Entrevista Paulo Roberto Eccel 2 - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Paulo Roberto Eccel.

Nosso entrevistado nesta edição especial de Natal e de retrospectiva dos trabalhos da Administração Municipal de Brusque é o prefeito Paulo Roberto Eccel. Ele faz um balanço geral do ano a frente do executivo brusquense. enfatizando as obras e serviços realizados.

Prefeito como Sr. ava lia a sua administração desde o início até agora?

Avalio com base nos compromissos que eu e o Farinha assumimos durante a nossa campanha. presentes em nosso plano de governo, que já está com mais de 90% cumprido. Também durante o período percorrido até aqui. tivemos que agregar ao projeto de governo outros conteúdos. em decorrência das sucessivas enchentes, enxurradas e alagamentos que tivemos e que caminham em ritmo satisfatório. Diante disso. avalio que o governo está coerente com o que pregávamos.

Comparando o Plano de ações com o realizado nos três primeiros anos da Administração o saldo foi positivo?

Não tenho dúvida alguma disso. E a maioria da nossa população também, de acordo com todas as pesquisas.

O que pensava realizar, mas diante das dificuldades, como as cheias, não conseguiu?

Um importante projeto de nosso governo, que vem sofrendo com a falta de recursos, é o Orçamento Participativo. Todos os recursos previstos para o OP de 2011. por exemplo, tiveram que ser redirecionados para a recuperação dos estragos causados pela enxurrada de 12 de março desse ano. Entretanto. o OP continua sendo o principal instrumento de planejamento de aplicação de recursos da nossa cidade.

Diversas Unidades de Saúde são realidade hoje, ado Bairro São Luiz será uma realidade dentro de breve?

Com certeza, pois já está sendo construída em terreno que adquirimos, situado defronte a Escola Araújo Brusque e nossa meta é entregá-la até meados de 2012. Também construiremos em 2012 a Unidade de Saúde do Paquetá e a nova Unidade da Santa Rita.

Ainda para 2012 pretendemos construir a nova Unidade da Nova Brasília. mas que está na dependência de doação de terreno. Também no próximo ano vamos revitalizar, de acordo com o novo padrão arquitetônico. as Unidades do Cedrinho e de Bateas.

O governo do estado tem que aprender com o municipal sobre rótulas: o traçado da rótula que dá acesso a Guabiruba e Maluche, na Martin Luther, tem via expressa pela direita, sem ter que enfrentar os veículos que contornam a rótula enquanto a Rótula Lagoa Dourada não previu tal via para quem se dirige a Dom Joaquim e Botuverá?

Penso que o Governo do Estado vem virando as costas para Brusque, prova disso é a total ausência de investimentos estaduais na recuperação da cidade, mesmo depois de tantas catástrofes climáticas.

O Sr. já tem mais projetos para a cidade como continuação de pavimentação asfáltica (Tapete preto): Rodrigues Alves, Adriano Schaefer, Anita Garibaldi, Rua Blumenau, Avenida das Comunidades e as obras de infraestrutura?

Com certeza. Temos dezenas de ruas que receberão o Programa Tapete Preto em 2012. a sua grande parte definidas pela população. através do Orçamento Participativo. Estamos também desenvolvendo o projeto executivo da duplicação do trecho municipalizado da Antônio Heil. 2012 será o ano do Tapete Preto.

O prolongamento da Av. Beira Rio até o Santos Dumont e Guarani esta nos seus planos de governo?

Sim, temos planejado a continuidade da Beira Rio, tanto no sentido Maluche. quanto no sentido Santa Terezinha.

O que a administração Paulo Eccel e Farinha realizaram em termos de escolas?

