Mudanças entre as edições de "Entrevista José Jair da Silva - Luiz Gianesini"

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
(Criou página com 'thumb|right|150 px|Nosso entrevistado José Jair da Silva. Na foto como neto Henrique (Gramado).O entrevistado da semana é o corretor de im…')
 
Linha 39: Linha 39:
 
'''Equipes em que atuou?'''
 
'''Equipes em que atuou?'''
  
[[Ficheiro:José Jair da Silva2.jpg|thumb|right|150 px|08/08/10 - Jogo comemorativo: veteranos do Paysandu x Carlos Renaux.]]Iniciei nos infantis do CACR, depois fui para o Nacional, em seguida, juvenis do CACR, passei para o Paysandu como profissional, onde permaneci por uns dois anos. Diante da dificuldade em dispor de tempo para me dedicar ao profissional, fui para o futebol Amador: Santa Luzia – onde fiquei por uma década e finalmente no Guarani da General Osório.
+
[[Ficheiro:José Jair da Silva2.jpg|thumb|right|150 px|08/08/10 - Jogo comemorativo: veteranos do Paysandu x Carlos Renaux. Jair com a faixa de campeão pelo Guarani, ladeado por Arnaldo e Boetger.]]Iniciei nos infantis do CACR, depois fui para o Nacional, em seguida, juvenis do CACR, passei para o Paysandu como profissional, onde permaneci por uns dois anos. Diante da dificuldade em dispor de tempo para me dedicar ao profissional, fui para o futebol Amador: Santa Luzia – onde fiquei por uma década e finalmente no Guarani da General Osório.
  
 
'''Posição?'''
 
'''Posição?'''
Linha 63: Linha 63:
 
'''Árbitros?'''
 
'''Árbitros?'''
  
[[Ficheiro:José Jair da Silva3.jpg|thumb|right|150 px|Jair com a faixa de campeão pelo Guarani, ladeado por Arnaldo e Boetger.]]Entre outros citaria : José Carlos Bezerra e Orlando de Souza.
+
[[Ficheiro:José Jair da Silva3.jpg|thumb|right|150 px|Jogo comemorativo, Paysandu x Carlos Renaux veteranos.]]Entre outros citaria : José Carlos Bezerra e Orlando de Souza.
  
 
'''Espelhava-se em alguém?'''
 
'''Espelhava-se em alguém?'''
Linha 99: Linha 99:
 
'''Como surgiu o nome MORAL?'''
 
'''Como surgiu o nome MORAL?'''
  
[[Ficheiro:José Jair da Silva4.jpg|thumb|right|150 px|Jogo comemorativo, Paysandu x Carlos Renaux veteranos.]]Foi resultado das iniciais dos nomes dos três filhos: M do Maicon, OR, do Rodrigo ( invertida) e AL de Alexandre
+
Foi resultado das iniciais dos nomes dos três filhos: M do Maicon, OR, do Rodrigo ( invertida) e AL de Alexandre
  
 
'''Três grandes negócios que marcaram como corretor?'''
 
'''Três grandes negócios que marcaram como corretor?'''

Edição das 10h23min de 25 de março de 2013

Nosso entrevistado José Jair da Silva. Na foto como neto Henrique (Gramado).

O entrevistado da semana é o corretor de imóveis José Jair da Silva, filho de José da Silva, popular Zé Navalha e de Ida Contensini da Silva; casado com Selma Luzia Moresco da Silva com a qual tem três filhos: Maicon, Rodrigo e Alexandre. Torce para o Brusque (antes pelo CACR), Santos e Vasco da Gama.

Quais as memórias da infância?

Como a maioria das crianças naquela época ajudava em casa, ia a escola, jogava futebol e pescava.

Sonho de criança?

A partir dos 10 anos queria ser jogador de futebol

Juventude?

Ia a escola, trabalhava e jogava futebol.

Histórico escolar?

Cursei o primário no Feliciano Pires, fiz o segundo grau no Honório Miranda e Técnico Contábil nos São Luiz

Matéria que mais gostava?

Geografia.

E a que mais detestava?

Matemática.

Pessoas que influenciaram?

Minha mãe e o saudoso Érico Contensini

Grandes professores?

