Entrevista Irajá Trindade - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Na foto o nosso entrevistado Irajá Trindade.

O entrevistado da semana é o empresário Irajá Trindade, filho de Alfredo e Carmen Lisboa Trindade; nascido em Sobradinho/RS aos 30/04/60; cônjuge:Aparecida Leite, popular Cida. Tem uma filha: Thaís Jost.

Sonho de criança?

Ser jogador de futebol. Quase atingi o objetivo, cheguei a jogar no estadual de amadores do Rio Grande do Sul, mas parei por aí.

Por que parou com o futebol?

Parei no futebol por lesão no joelho, não quis operar pois há mais de 30 anos a medicina não contava com os avanços de hoje neste tipo de lesão.

Torce para que equipes?

Sou torcedor do Internacional (Porto Alegre) e Bruscão, time da cidade que nos adotou muito bem, tanto que me considero um Cataucho (Catarina + Gaucho).

Escolaridade?

Formatura de Irajá e Cida. Na foto o casal com a filha Thaís Jost.

Sou formado em Gestão Empresarial pela Unifebe, e formado em técnico em Agropecuária no Colégio Cadop em Cachoeirinha/RS.

Fale um pouco sobre sua família

A minha família é constituída pela Aparecida Leite com quem convivo há mais de 10 anos e minha filha Thaís Jost, atualmente com 16 anos de idade

Como conheceu a Aparecida?

A Cida conheci no meio empresarial, depois do falecimento da mãe da Thais (Jane) em 2001. Passando um período a gente começou a ficar juntos e estamos até hoje.

Pessoas que influenciaram?

Pessoas que me influenciam todos os dias é a classe empresarial, mesmo com todas as adversidades seguem firmes em seus objetivos, com suas trocas de informações.Isso é muito importante no meio empresarial, não copiar nosso vizinho, mas saber ouvir seja ele pequeno ou grande. Sempre temos algo a aprender.

Qual o ramo de atividade?

Sou empresário do ramo de Confecção, com a empresa Irajá Trindade EPP e Lamur Indústria e Comércio Ltda. mais a indústria Aquarela e Camicerie Laura Cattani (administrada por minha esposa).

Um resumo de sua trajetória profissional? Como surgiu Brusque em sua caminhada?

Estagiei na Emater/ RS, como Técnico Agrícola; Na Cooperativa Sobradinho, em Assistência Técnica aos associados; Souza Cruz, como orientador Agrícola, Frangos Minuano em Lageado/RS, na Assistência Técnica aos criadores cooperados; Pioneer sementes, como representante; A partir daí surgiu uma oportunidade para abrirmos uma loja de confecção em Sobradinho, onde passamos a conhecer muito Brusque. Fomos abrindo, juntamente com dois sócios, irmão e irmã, mais filhaIs em Candelária, Agudo e atualmente Santa Cruz do Sul, Arroio do Tigre e Teotônia. No ano de 1994, recebi uma proposta para abrirmos uma loja de cama e mesa, banho e tecidos em Brusque, ao qual vim para Brusque ser sócio do Bira e Duda – Loja Cestão – que já tinha comércio em Brusque. Iniciamos nosso negócio na rua Azambuja, Centro Comercial Schlenburg e em 1995 a economia local e brasileira passou por grandes transformações como é de conhecimento de todos. Sobrou a muitos empresários os cheques de contra ordem ou sem fundos, como tive que aprender ser um empreendedor com poucos recursos, iniciei minha trajetória individual abrindo uma confecção -Green Line – para atender clientes e principalmente do RS, confeccionando a linha infantil e adulto, como jaquetas, agasalhos, bermudas, em microfibras e moletons, produzindo até os dias de hoje, com o novo nome fantasia – Hirlogs. Participo da rodada de negócios da AMPE onde nos dá um grande impulso em vendas, atendendo clientes de vários estados, desde pequenos lojistas até magazines.

