Entrevista Iracema Catarina Conceição Becker - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Nossa entrevistada Iracema Catarina Conceição Becker.

A entrevistada da semana é a Secretária Municipal de Educação de Guabiruba, Iracema Catarina Conceição Becker; natural de Guabiruba, nascida aos 23/06/65; filha de Arlindo Leonides Conceição e Cecíclia Huber Conceição; casada com Elói Becker; filhos: Filhos: 1 natimorto (25 anos), Franklin Alietar Becker (23 anos), Willian Gustavo Becker (21 anos). Professora há 25 anos..Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Ensino Fundamental e em Educação Infantil.

Como surgiu o nome Iracema?

O nome Iracema o pai tirou do livro de José de Alencar

Quais são as lembranças que você tem da sua infância?

Minha infância foi muito limitada se em comparação com as dos dias atuais, mas muito rica em brincadeiras, invenções, amigos...Era muito divertido e, como aproveitávamos tudo. Hoje muitas crianças não sabem tudo o que te, nem valorizam. Eu e minha irmã, hoje falecida, brincávamos muito juntas. E um dia desses ganhamos nossa 1ª boneca e ela tinha cabelo, mas não porque meu pai comprou, já ganhamos ela usada, pois éramos uma família numerosa (10 filhos). Minha irmã tentou me convencer de cortarmos o cabelo dela, brincar de cabeleireira, sabe? Olha, cortamos, o cabelo não cresceu mais e ainda levamos uma baita surra de meu pai. Tenho saudades dos meus tempos de infância, mas como tudo tem seu tempo, não gostaria de voltar atrás. Tive muitos amigos, mas também já trabalhávamos com 8 ou 9 anos. Tínhamos 14 teares manuais de tapetes e as 4h da manhã tudo já começava até o anoitecer. Quando eu era criança, já brincava de aulinha, pois via meu pai que era professor e pensava que poderia chegar lá. Na época ele já era um grande político. Quando eu tinha três anos, ele era vereador e depois foi vice-prefeito de Guabiruba. Até a vida política dele me influenciou, pois ele levava a gente por onde ia.

Como foi sua juventude? O que você mais gostava de fazer para se divertir?

Sobre a minha juventude, sai de casa com colegas quando fiz parte do grupo de jovens da igreja da comunidade, depois namorei e aos 21 anos casei. O que me marcava muito eram os trabalhos sociais, como a vida religiosa. Eu e uma grande amiga aos 13 anos fomos ao convento de Florianópolis com minha mãe, pois tínhamos escolhido essa vocação. Mas não deu certo, tínhamos que esperar para ter 14 anos e voltamos.

Quais eventos mundiais tiveram o maior impacto em sua vida durante a sua infância e juventude?

Eventos mundiais? Nem sabia o que era isso na infância, nem na juventude. Fomos a 2ª ou 3ª família a ter televisão naquela época em nosso bairro, mas não podíamos assistir como hoje, que ligamos a qualquer hora. Tinham muitos gastos com energia e, quando havia algum tempo, era direcionado ao trabalho escolar, tarefas de casa, catequese.

Pessoas que influenciaram ?

Meus pais, a gente não convivia com muitas outras pessoas.

Como era a escola quando você era criança? Quais eram suas melhores e piores matérias? De que atividades escolares e esportes você participava?

Na escola eu gostava de tudo. E tinha que gostar e me comportar, pois meu pai era professor e diretor. Adorava História e os momentos cívicos, poesia, música e os piqueniques que meu pai fazia com as crianças. Nossa! Levávamos uma panela grande e a merendeira fazia aquela sopa...Corríamos e brincávamos por tudo. As professoras escondiam pirulitos e balas pra nós encontrarmos. Também gostava de Educação Físic, mas uma colega sempre mexia comigo. Sabe, usávamos saias de prega azul marinho e era um tal de levantar a saia das meninas e um dia ela se excedeu e eu a empurrei. Ela foi dar queixa para o diretor (meu pai), fiquei de castigo e, em casa, apanhei.

Primeira professora ? grandes professores?

Mana Martins, Maria Lucia Pereira, Marlene Piva, Alda Pereira, Valdemiro Erthal foram professores que me marcaram no primário. Uma que teve destaque foi d. Edmê Novaes Vidotto. Foi na época do Magistério no Colégio Consul. Grande educadora e amiga. Trabalhava Didática e Prática de Ensino.

Formação escolar?

Cursei a Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação em Ensino Fundamental e em Educação Infantil.

Arrependimentos?

Não me arrependo de nada.

Quais medos você tem ou teve? maior medo é o de envelhecer ou o de entristecer?

