Entrevista Luís Henrique Blumer - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Luís Henrique Blumer.

Apresentação:

Nasci em Limeira-SP aos 29/08/1966, filho de: Luiz Blumer e da saudosa Erina Atmina Biscioni Blumer. Casei com Maria Roseli Mosimann Blumer, aos 17/10/1992. Torço pela Internacional de Limeira, Palmeiras (por hereditariedade), adotando também o Brusque como time de preferência. Minha formação escolar: Administrador e Segurança do Trânsito.

Sonho de Adolescência?

Conhecer o Brasil de norte a sul.

Pessoas que o influenciaram?

Meu pai, minha mãe foram determinantes na formação da minha personalidade, educação e na minha religiosidade. Quando li na adolescência sobre a vida e os ensinamentos de Mahatma Gandhi comecei acreditar em gestos da não violência como meio de transformar a sociedade. Uma frase dele que expressa bem isso: "Olho por olho, e o mundo acabará cego".

Como foi sua formação escolar?

Cursei o ensino fundamental em escola pública e me orgulho desta fase, o ensino médio no Colégio Técnico de Limeira - Unicamp, no curso de Técnico em Estradas e o superior Administração e Segurança de Trânsito na Univali - Itajaí.

Palhinha da vida profissional?

Minha carreira profissional iniciou em 1984 numa empresa de consultoria e projetos de construção em Campinas SP, em 1988 fui contratado pela Prefeitura de Brusque. Nesse começo na prefeitura fui um dos desenhistas da primeira planta do Parque Zôobotânico.

Quais as suas atribuições como Diretor de Trânsito?

Trabalho desde 1995 na área de trânsito em Brusque atualmente IBPLAM que é o órgão gestor do trânsito, do transporte escolar e do transporte coletivo e individual de passageiros. Ocupo o cargo de diretor com a responsabilidade de promover a melhor qualidade possível nas ações deste órgão, tanto na fiscalização, na sinalização e principalmente num programa educativo propiciando a conscientização de condutores, ciclistas e pedestres. Mesmo diante de inúmeras dificuldades me sinto realizado profissionalmente.

A administração Danilo/Venzon construiu a Ponte Antônio Nicolau Maluche, facilitando o trânsito entre Dom Joaquim, Maluche e Guarani, esvaziando a circulação pelo Centro e a pavimentação da Avenida Guilherme Wegner, ligando a Rua Blumenau com a Rua São Pedro. No governo Hilário/Bonatelli construiu-se a ponte ligando o Bairro Santa Terezinha ao Bairro Batêas e foi asfaltado praticamente as vias principais que eram de paralelepípedos. A gestão Ciro M. Roza/Dagomar construiu, parcialmente a Beira Rio, oportunizando passagens alternativas e a Ponte do Trabalhador, ligando o Bairro Santa Rita ao Bairro São Luiz. A atual administração Paulo R. Eccel e Farinha estão alterando o direcionamento do trânsito. O que será melhorado no sistema viário?

Desafios surgem todos os dias, além do trabalho corretivo no sentido de evitar problemas pontuais, é necessário um planejamento para o sistema viário, como a abertura de novas vias e o melhor aproveitamento das vias existentes. Pontes são sempre importantes para ampliar as opções de travessia do Rio Itajaí Mirim, já que o desenvolvimento da cidade acontece tanto no lado norte como no lado sul da cidade. A conclusão das avenidas beira rio trará com certeza grande facilidade de deslocamento na cidade. Vale ressaltar que a atual administração - Paulo Eccel/Farinha - está imprimindo uma série de alterações no trânsito que vem contribuindo para melhorar o fluxo de veículos.

Futuramente se planejássemos a colocação dos pontos de ônibus fora do leito carroçável, não somaria para facilitar o sistema viário?

Seria a condição ideal podermos criar baias com uma maior largura para que os ônibus ao parar para o embarque e desembarque dos passageiros pudessem ficar fora da faixa de circulação dos veículos, pelo menos nos pontos mais críticos, evitando assim, paradas desnecessárias e perigosas para os demais veículos. A legislação municipal deveria prever afastamentos especiais das construções com esta finalidade.

Na sua opinião quais os pontos cruciais no sistema viário?

Importante para o trânsito hoje da nossa cidade é implantar um sistema de transporte coletivo integrado com qualidade atraindo usuários que atualmente utilizam carros ou motocicletas para se dirigirem ao trabalho, escola etc. O planejamento ordenado através do uso e ocupação racional do solo garantindo que construções, como grandes centros comerciais, indústrias entre outras que possam gerar grande fluxo de veículos não sejam instaladas em locais onde possam interferir negativamente no fluxo normal da via. Desenvolver serviços nos próprios bairros evitando o deslocamento desnecessário das pessoas. Implantar ciclovias e ciclofaixas para incentivar o uso das bicicletas como meio novamente de transporte. E o mais importante um programa permanente de educação para o trânsito nas escolas de nível fundamental e médio para uma mudança verdadeira no comportamento das futuras gerações.

Brusque já não comporta passarelas, por exemplo em frente a Praça Barão de Schneeburg e na FIP?

Há ocasiões em que a situação ideal seria a implantação de passagens para pedestres em um nível diferenciado a dos veículos, no sentido de garantir segurança e fluidez tanto dos veículos como dos pedestres, mas existe uma dificuldade grande primeiro em função dos custos de implantação, depois em função de garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, as rampas necessárias tem que ser longas para permitir uma declividade dentro das normas. Outro fator importante é o trabalho de educação para que estes pedestres utilizem essas passarelas não interpretando que estas rampas sejam demasiadamente longas.

O que pensa sobre a circulação no sentido mão inglesa na Rua Benjamin Constant entre a Rua Felipe Schmidt e Av. Otto Renaux, bem como na Rua João Bauer entre a Rua Felipe Schmidt e Av Otto Renaux?

Normalmente as vias que melhor se adaptam para o sentido de circulação em mão inglesa (circulação pela esquerda), são ligações de vias em trechos curtos, e somente podem ocorrer como ligação de vias em mão única para não gerar conflito na interseção. Trechos longos acabam gerando dúvidas ao condutor que naturalmente tendem retornar ao lado direito da via, já que é a regra geral de circulação. A mão inglesa em algumas situações facilitam a circulação evitando o cruzamento desnecessário entre os veículos.

Se não fosse Administrador em Segurança no Trânsito?

Talvez atividades ligadas à engenharia mecânica.

O que é uma sexta feira perfeita?

Uma sexta feira perfeita é aquela que deixa a sensação de missão cumprida, prometendo um final de semana calmo e com bastante sol.

Costuma ler jornais?

Apesar de hoje estarmos na velocidade das notícias pela internet, tenho por hábito sim ler jornais, principalmente os nossos jornais locais.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 4 de maio de 2010.