Assessor Universitário do Distrito LD5, nesta função estarei assessorando o Governador do Distrito LD5 CL Zilton Pedro de Souza (AL 2013/2014) nos trabalhos com Leões Universitários. Na 1ª RCD do Distrito LD 5 PARA O al 2013/2014, realizada em Rio do Sul no ultimo dia 27 de julho, fui homenageado pelo Governador do Distrito no AL 2012/2013, o PDG CL Herrmann Suesembach com troféu e certificado vindo de Lions Internacional por ter cumprido todas a metas do Leonismo no Ano Leonistico 2012/2013.

Sente-se orgulho de integrar o Clube de serviços?

Para quem pertence a Ordem é mais que orgulho receber tais honrarias e reconhecimento, é emocionante pois você vê que suas ações deram resultados, é como você plantar a semente e ver os frutos vindo. Hoje o Distrito LD5 possui 48 Clubes, destes 4 são Universitários, e minha meta de fundar mais 4 Clubs e organizar a 1ª Convenção Distrital dos Lions Universitários do Distrito LD5. Fazem quinze dias que esteva em casa e recebi a ligação do Presidente do Grande Distrito Múltiplo LD (DMLD), PDG CL Olimpio Moritz. O Distrito Múltiplo LD compreende os três estados do Sul do Brasil, nesta ligação o mesmo em reconhecimento aos trabalhos do Lions Clube Brusque Universitário Unifebe me nomeou como Assessor Universitário do DMLD, a posse oficial será em Foz do Iguaçu entre os dias 21 a 23 de setembro com a presença do Presidente Internacional CL Barry Palmer. Nesta mesma data haverá reunião do Presidente Internacional com as Lideranças Leonisticas do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

O que você ambiciona?

Minha metas são muitas e sei que vou concretizá-las. Atualmente sou acadêmico do Curso de Direito da Unifebe, não coloco jamais na minha vida limites, mas sim coloco metas para superar cada uma. Quero ser excelência como Advogado, Juiz até chegar ao cargo de Desembargador. Temos em Brusque grandes nomes que hoje são Desembargadores mas que começaram como eu sonhando, acadêmicos e hoje alcançaram seus objetivos. Na vida Pública quero ser Vereador, Prefeito, Deputado Estadual, Deputado Federal,Governador, Senador e porque não chegar ao cargo máximo?Como falei limites não coloco, coloco metas para serem concretizadas. No Leonismo estar cada dia mais atuante, honrar meus padrinhos CL Germano Hoffmann que este ano completou 57 anos de Leonismo e o CL Max Otto Riegert. Hoje meu nome está reconhecido Internacionalmente em Lions, resultado da excelência dos trabalhos realizados por todos os membros do Clube a qual presido. Como falava o grande Arquiteto Oscar Niemeyer: “A gente tem que sonhar senão as coisas não acontecem”.

Qual a maior ambição?

Ambição tem varias interpretações, mas para mim a ambição é como sonho. Dizia Oscar Niemeyer que: “os sonhos devem ter para que as coisas aconteçam” não é diferente na ambição. Hoje com meus 25 anos conquistei muito posso dizer, mas não serei hipócrita e com certeza tenho muitas ambições. Na vida familiar quero me casar com uma mulher companheira, constituir minha família, a família verdadeira, a família Cristã. Na área Jurídica pretendo chegar ao Tribunal de Justiça, temos exemplos de Desembargadores que são Brusquenses e/ou escolheram Brusque para ser sua terra. No Leonismo quero ser Governador do meu Distrito LD5 e mostrar a Juventude consciente o quanto o Leonismo abre portas para quem tem meta e comprometimento. Na vida Política fazer com que as pessoas voltem acreditar nesta “ciência/filosofia” que sua essência e finalidade é trabalhar pela coletividade. Jamais coloco na minha vida limites, porém metas sim e buscarei os caminhos que me levarão a Câmara de Vereadores, a Cadeira de Prefeito, a Assembleia Legislativa. Na Política deve haver uma oxigenação que fará a diferença, eu me coloco como este meio e caminho.

De que sente orgulho?

Orgulho de poder deitar tranquilo. Orgulho de poder sonhar. Orgulho de acordar tendo a certeza que todo cargo que ocupei e ocupo desempenho as atividades com muito compromisso, ética e com resultados. Tudo aquilo que fazes deves buscar a excelência,pois teu nome e ação desempenhada com êxito não tem valor que pague. Orgulho de ter uma família consolidada, uma família de princípios. É tão bom chegar em casa depois do trabalho e faculdade e poder deitar no colo do pai e mãe, ganhar aquele carinho e ter com quem confidenciar. Orgulho de pertencer a maior Ordem Mundial, está única a ter voz e cadeira ativa na ONU (Organização das Nações Unidas), tenho orgulho de ser leonino. Orgulho de ser Brasileiro, Catarinense e Brusquense ou melhor BRUXQUENSE.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Não tenho duvidas que a aplicabilidade número 1 é a busca pela excelência em tudo que desempenho. Muitas vezes até eu mesmo me acho “chato/exigente”, mas enfim sou assim, não gosto de meio termo, quero as coisas certas e completas. Como futuro Advogado e hoje Acadêmico, quero que a aplicabilidade da Lei seja 100%, aquilo que está na minha competência, que tenho o poder de exigir, eu faço cumprir. É lamentável ligar a TV para ver um telejornal e/ou ler o Jornal ver que uma mãe foi presa por roubar alimento. Tendo figurões que roubaram milhões e estão sorrindo em fotografias. Então enfatizo o que aplico: Comprometimento, Responsabilidade, Ética, Legalidade e Excelência.

Algo que você apostou e não deu certo?

Quando apostamos sabemos que temos 50% de chances de vencer como também 50% de chances de perder. Em 2012 disputei minha primeira Eleição Municipal, com meus vinte e quatro anos me candidatei a Vereador por Brusque. Infelizmente a sociedade, não todos mas maioria vêem a eleição como comercio. Desde a Convenção quando meu nome foi aprovado a disputar falava que quero votos verdadeiros e não comprados. Creio agora que após estes manifestos que passamos pelo Brasil, haja a conscientização pelo voto valido, o voto das propostas e verdadeiros. Mas não chego a afirmar a frase da pergunta: “apostou e não deu certo”. Apostei sim, minhas propostas eram e são verdadeiras, todas eu poderia cumprir. As bandeiras que apresentei vou continuar levantando, fiquei Suplente de Vereador. Lembro bem de matérias vinculadas na imprensa na semana seguinte as convenções, falavam que o número de candidatos havia aumentando mais de 100%., A oferta era muita, teve até produto que dava brinde (risadas). Mas a experiência foi ótima, aprendi muito e como falei já em respostas anteriores a esta: “Não coloco limites e sim metas”, o momento certo vai chegar.

Finalizando, uma mensagem à Juventude?

Que a Juventude que não tenha medo de arriscar, agir e falar. É preferível arriscar, agir e falar - e mesmo assim não dar certo - do que ficar na duvida e não saber o resultado. O ser humano pode tudo aquilo que ele sonha, pois só vem em nossas mentes aquilo que temos força o suficiente para executar. A Juventude que não seja fantoche, que busquem o conhecimento e que executem o conhecimento. Deve ser oportunizada à Juventude espaços, pois você não chegou onde chegou direto, tivesse estagio, o inicio, degrau por degrau e hoje estas onde estas.

Referências

  • Entrevista publicada no EM FOCO aos 13 de setembro de 2013.