Medos, sempre existem, mas já enfrentei tantos e todos os dias peço a Deus coragem, discernimento e muita fé para enfrentar os que surgirem. Envelhecer é a lógica da natureza e ninguém quer envelhecer. Mas já convivi por muito tempo e momentos com pessoas da Terceira Idade e sempre penso que cada fase da vida deve ser vivida e aceita quando nos surgir.

O que você acha da programação da televisão de hoje?

TV: Hoje tem grandes programações, conexão com todo o mundo, notícias a toda hora. Mas tudo deve ser balanceado, o que é bom e o que não é permitido para cada faixa etária.

Qual foi o maior desafio até agora?

Um grande desafio foi ser mãe. Uma perda do 1° filho com gestação completa de nove meses e 4 dias. Foi horrível. Também já perdi uma irmã (bruscamente), meu pai, meu irmão, meu sogro, sogra, sofri um terrível acidente de carro, um acidente envolvendo meu filho. Essas foram grandes perdas que deixaram cicatrizes.

Desafios na Secretaria de Educação

Pensava ser tão difícil, complicado e cheguei a pensar que não conseguiria superar os desafios diários, mas nessa trajetória pude contar com pessoas muito competentes e também amigos. Os desafios foram sendo superados e grandes construções aconteceram nestes oito anos. Foram várias homenagens de congratulações, premiações, certificações e uma última delas aconteceu na Assembleia Legislativa dia 10 de dezembro numa cerimônia com Destaques da Educação em 2012 e na pasta da educação pelos relevantes serviços prestados. Isso é maravilhoso. Desafios e conquistas. Dever cumprido, saindo de uma administração de cabeça erguida e com muitas vitórias no caminho. Caminho difícil, mas não impossível, que exige muito compromisso, seriedade e acima de tudo humildade, para ensinar e também aprender. Como sempre dizia Santa Paulina “Nunca desanimeis, embora venham ventos contrários”.

O que faria se estivesse no inicio da carreira e não teve coragem de fazer?

Faria tudo de novo e ainda melhor. Ninguém é insubstituível, mas cada um constrói uma parte da história. Se a educação quer respostas, muitas já foram respondidas em Guabiruba. Tudo foi válido, houve barreiras, mas num trabalho conjunto com todos os profissionais da Educação, pudemos enfrentá-los.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

O que as vezes me deixa triste (mas não me decepciona) é quando os profissionais da educação dizem frente a algum desafio: Ah! Não estou preparado, não aceito, não consigo. Nem sempre estamos preparados. Aliás, quase nunca. O preparo vem com a prática e a vivência e você vai aprendendo e aplicando, você vai conquistando ou dando tropeços, mas nesses tropeços, não tenha medo das críticas, pois elas vão te fortalecer. Vão te fazer perceber o aprendizado e você será um vencedor. A vitória é seguida de desafios, caso contrário não tem graça. Muitas vezes deixei a família de lado, pois me comprometo muito com o que assumo, dedico-me em todos os sentidos e o resultado foi muito valioso. Tive grandes alegrias e conquistas, que foram maiores que as perdas pelo caminho.

Por que o Professor perdeu o status que tinha antigamente?

Realmente professor já teve status. Hoje se você escolhe ser professor por status, está enganado. Antigamente quem tinha a maior influencia na comunidade eram prefeito, padre e os professores. Hoje muitos disputam as influencias, respeito, dignidade, mas poucos enfrentam os desafios e o professor é o que mais sofre. Sobre a escola recai toda a função de pai, mãe, educador, psicólogo, padre, professor...A escola esta sobrecarregada, pois existe o descarregar nela o compromisso. Educação começa em casa, tem suas raízes nela, continua na escola e se solidifica na sociedade.

Melhor livro que leu?

O amor me trouxe de volta – Melhores dias virão – O Código Da Vinci

Adota algum lema em especial?

“Continue caminhando, mesmo encontrando pedras no caminho. E, confie sempre naquele que tem o Poder Maior” e, “Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender. A humildade muitas vezes é o preço do sucesso”

Grandes nomes em Guabiruba ?

Todos que já marcaram cada página destes 50 anos de município. “Ninguém é tão bom quanto todos nós juntos”.

Quais os pontos positivos da administração Orides/Martins?

Prefeito Orides e Cesário, grandes parceiros na administração e grandes administradores. Deixam grandes obras e mudanças. Caminhos traçados com suor e sucesso. Boas festas a todos e que venha 2013!

Finalizando?

Agradeço muito a escolha, confiança em meu trabalho que tiveram o prefeito Orides e o vice Cesário. Fomos o carro chefe da administração, pois os resultados foram enobrecedores. Valeu!

Referências

  • Jornal Em Foco. 08.01.13.