Entrevista José Bonus Leite Carroso - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
José Bonus Leite Carroso1.jpg

JOSÉ BONUS LEITE CARROSO: Nascido em Curitibanos aos 15.11.1924, vindo para Botuverá no início de 1951, quando, ainda, era distrito de Brusque. Casado com Diomira Pedrini, os quais tiveram os seguintes filhos: Elídia Vitória, Maria Marise (in memoriam), Suzete Maria, Carlos Roberto, Margarete Terezinha e Vera Maria. Foi ativo integrante do Rotary.

Como foi o início? O que observou e o marcou ao chegar?

José Bonus Leite Carroso2.jpg

Ao chegar, no então, distrito de Botuverá, no início de 1951, estabeleci-me com uma pequena farmácia e um gabinete dentário. Ao observar, que não havia nenhuma escola pública, apenas uma escola que funcionava numa pequena casa de madeira velha, escorada com vigotes de madeira para não cair, inconformado com aquela triste realidade, contatei com alguns políticos de Brusque, Prefeito e Vereadores, para tentar resolver a situação, com a possível construção de um prédio escolar, porém não consegui nenhum apoio.

Como investiu-se, politicamente, e como surgiu o Município de Botuverá?

Ingressei na política no PTB de Getúlio, sendo cabo eleitoral do deputado estadual Brás Alves, que foi eleito com expressiva votação na localidade de Botuverá. Como Botuverá era um distrito de Brusque, não era possível fundar um partido. Procurei a Câmara de Vereadores de Brusque, para votar uma lei, desmembrando Botuverá de Brusque. Também conversei com o Carlos Boos, para que também fizesse o mesmo com Guabiruba, todavia, foi mito difícil conseguir votação necessária para o desmembramento. Somente, após dois anos, consegui-se um empate de votos na Câmara de Vereadores. Sendo que João Batista Martins, presidente da Câmara, votou pelo desempate, ou seja, a favor do desmembramento. Registre-se que, a Assembléia Legislativa do Estado, não aprovou, então através do Dr Raul Schaefer – recorremos ao STF, na época no Rio de Janeiro, culminando após 30 dias o voto em favor do desmembramento. Assim, iniciou-se nova vida política do Município de Botuverá. Foi instalado, definitivamente, o Município de Botuverá.

O que resultou desse contato com o Raul Schaefer?

Fundaram-se assim os primeiros partidos políticos, assumindo em compromisso com o Raul Schaefer e Francisco Roberto Dal’ Igna, surge o diretório do PTB, sob a minha presidência e do PSD, do Dr Raul Schaefer, sendo presidido pelo sogro, Dionísio Pedrini.

No início quem comandou administrativamente o Município?

O primeiro Prefeito nomeado foi o Zeno Belli, de Brusque, por ter vínculo familiar com Botuverá. Com a eleição, foi eleito Sebastião Tomio, do PSD, que venceu Dionísio Pedrini do PTB. Na ocasião concorri pelo PTB e fui eleito o vereador mais votado, assumindo a Presidência da Casa Legislativa. Começou assim o trabalho, porém, no início muito difícil, pois o Município não possuía nenhuma carroça, muito menos caminhão. N a educação, empreendeu-se mais esforços, consegui com a Igreja Matriz, um terreno para a construção do Grupo Escolar. Com o Governador Irineu Bornhausen, foi feito o lançamento da pedra fundamental e, em seguida, partiu-se para a construção do prédio, denominado de Grupo Escolar Padre João Stolte, a saber o primeiro prédio público escolar na história de Botuverá. Antes, denominado de Francisco de Assis.

A revolução de 64, implicou em alterações de percurso? Como foi sua eleição à Prefeito e o que ressaltaria de sua administração?

Após a revolução foram extintos os partidos políticos. Fundo-seu o MDB, pelo qual saí como candidato e me elegi com expressiva maioria de votos. Com ajuda do Padre Orlando Maria Murphy, implantei o ginásio, hoje oitava série. Construí o prédio da Biblioteca Pública, com a compra de livros para servir aos alunos que não tinham condições para adquiri-los. Firmei convênio com o Instituto Estadual do Livro, recebendo mil volumes por ano. Construí escolas municipais em todas as localidades. Equipei as escolas com fogão à gás, para a merenda escolar. Como Prefeito, ainda, instalei a primeira unidade sanitária do Município, mais tarde o Posto de Saúde, tudo com recursos da Prefeitura. Projetei a construção do Hospital e, enquanto, não havia recurso, firmei convênio com o Hospital Dom Joaquim, uma vez que o agricultor não tinha direito a nada. Todas as mulheres parturientes era atendidas por conta da Prefeitura. Município com poucos recursos, fiz convênio com o DNRU, para erradicar a verminose em todo o Município. Foram 700 latrinas – patentes, conseguimos com a medida erradicar 80% da verminose no Município.

No último pleito o Sr teve participação ativa?

Por motivos de saúde, não fiz campanha para Prefeito e Vereadores, ficando neutro, até por estar ausente do Município.

Como é ser Vereador e Prefeito de um Município do porte de Botuverá?

Era uma ousadia, pois haviam vereadores que não sabiam nem ler, portanto, não sabiam a finalidade das leis e era difícil convencê-los. Ser Prefeito, na época, do golpe militar, com a minoria dos vereadores, e a maioria semi-analfabeta, que não aprovavam os projetos de leis, mesmo que fossem benéficos. Por ser contra a revolução, fui preso político, e era obrigado a me apresentar na capital do Estado, toda semana. O município não tinha arrecadação, nem recursos para o mínimo necessário.

A administração estadual e federal na época?

A administração estadual, na época, estava a cargo do Governador Ivo Silveira. Foi um bom governo. Sucedeu-lhe no Governo, o Colombo Salles. A nível federal, foi um governo revolucionário, que pouco fazia pela nação.

Como o Sr vê a introdução da urna eletrônica no processo eleitoral?

A modernização faz-se necessária, até mesmo, na política. Com o advento da urna eletrônica agilizou - se a votação e deu-se menos chance à fraude. Ficou ótimo para apuração dos votos.

Participou em congressos e eventos?

Participei de vários congressos de Prefeitos e Vereadores, buscando experiências, parcerias e soluções, para os vários problemas. Fiz o Curso de Administração Política.

Faria hoje o mesmo percurso na vida?

Se fosse necessário faria, pois não sei viver fora da democracia.

Como foi a atuação junto ao Rotary?

Fui o fundador do Rotary em Botuverá e também presidi esse importante Clube de Serviço

Alguma consideração final?

Só realçar que, além do PTB, o qual presidi por 2 anos e hoje sou delegado de partido, fundei 3 (três) partidos políticos, a saber: PTB, MDB e PMDB. Eleito vereador nos 3 partidos, sendo que no PMDB, por duas legislaturas e, quando no PTB, ocupei a Presidência do Legislativo. Na administração de Paulo Afonso – rompi relações, pelo fato do mesmo discordar do asfaltamento entre Botuverá e Brusque. E por último, fundei, ainda, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Botuverá e, fui preso político por ter fundado uma cooperativa elétrica, em que confundiram com o comunismo.

Referências

  • Jornal A Voz de Brusque. Entrevista publicada em duas edições: em 30 de setembro e em 20 de outubro de 2001.