Entrevista Vicente Kohler - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Vicente Kohler1.jpg

VICENTE KOHLER: Filho de Germano (in memoriam)e Berta Schaefer Kohler; nascido em Pomerânia, hoje pertencente ao Município de Gurabiruba, aos 26.08.34. São em dez irmãos: Vicente, Ambrósio(in memoriam), Francisco, Urbano, Marcelino, Laudelino, Osvaldo, Vanete, Maria e Odete. Cônjuge: Vera Bittelbrunn Kohler, casados aos 21.10.56; seis filhos: Maria Vanildes, Luiz Lauro, Adalberto, Edmilson, Eliane e Maria Helena; onze netos: Vandressa, Lia, Diego, Tuane, Leandro, Laíse, Gabriel, Tiago, Danusa, Caio e Arthur.Torce pelo Carlos Renaux e Vasco da Gama.

Descendência?

Maria Vanildes, filhos: Vandressa e Lia;Luiz Lauro, filhos: Diego e Tuane;Adalberto, filhos: Leandro;Edmilson,filhos: Laíse e Gabriel; Eliane, filhos: Tiago e Danusa (a Dana Tigre) ;e Maria Helena, filhos: Caio e Arthur.

Vicente Kohler2.jpg

uma palhinha da vida profissional

Trabalhei como marceneiro até os 22 anos de idade e, depois, ingressei como metalúrgico – projetista de máquinas – até hoje.

participação esportiva, social e política?

Participo do Estadual de Tiro ao Alvo, desde 87, obtive 9 medalhas de ouro – ouro maciço, fui onze anos, Diretor da Federação Catarinense de Tiro ao Alvo e participei dos JASC, por diversas vezes.

Vicente Kohler3.jpg

Obteve alguma premiação nos JASC?

Sim, inclusive, medalha de ouro em Rio do Sul em 95, em Joaçaba em 98, e duas medalhas de ouro em Chapecó em 99.

Grandes nomes no Tiro ao Alvo?

Dos antigos, citaria entre outros: os saudosos Dr Carlos Moritz e Evaldo Ristow e, da turma mais recente destacaria Luiz Bork – carabina à ar e carabina 22; Bork tem participação em certames a nível nacional e participações no estrangeiro.

Por que a prática do Tiro caiu tanto?

Esta pergunta é muito importante:b várias causas contribuíram para a queda da prática do Tiro; enumeraria entre elas: 1)as praias estão localizadas muito próximo de Brusque e o pessoal opta por divertir-se lá; 2) o povo não segue mais as raízes... a cultura vai caindo ... e vai se acabando.

Nenhum de seus filhos seguiu seus passos?

Seguiram meus passos, mas desistiram: Maria Vanildes, Luiz Lauro e Edmilson.

O pai era atirador?

Meu pai sim, inclusive, foi um dos onze fundadores do Guabirubense e de seu dez filhos, somente eu segui seus passos.

Para quais políticos você tiraria o chapéu?

JK,Paulo Maluf e Antônio Carlos Konder Reis. Veja o Maluf dizem que é corrupto, mas ninguém consegue provar nada e mais,’ fale dele para um taxista em São Paulo!’. Quanto ao Konder Reis é o político mais honesto que tenho conhecimento.

Guido Antônio Kormann?

É o melhor administrador político que Guabiruba já teve.

O Brasil tem acerto?

Com essa filosofia, com essa política de hoje não terá acerto... é preciso mudar a Constituição...veja, as leis são elaborada para não serem cumpridas.

Nunca pensou em ser candidato?

Jamais pensei em ser político... para ser político é preciso ter duas caras ... e uma cara já basta!

O que faz Vicente Kohler, hoje?

Estou aposentado, continuo trabalhando como projetista e fabricante de máquinas em geral. Às quartas feiras jogo bocha e, as sextas, temos os sexta ferinos, um grupo de doze, que se revezam uma vez em cada casa. Gosto do verde, planto flores, frutas e árvores.

Muitas cobras por aqui?

Têm algumas, mas não as mato...matando uma cobra, mata-se dois seres vivos... a cobra e o que iria se livrar, usando o soro.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 05 de fevereiro de 2005.