Acabamos de entregar a nova Escola Ângelo Dognini, do Planalto, com investimentos de cerca de 2 milhões de reais. Estamos ampliando em quase tuna dezena de novas salas a Escola Georgina. da Rua São Pedro. Reformamos as escolas Augusta Dutra e Alberto Pretti. da Limeira. a escola Augusta Knorring. da Cerâmica Reis. a escola Oscar Maluche. do Stefen. o CAIC de Santa Terezinha, o Centro de Ed. Infantil Sofia Dubiela de Santa Rita e diversas outras. Criamos cerca de 1200 novas vagas em creche. Temos em construção três novas creches. com recursos do Governo Dilma, cada uma com 250 vagas, nos bairro Limeira, Santa Luzia e Rio Branco. Em 2012 construiremos a nova escola do Bairro Tomaz Coelho e ampliaremos as escolas Alberto Pretti (Limeira), Ayres Gevaerd (Volta Grande), Theodoro Becker (Bateas), Vendelino Wiemes (Cedrinho), dentre diversos outros investimentos nas demais escolas da rede municipal.

Quanta gasta a administração anualmente com a operação tapa buraco?

Muito, já que todo o asfalto antigo de Brusque está vencido e a cada nova chuva, centenas de novos buracos são abertos. Isso se resolverá a médio prazo, com a substituição do asfalto velho.

Paulo Eccel: Para 2012, entregaremos 336 apartamentos no Residencial Sesquicentenário (Limeira) e 320 no Residencial Minha Casa, Minha Vida, no Cedrinho. Esse volume, somado às casas e lotes já entregues, somarão cerca de 1000 famílias com casa própria.

Como está o andamento das moradias? Fale a repeito da quantidade e da localização.

Entregamos quase uma centena de moradias neste mês de dezembro em diversos bairros de Brusque com destaque para o maior volume na Limeira, Boêmia e Cedrinho. Para 2012 entregaremos 336 apartamentos no Residencial Sesquicentário (Limeira) e 320 no Residencial Minha Casa, Minha Vida no Cedrinho. Esse volume, somado às casas e lotes já entregues somarão cerca de 1000 famílias com casa própria, e representarão o maior plano habitacional da história de Brusque.

Quanto foi investido na frota municipal nos três primeiros anos de governo? Daria para enumerar os tipos de veículos adquiridos.

Os investimentos na nova frota foram e estão sendo altíssimos, seja na compra de automóveis para todas as áreas. ambulâncias e camionetes para a Saúde, caminhões e máquinas para a Secretaria de Obras, utilitários e ônibus para a educação, vans para o Turismo e Saúde. E para 2012 temos planejado novos investimentos em frota.

O que o Sr. gostaria de registrar que nenhum órgão de imprensa ainda não oportunizou?

Que estamos nos preparando para dar o primeiro passo na questão do saneamento ambiental, na área do tratamento de esgoto. Estamos ultimando o projeto para incluir Brusque no pequeno rol de cidades brasileiras que possuem esgoto doméstico tratado, tudo isso de forma pública, com recursos do Governo Dilma e de nosso governo municipal.

Qual a contribuição que o Sr espera do primeiro escalão, além das atribuições normais aos cargos para o último ano da atual administração?

Que foquem suas ações e atitudes em nosso planejamento estratégico, que deve ser enraizado em todos os escalões de governo.

Como andam as conversações com vistas à reeleição?

As tratativas relativas às eleições de 2012 estão sendo realizadas entre o meu partido e os demais partidos que integram a base de nosso governo visando o prosseguimento das mudanças estruturais que começamos a realizar nesta administração.

E qual a mensagem natalina e com relação ao ano novo que o Sr. deixa aos seus munícipes?

Primeiro o meu agradecimento pelo apoio de tantas pessoas, seja com trabalho, palavras de incentivo ou orações. Espero que nossa população aproveite este período de festas e de férias para recarregar suas baterias e planejar o ano de 2012, que será um ano extraordinário para Brusque. Que todos cuidem bastante de seu corpo e mente e procurem amar as pessoas, como se não houvesse amanhã, como já disse o poeta. Feliz Natal e Ano Novo, Brusque!


Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 24 a 31 de dezembro de 2011.