Entrevista Vilmar Walendowsky - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Vimar Walendowsky.

O entrevistado da semana é o Secretário Municipal de Turismo Vimar Walendowsky. Nascido em Guaramirim-SC. filho de Félix Walendowsky e Guiomar Olinger Walendowsky: casado com Maria Valzete Ludwig Walendowsky. com a qual tem 3 filhos: Caroline, Rafain e Rafaela. Torce para o Fluminense, Palmeiras e Paysandú.

Como foi sua infância?

Minha infância começou em Guaramirim. época em que não havia energia elétrica nem água encanada. Brincávamos com os vizinhos e tomávamos banho no rio. Com 6 anos cheguei em Brusque. E logo fui convidado para fazer o papel do filho do João Bugre. no desfile do Centenário. Aqui em Brusque a vizinhança era muito maior. Brincávamos de esconder. bolinhas de gude. caçar. pescar. e dentre tantas outras brincadeiras, fazíamos nossos carrinhos de rolamento e carriolas. Brincávamos muito. Era uma verdadeira comunidade. Éramos dentre a idade de 1 a 18 anos em 44 rapazes e 64 meninas.

Sonho de criança?

Ter uma bicicleta. Ganhei quando fiz a primeira comunhão. Com ela podia brincar em outros bairros.

Como foi sua juventude?

Minha juventude iniciou-se com as matinês. Aos sábados à noite íamos de bicicleta às festas pelos bairros. festas de Igrejas. festas de Colégios e festas particulares. Nas férias voltava à Guaramirim. para encontrar com meus primos e primas. Aos 18 anos fui servir o Tiro de Guerra. Nesta fase iniciou-se o convívio com novos amigos. Era uni momento de aprendizado e muita mu-dança em nossas vidas.

Como conheceu a Valzete?

A Valzete morava perto da minha casa. Mas somente quando fifi estudar no Rio de Janeiro. voltando de férias é que nos encontramos no Kako. nos idos de 1974.

Pessoas que influenciaram?

As pessoas que mais mie influenciaram foram os meus pais e meus tios.

Como o senhor avalia o papel da pasta do turismo no governo Paulo R. Eccel/Farinha?

A pasta do turismo no Governo Paulo/Farinha tem uni importante papel que é a integração regional do turismo. Hoje trabalhamos com uma excelente equipe e temos parcerias no trabalho com todas as secretarias de turismo da região. O turismo não se faz mais individualizado. mas sim turismo integrado.

Poderia apontar resultados práticos nestes dois primeiros anos da administração 2009/10?

A reestruturação da Fenarreco, trazendo o turista novamente para participar da festa: criação de novas festas, desfiles e outros eventos: criação do calendário anual do Pavilhão da Fenarreco proporcionando a intensificação de eventos e a divulgação da cidade de Brusque em feiras e eventos de turismo em todo o Brasil.

O que mais lhe surpreendeu no setor do turismo?

O que mais me surpreendeu neste setor é a motivação das pessoas que divulgam as suas cidades. Cada uma delas quer mostrar que a sua sempre é a mais bonita e melhor. "E é isto que nós fazemos também".

Acredita que parceria pode incrementar o turismo em Brusque?

Sim, sempre a parceria vai teu uni resultado positivo. Parcerias com as empresas. entidades e munícipios vizinhos irão incrementar o turismo em Brusque.

Na sua visão, qual é o cenário atual do setor de turismo em Brusque?

O setor de turismo em Brusque hoje está focado no turismo de compras. eventos e religioso.

A revitalização da Rua Azambuja passa pelos seus planos ? E como será a revitalização?

O turismo de compras iniciou-se na rua Azumbuja. Hoje temos ela estruturada na Rodovia Antônio Heil e Rodovia Ivo Silveira. Os planos para a Azambuja está voltada ao turismo religioso.

Acredita que há condições para atrair eventos. feiras comerciais e convenções?

Brusque já sedia grandes eventos e feiras comerciais. Quando a rede hoteleira não comporta todos os participantes buscamos parcerias com as cidades vizinhas. Também necessitamos hoje é de um centro de Convenções.

Qual é o foco da Secretaria de Turismo para segunda etapa do governo?

O foco da Secretaria de Turismo e do governo Paulo/Farinha é reformar o Pavilhão de Eventos para ser usado também como um centro de convenções. Outro foco é construir uma vila gastronômica junto ao Pavilhão. E também dar continuidade a todo o trabalho já realizado até agora. naturalmente buscando melhorias e incrementando novidades.

Qual a sua perspectiva para a próxima FENARRECO? Há alguma dificuldade ou quando se trabalha com otimismo, as dificuldades são superadas?

As perspectivas para a próxima Fenarreco são as melhores possíveis. Estamos organizando um grande evento para receber com muita alegria a população brusquense e os turistas de todo o país. Dificuldades para organizar um grande evento sempre existem. Porém. quando se trabalha com muito entusiasmo e otimismo tudo é superado.

O que é uma sexta-feira perfeita?

Quando tudo o que se foi planejado na semana for realizado e devidamente concluído, temos uma sexta-feira perfeita.

Uma palhinha de sua trajetória profissional?

Sou formado em técnico têxtil pelo CETIQT-Senai do Rio de Janeiro em 1975. Trabalhei 3 anos no Lanifício São Pedro em Caxias do Sul (RS), depois voltei para Brusque para trabalhar na em-presa de meus pais. onde fiquei até 2008.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 6 de setembro de 2011.