Entrevista Taciana Dalmarco - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Taciana Dalmarco.jpg

A entrevistada da semana é a Coordenadora dos Grupos de Idosos e Clubes de Mães e o Pronatec (Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Trabalho) Taciana Dalmarco, filha de José Dalmarco Neto e Audeci Maria Dalmarco. Tem 1 irmão, Rafael; nascida em Brusque, no dia 28 de dezembro de 1980 .

Como foi sua infância?

Taciana Dalmarco2.jpg

Minha infância foi maravilhosa! Nossa, que saudade do tempo em que brincava com meu irmão e os amiguinhos na frente de casa (na Rua Florianópolis). Adorava brincar de pega pega, pular corda, de construir cabanas na sombra de árvores etc... brincadeiras que hoje dificilmente se vê uma criança brincando! Também adorava nos finais de semana visitar meus avós no Bairro Santa Terezinha, eles sempre foram muito carinhosos comigo... e nada mais gostoso que comer uma comidinha feita pela vovó! Foi uma infância muito feliz!

Sonho de criança?

Quando criança queria ser bailarina, ficava fascinada pela dança suave das bailarinas.... achava lindo! Mas isso ficou lá na infância... segui por outros caminhos.

Histórico escolar?

Nossa, sempre fui uma boa aluna... adorava estudar, e cobrava de mim mesma boas notas! Ficava furiosa se por ventura tirasse uma nota baixa (risos).

Quais as matérias que mais gostava? E as que detestava?

Adorava Português e Biologia! E não era “fã” de Física.

Trajetória?

Morei na rua Florianópolis até os 11 anos de idade, e depois o bairro Santa Terezinha me acolheu, e permaneço neste maravilhoso bairro até hoje. Minha primeira escola foi o João XXIII, lá fui alfabetizada e fiz amizades que guardo no coração... também estudei na escola Dr Carlos Moritz (Zantão), e na Escola Básica Santa Terezinha, onde passei a maior parte de minha vida escolar (da 5ª serie até o ensino médio), passando por momentos de grande aprendizado e a conquista de amizades eternas! No ano de 2000 iniciei o curso de Serviço Social na FURB. Minha formatura foi no dia 12 de março de 2005.

Sempre interessada pela área humana?

Sempre tive interesse pela área humana, de poder contribuir para uma sociedade mais justa. Meu primeiro emprego de Assistente Social foi no SESC de Brusque, trabalhei neste empresa no período de 2006 a 2009, como coordenadora da área social, especificamente com grupos. O SESC aguçou o meu interesse em trabalhar com grupos, principalmente com idosos. Neste período, fui convidada a trabalhar na prefeitura de Brusque, para coordenar os trabalhos nos grupos de idosos.

Gostou da ideia?

Adorei a ideia, e até hoje coordeno os 27 grupos de idosos e também os 18 Clubes de Mães inscritos na Secretaria de Assistência Social e Habitação. Sou muito realizada e feliz no que faço, amo o trabalho com os idosos!

Admira alguém em especial?

Uma pessoa que admiro: minha mãe, Audeci... ela é minha grande amiga!

O que adora fazer?

O que mais amo fazer: Adoro treinar na academia. Faço musculação a 4 anos... e não vivo mais sem... já virou parte da minha rotina!

O que deseja para o próximo ano?

Meu desejo para 2013: Ter saúde e estar rodeada das pessoas que amo... isto pra mim é tudo!

E fora da rotina do dia a dia?

Em 2013 pretendo: Viajar... conhecer alguns lugares maravilhosos do nosso Brasil!

Como você se define?

Sou uma pessoa muito sensível, mas que consegue ser forte quando precisa! Aprendi desde a infância que honestidade e educação são fundamentais para uma vida feliz, por isso prezo isso nas pessoas... sou meiga... ah, e extremamente vaidosa (hehe)!

Quais medos você tem ou teve? maior medo é o de envelhecer ou o de entristecer. ?

Tenho medo de adoecer... jamais medo de envelhecer, pois este é um processo e com certeza quero ficar velhinha e feliz, a exemplo de vários idosos que participam dos Grupos de Convivência que coordeno. Pra mim ser velho não tem a ver com a idade, mas sim com o estado de espírito!

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

Garanto que não tive nenhuma decepção... mas alegrias, nossa, foram muitas! Vou citar algumas alegrias: de fazer a primeira comunhão; da minha formatura em Serviço Social; do meu primeiro emprego (SESC); alegria da confiança depositada no meu trabalho pela Prefeitura de Brusque etc, etc E a maior alegria que tenho é da família que possuo. Sempre digo que sou uma pessoa abençoada, Deus foi muito generoso comigo quando me colocou na minha família! E principalmente, pela mãe que tenho - mulher que batalha, íntegra, amável!

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Aprendi que temos que viver um dia de cada vez, como se fosse o último! Então busco ser cada dia melhor, conviver ao máximo com as pessoas que amo, estar rodeada de pessoas que me querem e me fazem bem, cultivar amizades - não em quantidade, mas amigos que fazem a diferença na nossa vida - e me afastar de pessoas negativas... Aprendi que na vida é muito importante tratar as pessoas bem, educação e simpatia sempre são bem vindas... um sorriso pode mudar o dia de uma pessoa! Nossa, tantas coisas aprendi e ainda tenho a aprender para aplicar no meu dia a dia... e isso não aprendi com grandes educadores/professores e/ou mestres de faculdade... aprendi com “mestres” da vida!

Finalizando, qual o cargo que ocupa na Prefeitura?

Trabalho na Prefeitura de Brusque coordenando os Grupos de Idosos, Clubes de Mães e o Pronatec (Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho). Amo meu trabalho, principalmente o relacionado aos idosos!

Referências

  • Jornal Em Foco. 22.01.2013.