Entrevista Maria Gorete Debatin - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Maria Gorete Debatin1.jpg

MARIA GORETE DEBATIN: Filha de Osvaldo Schweigert e Frida Kormann Schweigert. Natural de Brusque, nascida aos 02.06.60. São em seis irmãos: Bernardino, Anselmo, Ilma, Antônio, Niberto e Maria Gorete. Cônjuge: Carlos Roberto Debatin, nascido aos 26.04.55 e casados aos 06.01.79. Um casal de filhos: Juciele e Evandro. Vereadora em Guabiruba e ativa atuante de iniciativas de cunho religioso.

Algum antecedente político?

Maria Gorete Debatin2.jpg

Sim, o primo-irmão, Egon Schweigert, foi vereador na legislatura 83/88, tendo presidido o legislativo e, também foi Vice-Prefeito, na Administração do Valério Luiz Maffezzolli, 89/92.

Como ingressou na política?

Maria Gorete Debatin3.jpg

Desempenhava um papel de liderança, como Coordenadora da Liturgia – Ministros e Vice-Coordenadora da Catequese, participante de visitas aos idosos doentes, levando a hóstia, e, num determinado dia - 27 de junho – estava preparando trabalhos – corações - na minha casa para levar para a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para as sete comunidades: Lajeado Alto, Lajeado Baixo, Guabiruba Sul, Aimoré, Rua São Pedro, Planície Alta e Centro, quando vieram convidar para ser candidata.

Como foi a campanha?

Maria Gorete Debatin4.jpg

Convidada, então, pelo partido PPB, hoje PP, a concorreu a uma cadeira no legislativo Guabirubense. Depois de conversar com a família e amigos, resolvi aceitar o convite. Durante a campanha visitei várias casas nas diversas comunidades do Município, principalmente no Centro, Aimoré, Pomerânia e Imigrantes; enfim quase todo o Município, ouvindo as necessidades e reivindicações do povo em geral. Com a ajuda da família e amigos consegui alcançar o objetivo de me eleger para vereadora. Estou trabalhando intensamente no legislativo para ajudar as pessoas e principalmente a comunidade guabirubense.

Com quantos votos obteve a eleição?

Maria Gorete Debatin5.jpg

Obtive a expressiva votação de 535 guabirubenses.

O que representa para Maria Gorete ser vereadora?

Maria Gorete Debatin6.jpg

Obtive, além da experiência na vida pública, muitos conhecimentos na área política. Por outro lado, em virtude do papel do edil estar limitado ao ato de legislar, fica-se impossibilitado no atendimento aos pedidos advindos da comunidade – quando em campanha a gente acha que vai poder ajudar mais as pessoas. É uma experiência nova, edificante e inesquecível.

Quantos e quais os vereadores na atual legislatura?

Maria Gorete Debatin7.jpg

São 11: José Leopoldo Rieg, Maria Gorete Debatin, Sérgio Kohler – irmão do Mathias, Márcio Gums, Osmar Kormann, Osmar Vicentine, José Carlos Baron, Ademir Bretzke, J. Romero Fiúza de Carvalho e Nilton Rogério Kohler.

E a Presidência da Câmara na atual legislatura?

Maria Gorete Debatin8.jpg

Foram na ordem: José Leopoldo Rieg, Márcio Gums e Sérgio Kohler, ressaltando-se, que na última seria eu, todavia troquei com o Sérgio Kohler. Deverei ser a próxima.

Pensa em reeleição?

Não, o tempo ocupado para exercer a vereança é muito expressivo, dificultando o convívio com os familiares. Pretendo a partir do término do mandato uma dedicação maior aos familiares.

Grandes nomes em Guabiruba?

Carlos Boos (in memoriam), Henrique Dirschnabel, Vadislau Schmidt, Ivo Fischer, João Baron, Valério Luiz Maffezzolli, Guido Antônio Kormann, Luiz Moser, Ivan Luiz Tridapalli, Vavá, Octívio Gums (in memoriam), Wilson Gums (in memoriam), Genésio Gums – Mão de Onça,( in memoriam), Anselmo Boos, Orides Kormann, Érico Vicentini, Geroldo Schumacher, Paulo Kohler, Érico Truppel, Ovídio Habitzreuter, Jorge Luiz Kohler, Aniberto Kohler, Valdir Riffel e Valério Gums e, os Padres: João Heidemann, Ivo Ritter, Mathias e Pedro Paloschi. Ainda, Vanete Comper – educação e Patrícia H. Gums –Saúde.

Fale de sua participação nos carismáticos?

Em maio de 2001, convidada pela Verônica e turma de Lageado Baixo –São Vendelino- comecei a participar dos carismáticos. Ainda naquele mês fui convidada para uma missa com o Padre João Backmann, em Itoupava –Blumenau. Depois, comecei a programar excursões todas as terças feiras - missa de repouso do espírito. Registre-se com um ônibus, hoje, com um pouco mais de tempo, já poderia levar dois ônibus de fiéis.

Fatos marcantes?

Um fato marcante e muito positivo, que lembro foi no ano de 2000, acompanhei – como ministra – o Padre Pedro Paloschi, abençoar casas na comunidade do Centro e Pomerânia. Outro fato marcante, foi quando a imagem de N.S. de Fátima veio de São Paulo em meu lar – entre as casas sorteadas – três residências – para receber a imagem, a minha foi uma delas, a casa ficou repleta de pessoas.

Em lido A VOZ DE BRUSQUE?

Sim temos recebido alguns números na Câmara, quando, então tenho lido.

O que faz Maria Gorete, hoje?

Além de mãe e esposa, sou vereadora, participo do Grupo de Orações, aproximadamente 30 famílias – através de minha amiga Anadir – sua filha, que trouxe a oratória – estamos conseguindo que as pessoas voltem a rezar mais o terço (inclusive, fica aqui o convite: a família que pretender participar, pode solicitar).

A oratória

Em outubro, rezamos diariamente na Gruta Nossa Senhora de Lourdes e todas as segundas feiras rezamos no cemitério.Inclusive, convidamos as pessoas – que sentirem chamadas – a participarem do nosso grupo de orações a participarem todas as segundas feiras, às 16 horas, na subida do Cemitério – Centro . A oração faz com que as pessoas alcancem seus objetivos de vida e possam enfrentar o dia a dia mais preparados espiritualmente. Ainda, faço a minha caminhada e uma vez por mês participo do café na APAE.

Referências

  • A Voz de Brusque. Matéria publicada em 28 de novembro de 2003.