Entrevista Jorge Romeu Dadan - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
A família: O casal Jorge e Áurea com os filhos Patrícia, Charles e Christian.

Dr JORGE ROMEU DADAN: Filho de Romeu Dadan e Virgínia Trainotti Dadan, natural de São João Batista, nascido aos 12.02.35. Irmãos: Elias, Saturnino, Doraci, Eurídes, Glória, Aseli, Jorge, Solina e Santa. Cônguge: Aurea Albani Dadan, casados em 03.06.61. Três filhos: Charles, Patrícia e Christinan. Três netos: Charles Júnior, Felipe e Manoela. Delegado de Polícia aposentado, Advogado e Professor. Torce pelo Santos , Flamengo e pelo tenista Guga.

Formatura em Direito.

Uma palhinha da descendência

Dr Charles – Cirúrgião Dentista – casou com Ana Luiza Maurici, filho: Charles Júnior; Patrícia - Professora - caso com Raimundo Carlos Marchi, filhos: Felipe e Manoela e Dr Christin – Advogado e Microempresário – é solteiro.

Jorge Romeu Dadan3.jpg

Como foi a formação escolar?

Oriundo de modesta família de agricultores, estabelecida na localidade de Rio do Braço, em São João Batista, fiz meus estudos primários na Escola Estadual daquela localidade. Aos onze anos ingressei no Seminário dos Padres do Xavier de Rio do Oeste, formando-me no ginasial. Em seguida cursei dois nãos do Científico no Seminário dos Padres do Consolata em São Manoel, em São Paulo. Completei o Científico em Tijucas no Curso Normal Regional Luiz Augusto Crespo, anexo ao Colégio Estadual Cruz e Souza. Em 1956, em Brusque, cursei a terceira série do Curso Normal São Luiz. Em seguida tirei Licenciatura em Português – primeiro grau - pelo MEC e em 1973, colei grau de bacharel em Direito na Fepevi – Faculdade do Vale do Itajaí. Em 1979, após concurso de ingresso, fiz a Academia de Polícia Civil, tendo sido nomeado Delegado de Polícia para Concórdia.

Legislatura 73/77: Celso Westrupp, Jorge R. Dadan, Euclides Visconti, Bento Cadore, João Garcia Venturelli, Ambrósio da S. Mafra e Nelson Penk.

E a vida profissional?

Iniciei a atividade profissional em 1953, como Professor Extranumerário Diarista, nas Escola Estadual Tajuba – I, em São João Batista. Fui Regente de Ensino Primário Padrão I -2, com exercício em diversas escolas e grupos estaduais. Em 1958, após formado Professor Normalista, vim para Brusque, como Diretor do Grupo Escolar Feliciano Pires, em substituição à Professora Olga Ramos Krieger, que se aposentara, permanecendo até 1960. Em 1961, passei a dirigir o Grupo Escolar Dom João Becker, onde sai para lecionar Português no Colégio São Luiz, por força de um convênio existente entre o Colégio e o Governo do Estado, permanecendo de 1961 até 1979, tendo um ano antes lecionado na Escola Técnica de Comércio São Luiz. De 1964 a 1993, lecionei Português e direito usual no Colégio Cônsul Carlos Renaux, período noturno. Lecionei quatro anos no Seminário de Azambuja e no Honório Miranda, nos primeiros anos de sua fundação. Fui Delegado de Polícia e exerço a advocacia.

Jorge e Áurea com o casal Merico - Prefeito Jorge, aqui presidente do Legislativo.

Lembrança positiva?

Ter participado, como bacharel em direito, do Projeto Rondon, em Castelo do Piaui (PI), no período de 03.01 a 10.02.72. Outra lembrança positiva, foi ter dormido em rede durante o Projeto Rondon.

Jorge Romeu Dadan6.jpg

Fato marcante?

Um fato que marcou minha carreira foi ter sido Diretor do Grupo Escolar Feliciano Pires, em 1958, à convite do saudoso Mário Olinger. Na época, ainda um jovem com 23 anos, na frente do maior estabelecimento de ensino da cidade, vez que o estabelecimento de ensino era composto de um quadro de 43 professores, distribuídos pelos três turnos de ensino.

Casamento com Áurea.

Fato inédito?

Ter trazido à Brusque, durante minha gestão de governador distrital do Lyons, em 95/96, os maiores dirigentes do Lyons Internacional, Diretores Internacionais e todos os 30 governadores distritais do Brasil, para uma visita ao Lar dos Idosos e, um almoço com autoridades locais.

Entregando o diploma a Áurea, sua futura esposa.

A vida política?

Fui vereador na legislatura 73/77, tendo sido reeleito para o período 77/83, inclusive, presidindo a Casa Legislativa de 77 a 79, durante o mandato do saudoso Prefeito Alexandre Merico.

Jorge Romeu Dadan9.jpg

Um grande político?

O maior político foi o saudoso professor Alexandre Merico, pelo seu trabalho e inteligência, muito competente e embuído de forte relacionamento: um político culto, poliglota e muito hábil. Lamenta-se, que não seguiu a carreira política, galgando altos cargos no país. Quis ser professor e, foi um excelente professor.

Os irmãos: Elias, Saturnino, Doraci, Eurides, Glória, Aseli, Jorge, Solina e Santa.

E a vida social?

Como estudante – da Escola Técnica de Contabilidade São Luiz; participei da política estudantil de Brusque, elegendo-me presidente da União Estudantil Brusquense – UEB. Fundei a Associação de Professores do Colégio São Luiz; Presidi a S. E. Laranjeiras; Secretariei a Igreja Matriz, por ocasião de sua inauguração; Presidi o Lyons Clube de Brusque –centro em 90/91; Governei o Lyons do Distrito LD-10, atualmente LD-5 em 95/96; Secretariei a Associação Lar dos Idosos –Lyons Clube de Brusque e, atualmente sou seu Presidente –provedor.

Esportivamente?

Gosto de futebol e do voleibol; já fui sócio de clubes de futebol de Brusque e, torço pelo Santos, Flamengo e, pelo tenista Guga.

Muitas viagens?

Conheço o Brasil de norte a sul, estive na Coréia do Sul, Hong Kong, Macau, Tailândia, Cingapura, Balis, Japão, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Suiça, Áustria, Itália, Mônaco, Londres, Argentina, Uruguai e Paraguai.

País que mais impressionou?

O país que mais me impressionou foi a Coréia do Sul – principalmente sua capital, Seul – onde fiz meu seminário para governador do Lyons. Saliente-se, com mais de 4 500 000 habitantes, progressiva e com um povo alegre e feliz.

Referências

  • Jornal A Voz de Brusque. Entrevista publicada em 18 de julho de 2003.