Entrevista Libertrau Eccel - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Libertrau Eccel1.jpg

LIBERTRAU ECCEL: Filho de Paulo Eccel e Theodora Mafra Eccel, natural do Moura, Canelinha, nascido aos 12.04.41, casado com Laura, filha de Natal Floriani e Alma Muller Foriani, nascida em Brusque, aos 21.02.41, casados aos 15.06.60. Cinco filhos: Sandra Regina, Marcelo, André Cecove, Raquel e Márcio (in memoriam); sete netos: Emmanuele, Luiz Fernando, Nicole Caroline, Gustavo, Vinícius, Henrique e Arthur. Torce pelo Paysandu e Flamengo.

Libertrau Eccel2.jpg

Uma palhinha da descendência

Sandra Regina, filhos: Emmannuele e Luiz Fernando; Marcelo, filhos: Nicole e Caroline e os gêmeos: Gustavo e Vinícius;Andre Cecove,não tem filhos;Raquel,filhos, os gêmeos Henrique e Arthur.

Libertrau Eccel3.jpg

vida profissional?

Libertrau: Fui tecelão durante vinte anos, depois trabalhei na Livraria Cristal, por dois anos, em seguida fui Representante do Funrural – Representante de municípios: Brusque, Botuverá, Guabiruba, Vidal Ramos, Nova Trento e Leoberto Leal. Na sequência, por uns cinco anos funcionário da Fundação Catarinense do Trabalho – FUCAT – Representando onze municípios e, finalmente, trabalhei na Prefeitura por sete anos como Coordenador da Merenda Escolar, sendo, quatro na Administração 89/92 e, três, na gestão 93/96 e, finalmente, durante três anos, como Diretor de Compras, no Governo 97/2000, até obter o benefício previdenciário. Laura: trabalhei na Krieger durante seis anos, casei, depois trabalhei como costureira, e, finalmente, obtive o benefício previdenciário e continuo atendendo na Cantina do Honório.

Libertrau Eccel4.jpg

34 anos de Cantina no Honório Miranda?

Em janeiro de 1971, ao terminar o ginasial, o Euclides Visconti ofereceu a Cantina do Honório Miranda, para administrarmos, no sentido de atender os alunos com lanches, refrigerantes, salgadinhos, balas e doces. A cantina é um local muito aconchegante, ela proporciona o congraçamento e firma laços de amizade com os alunos, além de promover uma ligação muito forte com eles, através dos anos. Ressalte-se, que muitos alunos de hoje, tiveram também os seus pais no Honório e utilizaram a Cantina.

Libertrau Eccel5.jpg

Um breve relato do Honório Miranda? Os saudosos Mário Mayer, Celso Westrupp, um baluarte da CNEC;Nilo Imhof, Darci O. Diegoli, Oly Rodrigues, e os lideres Celso Westrupp, Laércio Knihs, Euclides Visconti, Ascânio Sedrez, Ilda Krause?

Mário Mayer um batalhador pela CNEC; Euclides Visconti, fundador e abnegado, mantinha os alunos, mesmo sem condições financeiras; Laércio Knihs, foi meu Professor de Geografia, grande mestre; Ilda Krause, interessante, uma alemoa ensinando Português, e com classe; Ascânio Sedrez, um grande entusiasta da CNEC; Oly Rodrigues, um pequeno grande Professor de Geografia, era uma dificuldade para trabalhar com mapas no quadro negro; Nilo Imhof, Professor de Ciências e interessado pelas coisas da CNEC;

O Grêmio 8 de março e a Academia Olavo Bilac?

Presidi o Grêmio 8 de março por quatro anos e a Academia Olavo Bilac, durante um ano. Formalizamos intercâmbio cultural com o Pedro Fayal (Itajaí) e inúmeras promoções sociais e culturais. Velhos bons tempos aqueles.

Libertrau Eccel6.jpg

E a Presidência da CNEC?’’

Na época, em que Mário Mayer, de saudosa memória, presidiu a CNEC, era o Vice; com o falecimento dele assumi a Presidência

Vereador em duas legislaturas? Naquela oportunidade a Câmara era composta por 13 integrantes, lembra quais eram os vereadores e os suplentes?

Na Legislatura 77/82: Eu (Libertrau Eccel), Luiz Hamilton Martins, Estevão A. de Oliveira, Hélio Habitzreuter, César Gevaerd, José Celso Bonatelli, Jorge Romeu Dadan, Célio Fischer, Antônio de Souza, Euclides José Lopes, Mário Hoefelmann, Helmuth Hort, Pedro Vailati e o suplente Sílvio Leoni. Na Legislatura 83/88: Eu (Libertrau Eccel), Ivo Mário Visconti, César Gevaerd, Marcelino Schlindein, Célio Fischer, José Zancanaro, Juarez Piva, José Luiz Cunha, Osmar Ristow, Mário Hoefelmann, Euclides José Lopes, Paulino Marcelino Coelho e Valdir Wilke, e os suplentes:Ivo Mário Melato, Érico Day, Estevão A. de Oliveira, Hélio Habitzreuter.

Libertrau Eccel7.jpg

Algum fato a ser lembrado?

O fato que bem me lembro foi que o Piva renunciou, para assumir no Judiciário. Marcelino Schlindwein também renunciou para ir trabalhar no BESC de Criciúma.

Quais os edis que presidiram a Casa Legislativa no período em que você foi vereador, ou seja de 77/88?

De 77/79 foi Jorge Romeu Dadan, de 79/81, Hélio Habitzreuter, de 81/83, César Gevaerd, de 8385, Juarez Piva, de 85/87, Ivo Mário Visconti e 87/88, Valdir Wilke.

Como vê o Legislativo atual com todos os vereadores da situação?

Acho que é prejudicial ao funcionamento e entrelaçamento dos poderes legislativo e executivo. Com oposição estabelece-se as bases do regime democrático, discute-se projetos e aproveita-se o conjunto de elementos que integram o legislativo, sendo todos da situação é só dizer ‘amém’.

A filha Prefeita em Nova Trento? Filha de peixe, peixinho é?

É o que dizem, Sandra Regina foi a única filha que seguiu meus passos na política. Foi vereadora, registre-se, a segunda mais votada, foi Vice-Prefeita e agora, Prefeita. É um orgulho muito grande para nós, ademais é uma brusquense em outras plagas. Vale ressaltar, ainda, que nossos avós era de lá.

Como vê a atual administração municipal?

Não comungo. O Prefeito é muito concentrador e autoritário.

O Brasil tem acerto?

Sempre há uma luzinha no fundo do poço, fazendo com que nossa esperança permaneça acesa.

O que fazem Libertrau e Laura, hoje?

Hoje, somos aposentados,atendemos na Cantina do Honório e cultivamos uma pequena hortazinha – Libertrau: gosto de passar o tempo num dominó

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 29 de janeiro de 2005.