Espelha-se em alguém?

Tenho como espelho meu pai e minha mãe, comerciantes de pequeno porte no interior de Sobradinho. Conseguiram dar uma formação básica para 11 filhos, mesmo com todas as dificuldades que sabemos que passaram.

Irajá você ocupa algum cargo em alguma associação ou entidade de classe

Atualmente ocupo o cargo de Diretor de pronta entrega da AMPE; Vice-Presidente Regional do Sicredi Vale Litoral

Qual o ponto positivo da AMPE - Associação das micros e pequenas empresas?

Sou um grande incentivador do associativismo, uma pessoa sozinha tem que fazer um grande esforço para atingir um objetivo, a união de pessoas cooperando juntas facilita para alcançar metas e obtermos resultados mais eficaz. Sempre cito como exemplo a AMPE e Associação das micro e pequenas empresa de Brusque. Com suas rodadas de negócios consegue alavancar e dar sustentáculo a várias empresas locais e regionais, conseguindo trazer compradores de várias partes do país e também do exterior, resultando em grandes negócios para as micro e pequenas empresas participantes.

Como diretor de pronta entrega como você vê a atuação da atual diretoria?

Todos os diretores e presidente que passaram e estão atualmente têm em seus princípios o associativismo - juntamente com os associados – fazendo da AMPE uma grande associação com visibilidade a nível nacional e internacional.

Considera sua empresa como exemplo de associativismo?

Sim, pois eu e minha esposa e cunhado, compramos uma área de terra no Cedrinho e construímos nossas três empresas juntas, conseguindo com tal medida, além de baratear custos, estarmos diariamente recebendo e dando incentivo, trocando informações para o nosso crescimento.

Reconhece alguém na sua trajetória? Destacaria alguém em especial?

Jamais deixaria de registrar uma pessoa muito especial no início de minha trajetória profissional aqui em Brusque, que nos piores momentos de dificuldades nos idos de 1995, acolheu-nos cedendo um modesto espaço na Rua Azambuja - vale ressaltar que a Rua Azambuja, vivia tempos áureos - o Sr Nilo Schulenberg, um dos fundadores do comércio da pronta entrega em Brusque.

Como Vice-Presidente Regional do Sicredi Vale do Litoral o que poderia informar?

O Sicredi é composto por 116 cooperativas, com 1150 unidades de atendimento presentes em 905 municípios em 10 estados da federação. Estamos em 2012 comemorando o ano internacional do cooperativismo decretado pela ONU. Veio para atender os anseios dos empresários de micro e pequenas empresas quanto ao crédito. Sicredi Vale Litoral , completou 3 anos em Brusque, hoje já estamos presentes em cinco municípios sendo que o projeto é para 26, administrando mais de 56 milhões em ativos nos cinco municípios, sendo eles: Brusque, Blumenau, Itapema, Balneário Camboriú e Bombinhas, sendo que o Sicredi como sistema já atua em 62 municípios de Santa Catarina . Como empresário acho fantástico o sistema cooperativo de crédito, pois além de servir de regulador do mercado financeiro, ajuda na distribuição de renda nos municípios e na sociedade em que atua.

Como vê o fim das 3 grandes empresas em Brusque: Schlosser, Buettner e Renaux?

Quanto ao fechamento das três maiores empresas têxteis de Brusque, temos muito a lamentar, com certo saudosismo, pois meu pai vendia flanela da Renaux em nossa casa comercial há mais de 40 anos atrás no interior de Sobradinho. Julgo que vários fatores contribuíram: A globalização fez muitas oscilações seja em custos de matérias-primas, em importações muitas vezes desleais, carga tributária, ou seja manter uma empresa nos dias de hoje é um exercício que devemos fazer juntos, empresários, colaboradores, governantes e muita qualificação para redução de custos operacionais, com certeza Brusque, Santa Catarina e o Brasil perderam muito com esse acontecimento.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 20 de março de 2012.