Entrevista Pedro Paloschi - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Pedro Paloschi.jpg

PADRE PEDRO PALOSCHI: Filho de César Paloschi e Ana Bósio Paloschi, natural de Brusque (hoje seria Botuverá), nascido aos 13.11.43. São em onze irmãos: Elza (Costa), Otília (Vanelli), Olívia (Betinelli), Oga (Vaneli), Célia (Bianchesi), Maria (Pavesi), Alzira (Fachini), Terezinha (Schmitz), Padre Pedro, Luiz e Padre Dario. Ordenado Padre em 02.12.70.

Onde fez seus estudos?

Em 1956, admissão ao ginásio, em Rio Negrinho/SC, 1957 a 64, ensino médio, em Corupá/SC; 1964, Noviciado, em Jaraguá do Sul/SC; 1965 a 66, Filosofia, em Brusque/SC, 1967 a 1970, Teologia, em Taubaté/SP.

Como surgiu a religiosidade e o caminho da Igreja?

Surgiu de uma somatória: família religiosa – testemunho dos pais- atenção aos coroinhas – Pároco da época, incentivo da Professora primária.

Cidades em que trabalhou?

Trabalhei de 71 a 77, em Cianorte, no Paraná; de 77 a 83, em Brusque/SC; de 83 a 84, em Joinville/SC; de 85 a 93, Vila Maria/SP; de 93 a 94, em Jaraguá do Sul/SC, de 95 a 99, em Terra Boa/PR e de 96 até hoje, em Guabiruba/SC

Alguma cidade o cativou mais?

A cidade que mais gostei foi Cianorte, no Paraná. Meu primeiro lugar de trabalho.

Como vê a fé do cidadão?

Existe muita procura de Deus do religioso. Se vive uma fé intimista e descompromissada. Interpretação fundamentalista da Bíblia. Religião interesseira. Teologia da Prosperidade. Daí o sucesso dos carismáticos.

Padre deveria casar?

Sou a favor do Padre celibatário por opção. Admito a ordenação de homens casados. Portanto, sou a favor de dois tipos de padres.

A mulher, tão liberada, não é uma tentação ? Ela não está confundindo liberdade responsável com liberalidade?

O comportamento liberal da mulher não é uma tentação só para o Padre. Ela é para todo homem. A mulher não pode expor tanto em nome do liberalismo e do machismo. Não confundir liberdade com liberalidade. Liberdade com responsabilidade deve ser o parâmetro de comportamento da mulher. Ela deve ser valorizar como pessoa feita à imagem e semelhança de Deus e evitar que seja tratada como objeto.

Padre Léo é fora de série?

É um Padre muito capacitado. Tem um carisma especial para falar as massas. Tem carisma para trabalhar na obra social como Toxicômanos e dependentes químicos. Faz um excelente apostolado.

O carismático e o sucesso do Padre Backmann?

Admiro o seu trabalho. Tem um carisma para atrair as pessoas. Tenho minhas reservas quanto a algumas práticas religiosas. Muitas curas. Apresenta um Jesus que cura todos os males e doenças (milagreiro). Um Jesus bonzinho que não exige compromisso. Incentiva o fanatismo das pessoas.

O Brasil tem acerto?

O Brasil é um país rico, um país enorme. Poderia ser um dos maiores países do mundo. O mal do Brasil são os políticos corruptos e mau administradores. Apesar de tudo há muita esperança.

Referências

  • Jornal A Voz de Brusque. Matéria publicada em 28 de janeiro de 2006.