Entrevista Silvia Regina Mayer Teske - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Nossa entrevistada desta semana é a Artista Plástica, Escritora e Professora - na UNIASSELVI\ASSEVIM no Curso de Design de Moda; professora na UNIFEBE no Curso de Tecnologia em Design Gráfico, professora no SENAC no Curso de Produção de Moda e Coordenadora do Núcleo Cultural da UNIASSELVI\ASSEVIM - Sílvia Regina Mayer Testke, filha de Ivo Mayer e Isaura Tormena Mayer, nascida em Brusque/SC, aos 27 de maio de 1960; companheiro o saudoso Osmar Teske ; tem um filho, o Einstein (ao qual se refere: “tenho só um gato, o Einstein”).

Sonho de criança?

Sonhava ser modelo e atriz

Pessoas que influenciaram?

Influenciaram-me: Minha mãe, pela sua capacidade e competência e luta pelo que quer; Doraci Girrulat e Jandira Lorenz para as artes visuais; Marli Maluce para a literatura.

Espelha-se em alguém?

Espelho-me em muita gente, principalmente as pessoas que tem coragem de ser elas mesmas

Histórico escolar?

Fiz Graduação em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas; Especialização em Arte-Educação - Habilitação Artes Visuais; Mestrado em Artes Visuais na Linha de Processos Artísticos Contemporâneos, todos na UDESC em Florianópolis

Primeiro/a professor/a?

De minha primeira professora não lembro, mas bem me lembro da Dona Miriam do Colégio São Luís e da Neusa Cadore que foram minhas professoras no primário

Grandes professores?

Como grandes professores, citaria: Marli Maluche; Doraci Girrulat; Rosangela Sheren, José Kinceler

Como surgiu a arte em sua trajetória ?

Tudo começou com a literatura, escrevendo pequenos contos e poesias, depois na graduação as artes visuais começaram a surgir de forma forte, mas penso que comecei mesmo a ter um trabalho individual quando comecei a dar aulas em oficina de arte aqui em Brusque, daí a pintura veio com tudo e não parei mais. Hoje continuo com a pintura e com outros movimentos nas artes visuais, como performance, instalação e livros-de artista, e continuo escrevendo, irei editar agora, através do Fundo Municipal de Cultural, deste ano, meu romance: BENEDITA PINTA TARADA, UMA OVERDOSE BRASILEIRA.

Como surgiu Sílvia Teske professora?

Comecei ajudando a minha mãe no CEIB como professora de datilografia e de aulas particulares; depois substitui em Florianópolis um amigo que foi viajar...nunca pensei em ser professora, mas isso é que nem cachaça, a gente vicia, hoje adoro a minha profissão

Uma palhinha sobre o livro “Textículos Femininos

Bem, a ideia do livro surgiu quando percebi que muitos textos que eu escrevia em telas, se fixavam ali e acabavam sendo compartilhados somente com aqueles que obtinham as telas. E eu queria que eles pudessem ser compartilhados com mais pessoas. Foi assim que comecei a guardá-los, mesmo depois que estavam na tela, e quando tive um número razoável, o livro surgiu. E acabei colocando nele alguns pequenos contos que percebi que tinham uma conexão com aquelas falas. Penso que ele tem essa pegada, de ter textos rápidos, quase pensamentos transitórios e impermanentes, que resolvi registrar. O título surge daí também, dessa descontinuidade que faz parte do feminino, e que para vivê-la, nós, mulheres temos que ter culhões!!! Por isso que digo, “qualquer semelhança não é mera coincidência”

Quais de suas obras as que mais repercutiram?

Penso que a série MULHERES EM TIRINHAS teve bastante repercursão e agora a série TIAS

Além da trajetória acadêmica, tem participado de cursos de aprimoramento?

Sim, fiz alguns cursos: “Disciplina Identidade e Representação” - Mestrado em História - UDESC; “Disciplina História e Gênero” - UDESC; “Extensão universitária em POÉTICAS HÍBRIDAS, CRIAÇÕES MESTIÇAS.” - FURB; “ Extensão universitária em FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES” - UNIASSELVI; “Curso de curta duração em EXPERIMENTAÇÃO EM ARTES” - SESC/SC; “Curso de curta duração em DESENHO COM CARLOS ASP” - SESC/SC;Extensão universitária em Formação Continuada para Professores” - ASSEVIM; “Curso de curta duração em Sexta Báscia de Moda” - ASSEVIM; “Extensão universitária em Formação Continuada” - UNIFEBE e “Extensão universitária em V Seminário de Formação Continuada”- UNIFEBE.

Três melhores livros que leu?

Os últimos livros que li foram: Extremamente Alto & Incrivelmente Perto de Jonathan Safran Foer; Pequena História da Literatura Portátil de Henrique Vila-Matas e Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Marques

O que está lendo no momento?

Estou lendo A Máquina de fazer espanhóis de Valter Hugo Mãe

Grandes nomes na educação?

