Entrevista Ingo Volkmann - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Ingo Volkmann1.jpg

Filho dos saudosos Bertoldo e Ida; natural de Jaraguá do Sul, nascido aos 20.04.40. São em cinco irmãos: Arno, Alfons (in memoriam), Beno, Ruth e Ingo. Cônjuge: Asta; três filhos: Fábio Augusto, Andréa Patrícia e Sérgio Ricardo; um neto: Luis Guilherme. Torce pelo Fluminense e Corinthians.

Uma palhinha da descendência

Ingo Volkmann2.jpg

O Fábio Augusto casou-se com Deise Janice, o casal tem um filho: Luís Guilherme; Sérgio Ricardo com Susan, ainda não tendo herdeiros e Andréia Patrícia é solteira.

Como foi a vida profissional até aqui?

Ingo Volkmann3.jpg

Iniciei aos 14 anos, idos de 54, no Comércio em Blumenau, onde trabalhei até 1962, quando ingressei no ramo têxtil – na Cia Hering. Em seguida, formei-me Técnico Têxtil em 1965, mantendo o vínculo com a indústria têxtil até os dias de hoje, passando por várias empresas, como gerente, ou prestando assessoria.

Como veio viver em Brusque?

Ingo Volkmann4.jpg

Em 1974, a Cia. Schlosser necessitava de um gerente para a Fiação, e o Sr Roberto Schlosser me fez o convite para ocupar o cargo. Aceitei e permaneci na empresa até 1987, quando obtive o benefício previdenciário.

ABTTS – uma palhinha?

Ingo Volkmann5.jpg

Associação Brusquense de Técnicos Têxteis e Supervisores foi um órgão de classe muito representativo no auge da Indústria Têxtil, congregava técnicos e auxiliava os mesmos profissionalmente, com reuniões, congressos, visitas às empresas etc.

Grandes nomes na ABTTS?

Ingo Volkmann6.jpg

Entre outros, destacaria, de Brusque: Carlos A. Kuhnn e Olaf Marquardt e, de Blumenau, Antônio C. Gonçalves, Edgar Michel e Rubens Sombrio.

Por que a ABTTS morreu?

Ingo Volkmann7.jpg

Eu não vejo a nossa entidade morta. O que acontece é o mesmo baixo astral pelo qual passam todas as entidades e associações no momento. Hoje é muito difícil achar pessoas que queiram se ocupara com tais encargos.

Ipiranga – uma palhinha?

Ingo Volkmann8.jpg

Uma sociedade localizada na Souza Cruz, muito simpática aos brusquenses. Como todos os clubes era patrocinados em parte; o Ipiranga também o foi.Com a criação das associações nas empresas foram retirados os auxílios financeiros das entidades e, isso causou um grave problema de sobrevivência, levando diversos clubes a passar sérias dificuldades. Só as lamentações não resolvem nada e assim alguns sócios arregaçaram as mangas e foram a luta e, desta forma, hoje, temos novamente o Ipiranga com um belo patrimônio. Registre-se que Nova sede – com 1000 m2 – inaugurada recentemente, a saber, em 09.03.2003. No esporte, hoje, participamos com bocha masculino e feminino, tiro, e jogos de salão – canastra e dominó.

Grandes nomes na História e no presente no Ipiranga?

No passado citaria os 12 fundadores e no presente os senhores Alfredo Orthmann e Otto Bruns.

Comunidade Evangélica – uma palhinha?

Colaboro com a Comunidade Evangélica desde os 10 anos. Exerci a presidência de 97 a 99.

Destacaria alguns nomes?” Preferiria não mencionar nomes, vez que quase todos contribuem ou contribuíram com a grandeza da comunidade.

Fundação Cultural – uma palhinha?

Quero parabenizar o Prefeito Ciro Roza pela criação deste importante órgão e dizer que a curto prazo, nós brusquenses colheremos os frutos dessa Fundação Cultural.

O Brasil tem acerto?

Se os políticos esquecerem os interesses pessoais e as pecuinhas e, os eleitores começarem a escolher os seus representantes pela qualidade dos candidatos, o Brasil, a curto prazo, será uma enorme potência mundial.

O que faz Ingo Volkmann, hoje?

Hoje me ocupo mais com meu patrimônio e quando possível procuro ajudar causas nobres da comunidade.

Referências

  • Entrevista publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 09 de maio de 2003.