Entrevista Sérgio José Colombi 2 - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Sérgio José Colombi2.jpg

Filho de Santino Colombi e Albertina Maestri Colombi; natural de Lageado Alto, Botuverá, distrito de Botuverá, Brusque, nascido aos 06.07.1943. Cônjuge: Clotilde Maria Colombi; três filhos: Sálvio José, Adriana e Leandro; dois netos: Felipe Leoni e Vinícius. Vereador de 68/72; Prefeito de 73/78. Presidente do Núcleo Multisetorial de Botuverá (Associação Comercial e Industrial de Brusque), Responde pela Escrivania de Paz de Botuverá, que compreende o Ofício de Registro Civil e o Tabelionato.

Foi Vereador? Em que período? Presidiu a Casa Legislativa?

Sérgio José Colombi3.jpg

Sim, no período de 68 a 72. Sim, presidi o Legislativo no exercício de 1972.

Lembra quem integrou a Câmara com você?

Sim: Jaimer Werner, Isaia Buschirolli, Rocus Laçola, João Laçola, Hercílio Comandolli e Zenor Francisco Sgrott

Como é ser Vereador num município como Botuverá? O papel do Vereador é confundido com um assistente social?

Sérgio José Colombi4.jpg

Ser vereador no Município de Botuverá, na época em fomos, foi simplesmente um ato de amor à comunidade, ao Município. Não havia remuneração para os vereadores. Todos vestiam a camisa em prol da comunidade. O papel do vereador, jamais foi confundido com um assistencialista, porque só se pensava no bem maior: o bem estar da comunidade.

Foi Prefeito em que período? De quem recebeu e a quem entregou o cargo?

De 31.01.73 a 31.01.78. Recebemos o cargo do Prefeito José Bonus Leite Carroso e entregamos a Zenor Francisco Sgrott.

Das obras realizadas, quais considerou mais importantes para a comunidade botuveraense?

A construção de um poço artesiano de 120 metros de profundidade e vasão de 36 mil litros de água por hora, que ainda, hoje, abastece a cidade. A pavimentação, à paralelepípedos da primeira via de Botuverá, a saber: Rua João Morelli. Construção da ponte de concreto armado com vigas pré-moldadas sobre o rio Itajaí-Mirim, ligando as localidades de Lageado Alto e Lageado Baixo. A aquisição de dois caminhões novos e um trator de esteiras. Extensão da rede de energia elétrica para as localidades de Lageado Alto e Lageado Baixo

Teve algum fato curioso em sua gestão?

Houve. Numa reunião no antigo Grupo Escolar Padre João Stolte, um Major, do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, ao ver - na sala de reuniões – um quadro com a foto do ex Presidente General Vargas, com o cano da arma que portava, quebrou o vidro do quadro com muita raiva, diante do olhar estarrecido dos participantes da reunião.

Quem foi o Vice? Ele assumiu em alguma oportunidade?

O Vice trabalhava normalmente como Secretário de Obras. Na falta de um motorista ele dirigia o caminhão ou o automóvel com doentes para levá-los ao hospital. O nosso Vice-Prefeito foi o Senhor Valdir Domingos Paloschi, ele não chegou a assumir nenhuma vez.

Como é dirigir Botuverá?

Foi muito gratificante pelo pouco que pudemos dar durante os quatro anos de nosso mandato. O ordenado do Prefeito era de cinco salários mínimos. A Prefeitura contava com dezoito funcionários ao todo. Todos os munícipes tinham muito respeito pela pessoa do Prefeito Municipal. As realizações em prol da comunidade superavam, em muito, as resquias políticas que sempre acontecem num embate eleitoral.

Qual o grau de parentesco com o primeiro Prefeito Zeno Belli?

Zeno Belli é casado com Ana Maestri Belli, irmã da minha mãe, sendo assim meu tio.

O que faz Sérgio José Colombi, hoje?

Em primeiro lugar possuo uma família e como chefe da família encabeço as decisões da mesma, juntamente com a esposa Clotilde, que sempre esteve ao meu lado nas horas difíceis e naquelas horas agradáveis. Profissionalmente dirijo o Escritório de Contabilidade Colombi, fundado em 1970. Presido o Núcleo Multisetorial de Botuverá da Associação Comercial e Industrial de Brusque. Respondo, temporariamente, pela Escrivania de Paz de Botuverá , que compreende o Ofício de Registro Civil e o Tabelionato.

Referências

  • Entrevista publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 02 de março de 2002.