Destacaria: Ana Mae Barbosa, Miriam Celeste Martins, Paulo Freire

Grandes nomes na arte?

Citaria: Sophie Calle; Frida Kahlo; Anais Nin; Élida Tessler; Márcia Cardeal; Toulouse Lautrec


O que o entristece?

O medo, a falta de ética das pessoas, o egoísmo exacerbado desse nosso momento contemporâneo, com sua falta de envolvimento e paixão.

Qual a sua aspiração atual?

Estar de bem com a vida e com meu trabalho, viver o amor e cada dia como se fosse o único ou o último, com prazer, alegria e saúde.

Qual a sua maior ambição?

Acho que não sou muito ambiciosa não, gosto de poder fazer o que quero e porque gosto, minha ambição é cada vez mais viver assim!

O que mais o incomoda?

Incomoda-me a grosseria e burrice

De quê sente orgulho?

De ser uma pessoa alegre e que passa um bom astral para as pessoas

Em quem tem fé?

Em Deus e na vida, e em mim mesma!

Algo que você apostou e não deu certo?

Nossa, tanta coisa...fazer mestrado em História, por exemplo

Maior desafio que enfrentou?

Manter-me eu mesma, quando tudo conspirava para que eu seguisse o modelo das “normas”

O que faria se estivesse no inicio da carreira e não teve coragem de fazer?

Não sei se foi por falta de coragem, mas eu viajaria mais, iria para o exterior

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia? Utilizo principalmente referências de Miriam

Celeste Martins sobre o aprendizado em Artes, como também a metodologia triangular de Ana Mae Barbosa

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

Decepções: a perda de meu companheiro Osmar Teske – não sei se posso fazer em decepção nesse caso, pois acredito que ele teve o tempo dele e o viveu plenamente, mas foi uma grande perda. Alegrias: O fato de poder estar em contato com as pessoas, de ter construído uma vida digna e da qual me orgulho.

Uma palhinha de sua trajetória pessoal e profissional?

Vivo e trabalho em Brusque. Graduei-me em Educação Artística – Habilitação Artes Plásticas pelo Centro de Artes da UDESC, onde fiz também especialização em Arte Educação, em 1988 e 1992, respectivamente. Mestre em Artes Visuais da UDESC na linha de pesquisa em Processos Artísticos, como orientanda de Regina Melim, com o projeto “PASSAR A LIMPO”. Comecei a carreira em 1987, participando de coletivas com outros artistas dentro do próprio CEART e sob orientação dos professores, especialmente de Doraci Girrulat. Desde o inicio a figura feminina passou a ser o foco de meu trabalho, primeiramente na pintura onde as séries Beneditas e Mulheres em Tirinhas, tratam do feminino em contrapontos entre o sagrado e o profano. Discutindo a questão dos suportes, ao mesmo tempo reflete discursos visuais e verbais sobre o universo feminino. Atualmente sou artista plástica, escritora e arte educadora. Leciono no Curso de Design de Moda da Uniasselvi\Assevim, do Curso de Pedagogia da Unifebe, e do Curso Técnico em Estilismo do SENAC, todos em Brusque-SC. Também coordeno o Núcleo Cultural da Uniasselvi\Assevim, onde organizo e faço curadorias para exposições de artes visuais, bem como colaboradora em termos de curadoria e montagem do Centro de Memória de Moda da Uniasselvi|Assevim. Já expus em todos os principais salões de artes de Santa Catarina, bem como em galerias de todo o Estado. Performer (Grupo Guará), me apresentou no MASC, Salão Paranaense e a 19ª Bienal de São Paulo. Participei na mostra itinerante Geração Atual – 1º Mapeamento das artes plásticas (2000) da FCC e pela 2ª vez em já expus em todos os principais salões de artes de Santa Catarina, bem como em galerias de todo o Estado. Recentemente fiz exposições individuais na Galeria de Artes da Fundação Cultural de Itajaí, e estou expondo na mostra contemporânea de artes visuais do Casarão Galotti em Tijucas-SC.

Recentemente fui selecionada na exposição coletiva de artistas brusquenses como curadoria de Thiago Romagnani com a temática “O que se guarda e o que larga”, e do Pretexto Contemporâneo 2010 com curadoria de Charles Narlosh. Artista convidada do 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí – Poéticas pessoais em construção (junho\julho 2010. Participo da exposição itinerante DOBRA-mentos – Livros em Transito com curadoria de Márcia de Souza. Também sou escritora e lancei em 2001 meu primeiro livro intitulado “Textículos Femininos”, onde o tema principal é a figura feminina, que esteve 29ª Bienal de São Paulo no terreiro de Marilá Dardot e Fabio Morais: “Longe daqui, aqui mesmo”. Recentemente fui contemplada com o Fundo Municipal de Cultura para publicar seu romance BENEDITA PINTA TARADA UMA OVERDOSE BRASILEIRA

Costuma ler jornais?

Pouco, vejo mais as notícias virtualmente.


Referências

  • Entrevista publicada no EM FOCO em 28.06.13.