Entrevista Luiz Fantini - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Luiz Fantini1.jpg

LUIZ FANTINI, popular Luizinho: Filho de Carlos Fantini (in memoriam) e Maria Mafra Fantini, natural de Brusque, nascido aos 01.12.52. São em quatro irmãos: Maria de Lourdes, Orlandina, Valério e Cláudio. Cônjuge: Vilma Alexandre Fantini, casados aos 21.09.72; dois filhos: Luiz Ricardo e Jonatas Alexandre e um neto: Kevin Ricardo e uma neta: Jenifer. Torce para o C.E. Paysandu e para o C.R. Flamengo. Ocupa o cargo de Coordenador do PACS –Programa de Agente Comunitário de Saúde e Coordenador das Unidades Básicas de Saúde do Município de Brusque.

Luiz Fantini2.jpg

Como foi sua infância e juventude?

Foi muito difícil, pois perdi meu pai aos seis anos, ficando com a mãe, viúva aos 20 anos, com quatro filhos e desempregada, portanto, dá para imaginar que infância tive, ou seja, passando muitas dificuldades, inclusive fome; até aos 14 anos sai com uma enxada, para capinar nas casas do centro da cidade, a troco de levar algum alimento para casa. Aos 14 anos iniciei meu primeiro emprego de carteira assinada, a saber, no dia 02.02.68, permanecendo até 10.10.2003, quando obtive o benefício previdenciário na C.M.B. Metalúrgica Brusque.

Como foi a educação recebida de seus pais?

Apesar de ter perdido meu pai cedo, posso dizer que tive boa educação por parte de minha mãe e de meu avô paterno, o vô Luiz, agregado a responsabilidade que me foi passada, já no início da minha adolescência, acredito que foi fundamental na formação de minha educação e meu caráter.

Como conheceu a Vilma?

O pai dela tinha um salão de baile e uma lanchonete próximo a minha casa; eu freqüentava a lanchonete, e um dia a gente se olhou de uma maneira diferente, como se diz, pintou um clima, e aí tudo começou, perdurando já por praticamente 35 anos.

O casamento ainda é válido?

O casamento sempre será válido, quando a sua realização estiver fundamentada na única base de sustentação existente entre dois seres, que decidem juntos, que é o amor. O problema de hoje em dia é que banalizaram o casamento. Atualmente, dois jovens se encontram nas baladas, como eles dizem, passam a mora juntos, amanhã e, separam-se na semana seguinte, ressalte-se grande parcel é culpa também dos pais.

Como surgiu o atendimento na área da saúde, via Agentes Comunitário de Saúde?

Surgiu em 2002, quando o Prefeito Ciro Marcial Roza iniciou a maior revolução na área da saúde, no município de Brusque com a implantação do PSF – Programa Saúde da Família, e teve a ousadia de implantar, já no início, equipes em toda a periferia do município; foi aí que me inscrevi como Agente Comunitário permanecendo por dois anos.

Quantos Agentes de Saúde há no quadro de pessoal para atender toda a comunidade brusquense?

Atualmente o quadro é formado por 159 Agentes de Saúde.

Como deve agir um Agente de Saúde em sua área de atuação?

O Agente de Saúde deve agir, principalmente, com ética profissional, cadastrar e acompanhar as famílias de sua área de atuação, acompanhar as gestantes no seu período de gestação. Prestar acompanhamento dos recém-nascidos, verificar e fiscalizar as carteiras de vacinação das crianças de 0 a 7 anos, proceder o cadastramento da bolsa família, cadastrar hipertensos e diabéticos no Programa Hiperdia, enfim, o Agente de Saúde leva informações das Unidades de Saúde e traz informações da comunidade para as Unidades de Saúde.

Com que freqüência deve o Agente passar na mesma residência?

As visitas dos Agentes Comunitários são muito relativas, depende da necessidade da família – por exemplo: o Programa pede pelo menos uma visita por mês, mas no caso de uma pessoa acamada, um recém-nascido, na impossibilidade dessa pessoa chegar à Unidade de Saúde, o Agente de Saúde fará também visitas quando necessário.

Têm pessoas que estão abusando, em pretender que o Agente de Saúde pegue receita médica, busque remédio e marque consulta?

Existe alguns pontos que às vezes causam certa confusão, não é função do Agente entregar remédio nas residências, até mesmo porque as Agentes não têm conhecimento sobre medicamentos e corre o risco de trocar a medicação na hora da entrega e quanto a marcação de consulta e pegar receita existe as exceções quando trata-se de um paciente acamado, quando faz-se necessário a visita domiciliar do médico ou enfermeira, ai sim, o Agente poderá agendar esta consulta.

Como candidato nas últimas eleições: não saíram muitos candidatos na área da saúde?

Depende do ponto de vista de cada candidato, eu, por exemplo, na última eleição participei com dois objetivos: adquirir experiência e fazer o máximo para manter o atual administração, que era muito importante para o município e para o prefeito dar continuidade aos seus projetos.

Pensa em sair candidato no próximo pleito eleitoral? Qual o partido?

Dependerá de meu partido, se achar necessário a minha participação, agora com mais experiência e com um trabalho realizado junto à Secretaria de Saúde há quatro anos estou a disposição. Agora se meu partido achar que tenho que apoiar outro candidato assim o farei, sou apenas um soldado do meu partido. Meu Partido é o DEM.

Praticou algum tipo de esporte?

Joguei futebol durante vinte e dois anos, como zagueiro central, registre-se, sem nunca ter sido expulso.

Exerceu algum cargo na comunidade?

Fui presidente da AFAB – Associação de Futebol Amador de Brusque, durante quatro anos, presidi a Associação de Nova Brasília por três anos e também a de Santa Terezinha por um período de três anos.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, na semana de 26 de agosto a 08 de outubro de 2007.