Entre outros citaria os saudosos Padre Orlando Maria Murphi e Érico Contensini e também Evaldo Moresco, interresante apesar de não gostar de matemática

Como conheceu a Selma?

Como era praxe na nossa juventude, encostávamos nas proximidades do Hotel Gracher, hoje Schopping Gracher e ficávamos observando as mulheres transitarem e numa dessas passagens aconteceu cruzarmos os olhares.

Equipes em que atuou?

08/08/10 - Jogo comemorativo: veteranos do Paysandu x Carlos Renaux. Jair com a faixa de campeão pelo Guarani, ladeado por Arnaldo e Boetger.

Iniciei nos infantis do CACR, depois fui para o Nacional, em seguida, juvenis do CACR, passei para o Paysandu como profissional, onde permaneci por uns dois anos. Diante da dificuldade em dispor de tempo para me dedicar ao profissional, fui para o futebol Amador: Santa Luzia – onde fiquei por uma década e finalmente no Guarani da General Osório.

Posição?

Lateral direito, tendo atuado em alguns jogos na lateral esquerda.

Vitória inesquecível?

Foi atuando com a jaqueta bugrina – Guarani da General Osório – na final do campeonato da Liga, quando vencemos o Santa Luzia na final e sagramos campeões invictos

Derrota atravessada?'

Foi a derrota para o 14 de junho de Bateas no campeonato infantil da Liga, quando ficamos vice-campeões

Grandes dirigentes?

Jorge Bianchini e os saudosos Nelson Gehrard Appel e Genésio Minela

Treinadores?

Itamar Montressor e Capitão Monguilhotti

Árbitros?

Jogo comemorativo, Paysandu x Carlos Renaux veteranos.

Entre outros citaria : José Carlos Bezerra e Orlando de Souza.

Espelhava-se em alguém?

Não diria que me espelhava, mas admirava o caráter do Bijo

Bons atletas?

Entre outros destacaria: Bijo, Kussi, Aroldo Imhof, Quidinho, Juquinha (um meio campo do CACR), Nica (Santa Luzia), o Carlinhos Wehmuth, Solis, Messias , Tuchê , o saudoso Edson Cardoso e Esnel.

Títulos?

Vice-campeão infantil pelo Nacional,campeão infantil com a jaqueta do CACR, campeão – duas vezes – pelo Santa Luzia, e Guarani – 3 a 4 vezes

O que você apostou e não deu certo?

No futebol. Pelas condições da época tínhamos que trabalhar, assim a coisa travou.

O que você aplica das aprendizagens que teve?

O respeito ao ser humano, independentemente do sexo, raça, religião e classe social

Alegrias?

O casamento com a Selma, o nascimento do Maicon, Rodrigo e Alexandre, o nascimento do neto Henrique, bem como ter acertado o passo ao seguir a carreira de corretor de imóveis, possibilitando uma abertura tanto para ampliar o conhecimento profissional, como para aumentar os contatos com pessoas de diversas classes sociais.

Decepção

Foi não ter contribuído seguidamente com o Instituto de Previdência Social

Trajetória profissional?

Iniciei na antiga oficina do Zeno Belli, depois trabalhei Material de Construção Barni, em seguida fui para Archer, Em 1968 fui servir o 23 BI, retornei ao Archer (Atacado e Supermercado) tendo iniciado como auxiliar de escritório e chegado a Chefe do Caixa Geral. Em seguida fui para a Imobiliária Moresco – naquela época “captador de imóveis (não tinha carteira de corretor), dois anos após consegui a carteira do CRECI. Na sequência montei a empresa Moral Imóveis, depois alterei para Jair Corretor de Imóveis, uma empresa autônoma.

Como surgiu o nome MORAL?

Foi resultado das iniciais dos nomes dos três filhos: M do Maicon, OR, do Rodrigo ( invertida) e AL de Alexandre

Três grandes negócios que marcaram como corretor?

A venda da casa para o Luciano Hang, da Havan, a venda do apartamento para Osmar Zen (Vetor) e a venda do terreno para a empresa MetVisa (máquinas para processar alimentos)

O que faz hoje?

Sou corretor, jogo futebol suíco master (nas dependências do Hélio Silva, no Paquetá), faço caminhada e participo do grupo de casais – equipes Nossa Senhora.

Referências

  • Jornal Em Foco. 2013.