Entrevista Jacó Crespi - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Jacó Crespi, iniciou sua trajetória profissional aos 12 anos, ajudando a carregar madeira na madeireira de João Crespi, seu tio, no bairro Santa Terezinha. Aos 14 anos, em 1968, começou a trabalhar na Fábrica de Tecidos Renaux como mascate e depois passou a tecelão. Em 1972 serviu o exército em Brasília no 1° Regimento da Cavalaria Dragões da Independência. Até o ano de 1991 permaneceu na Renaux, após este período em sociedade com o sogro Modesto Eccel, deu início a um negócio próprio, a Lanchonete Kuka Fresca, situada no Bairro Souza Cruz tendo permanecido lá até 2010. Agora aposentado presta serviços para a Imobiliária Smaniotto.

Onde e quando nasceu?

Nasci em Brusque em 14 de julho de 1953.

A esposa, como a conheceu?


É a Maria Albertina Crespi, a conheci quando ela passava em frente à minha casa. Ela passava com um Chevette amarelo de vez em quando e ficava me paquerando. Um dia tomei coragem e pedi para que ela parasse o carro, convidando-a para Jantar, Um pouco depois disso começamos a namorar.

Nome das filhas?

Danubia Carina Crespi e Luana Elisa Crespi.

Fale sobre seus pais?

Minha mãe Ana Marguardt Crespi trabalhava na Fábrica de Tecidos Renaux na 1º de Maio e meu pai Antônio Gentil Crespi trabalhava como Marceneiro. Ele faleceu em 1963 quando eu tinha 10 anos. Eu era o irmão mais velho e ajudava a cuidar das minhas irmãs Vera Lúcia e Maria de Lourdes pois a nossa mãe trabalhava quase o dia todo.

Como foi a educação recebida de seus pais?

Era uma educação bastante rígida em relação a disciplina em casa. Com relação a escola não era muito cobrado pelos meus pais, já que naquela época eles não compreendiam a importância do estudo. Ainda assim completei o ensino fundamental.

Lembra de alguns professores?

Lembro da professora da primeira série Dona Odete Borba ela era muito querida e atenciosa. Também gostava muito do professor Mario Maia que se não me engano lecionava matemática, Ele sabia ensinar muito bem. Outros que eu gostava bastante foram Clarisse Zucco, Sonia Zucco, Dirce Rau entre outros.

Um Sonho?

Sonhava em servir o exército em Brasília.

Um lugar e uma lembrança?

Lugar: a Praia de Cabeçudas, lá passei os melhores momentos da juventude e é um dos lugares mais bonitos de que eu lembro, me sentia muito bem naquele lugar. Uma lembrança é do meu 1º dia de trabalho na Fábrica de Tecidos Renaux, fiquei muito impressionado com a grandiosidade do lugar e fiquei muito emocionado de ter conseguido o emprego. Outra lembrança importante é de quando servi o exército em Brasília no 1º Regimento da Cavalaria “Dragões da Independência” no ano de 1972 a 1973.

Pessoas que o influenciaram?

Minha mãe.

Como foi sua infância? O que você mais gostava de fazer para se divertir?

Minha infância foi muito proveitosa, gostava de jogar futebol, pescar, tomar banho de rio, jogar bola de gude. Brincava com meus primos, Caco, Luis Carlos, Valdir, Beto e Arnaldo. Todos os domingos ia para a matinê para trocar gibis.

Qual foi sua maior alegria na vida?

Ser pai, o nascimento das minhas filhas foi muito importante.

Torce para que equipes?

Vasco e Corinthians.

Como você se lembra dos tempos da Renaux? Como era no dia a dia?

Muito trabalho. Me sentia num ambiente bom de trabalho, com muitos amigos. Acordava às 3h da manhã, e ia até a loja Renaux de bicicleta; lá pegava o caminhão (mais tarde o ônibus) e ia até a tecelagem; o turno iniciavam às 5h finalizando às 13h30min, quando retornava até a loja e de lá para casa.

Os 19 anos da Lanchonete Kuka Fresca como foram?

Foi um tempo muito divertido, fiz muitas amizades, festas e brincadeiras. Financeiramente sempre deu retorno mesmo em épocas de pouco movimento. Por outro lado, chegou um momento que se tornou muito cansativo e optei por parar, sinto muita saudade.

Quais são suas expectativas agora?

Trabalhar menos, ter uma boa saúde e cuidar dos netos.


Referências

  • Entrevista publicada no "EM FOCO" em 07 de junho de 2013.