Entrevista Orides Kormann - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Orides Kormann.jpg

ORIDES KORMANN: Filho de Harry Kormann e Renata Schumacker Kormann, natural de Guabiruba, antes Brusque, nascido aos 16.10.52. São em 5 irmãos: Heinz, Valdir, Haroldo, Ademar e Orides; cônjuge: Angelika B. Kormann. Três filhas: Eloise, Elisiane e Elisa. Formado em Contabilidade no Colégio São Luiz.

Como foi sua infância e juventude?

Minha infância foi muito boa, tivemos uma educação severa por parte dos pais, graças a Deus, saliente-se que é o que falta hoje para nossa juventude. Na juventude, pratiquei esportes, trabalhei na roça, tendo aos 14 anos ingressado na Iresa –Têxtil Renaux, onde permaneci até aos 18 anos, quando fui para Alemanha.

Como conheceu a Angelika?

Conheci a Angelika na Alemanha, na época que estive lá.

Como ingressou na política? Teve algum antecedente ?

Não tive antecedentes políticos, foi a concretização de um desejo que nutri desde minha infância, sempre querendo o melhor para minha cidade. Bem me lembro, que aos 12 anos, já alimentava curiosidades sobre as dificuldades enfrentadas por um Prefeito.

Quais as maiores dificuldades em administrar um município do porte de Guabiruba?

A maior dificuldade, na atualidade, é que tem muita imigração e com o município crescendo rapidamente, surgi, forçosamente, problemas de infra-estrutura e tem-se que enfrentá-los com os parcos recursos financeiros disponíveis.

A rodovia Brusque/Guabiruba deve sair do papel?

Sai! Com toda certeza, inclusive, hoje 07 de fevereiro, estou indo ao Governador para acertar detalhes.

Grandes nomes em Guabiruba? Algum reconhecimento em especial?

Entre outras, citaria: os ex-Prefeitos, que muito contribuíram para o desenvolvimento de Guabiruba, o Padre Pedro, apesar de ter sido transferido recentemente, reconheço a importância dos empresários em geral, que contribuem para o crescimento do município, e aos meus pais e, igualmente os amigos em geral.

O Sr administra o município novamente, Dr Luiz Moser ao entrevistá-lo disse que no segundo mandato, um Administrador pode ser mais eficaz ainda, como resultado da experiência adquirida, confere?

Confere na integra, a experiência é bem maior, facilitando a administração do município de uma forma em geral.

O que um Prefeito espera de um Secretário Municipal?

O Secretário Municipal tem que ser de confiança, trabalhar em sintonia com a estrutura administrativa e, sempre procurando o melhor para o município, norteado pela qualidade no atendimento e no serviço prestado.

Se dispusesse de verbas suficientes, o que faria para Guabiruba?

Pavimentaria todo sistema viário do município, ressalte-se , um desejo meu e uma necessidade para os munícipes, contudo, mesmo com recursos financeiros limitados, pretendo pavimentar as ruas principais.

A Lei de Licitações? Exigência de Concursos Públicos? São instrumentos eficazes ou entravam à Administração ?

A Lei de Licitações é necessária para o controle da administração, todavia, contribuem em prejuízo da qualidade; veja bem, na maioria dos casos, o menor preço não está diretamente ligado a maior qualidade da prestação de serviço, da obra; quanto ao certame público – concurso – é bom, necessário, entretanto, em muitos casos, quando o concursado, torna-se servidor efetivo, acomoda-se, não produzindo o necessário para bom funcionamento da máquina administrativa, registre-se, em prejuízo na qualidade de atendimento ao cidadão... à população.

Acha correto a coleta de lixo ser cobrada pelo preço de praia?

Não, acho injusto, porque nos interiores o poder aquisitivo do cidadão é muito inferior aos praticados nas praias e até produzem, muito menos lixo.

Guabiruba era o reduto de grandes equipes amadoras, tais como: Aymoré, Guabirubense e 10 de Junho, o que aconteceu não há mais a alegria das manhãs e das tardes de domingo?

Temos ainda diversas equipes: Cruzeiro, que era o antigo Aymoré, o 10 de junho, Olaria, São Pedro.... só quem acabou mesmo com o futebol foi a equipe do Guabirubense.

Botuverá lançou seu jornal municipal, é por aí?

Acho que é interessante para o município divulgar seus atos e, por outro lado, a publicidade é um dos requisitos dos atos administrativos e, mais, acho que todo meio de comunicação é importante, notadamente os jornais.

Prefeito, no corredor que dá acesso ao seu gabinete estão expostos diversas pinturas de Cláudia Rieg Baron é a valorização da profissional guabirubense?

Sim, uma artista da qual os guabirubenses se orgulham, com pinturas admiráveis, que merecem ser divulgadas e apreciadas.

Finalizando, uma palhinha da vida profissional

Quando retornei da Alemanha, com praticamente 26 anos, fui trabalhar na Eletro-Aço, em Blumenau, como metalúrgico; após 4 anos vim trabalhar na manutenção mecânica, como auxiliar de encarregado, na Cia Schlosser; aos 36 anos coloquei uma fábrica de tabuleiro para tecido, tendo em 88, disputado o pleito municipal em Guabiruba, oportunidade em que saiu vitorioso o Valério Luiz Maffezzolli. Continuei com a empresa e trabalhava no Restaurante de meu pai. Em 92, concorri e venci as eleições municipais, tendo sido prefeito na gestão 93/96; na vida privada, continuei tocando o Restaurante em Brusque e o Açougue Carnes & Cia, em Guabiruba. Em 2004, novamente submeti ao sufrágio popular e fui eleito Prefeito Novamente. Além de Prefeito, ajudo na Direção do Restaurante, no qual minha esposa Angelika administra com muita eficiência.

O Brasil tem acerto?

Tem! Falta administrador sério, um presidente voltado para as necessidades da população, que cumpra as promessas de campanha e corte a corrupção.

Lazer?

Além de trabalhar, sou sócio em alguns clubes: Guabirubense, no Olaria e no 10 de Junho.

Referências

  • A Voz de Brusque. Matéria publicada em 11 de março de 2006.