Entrevista Hilna Neves Damiani - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Hilna Neves Damiani.jpg

HILNA NEVES DAMIANI: Nascida em Brusque, aos 14.11.1919

Como foi sua infância e a vida escolar?

Uma infância maravilhosa. Estudei no Grupo Escolar Feliciano Pires, de Brusque, completando os quatro primários e os três anos complementares. Daí por diante, as experiências foram se acumulando, sem que eu percebesse, que estava descobrindo algo especial.

Por que foi complementar seus estudos no Instituto de Educação, em Florianópolis?

Naquela época não havia Escola Normal em Brusque, por isso, fui para Florianópolis, onde recebi meu diploma no Instituto de Educação. Foi ainda no Instituto de Educação que freqüentei e me formei no Curso Superior Vocacional, com a duração de dois anos.

Como foi sua atuação no magistério?

Ingressei no magistério estadual, no ano de 1939, inicialmente fui lecionar no Grupo Polidoro Santiago, em Timbó, tendo lá permanecido por dois anos. Em seguida, solicitei transferência para o Grupo Escolar Honório Miranda, em Gaspar, no ano de 1942. Fui me aproximando da minha querida Brusque... a semente estava germinando, e eu estava feliz.

Como ocorreu seu retorno ao Berço da Fiação, para colher a semente plantada em Gaspar?

Nos idos de 1952, fui nomeada para integrar o quadro de docentes no Grupo Escolar Feliciano Pires, tendo permanecido por muitos anos, atuando em todos os níveis de primeira a oitava séries.

Atuou só como professora, ou ocupou algum cargo de Direção Escolar?

Não, fiz o Concurso para Diretora e assumi o cargo de Direção na Escola Dom João Becker e, com a criação do Grupo Escolar Araújo Brusque, passei a auxiliar à Direção daquele estabelecimento de ensino e, na mesma época fui nomeada auxiliar de inspeção.

Passados 70 anos de usa primeira investidura no magistério, considera-se realizada?

Foi um longo trajeto e muitas andanças, pois naquela época as estradas deixavam muito a desejar. As lembranças são tantas! Etapas boas, etapas mais difícieis. Como sabemos a vida cicla e recicla eternamente, dando e tirando, levando e trazendo. Eu inquieta, sempre me aprimorando para apresentar um trabalho com qualidade e digno. Posso considerar que venci, felizmente! Hoje quando encontro minhas amigas recordamos esses anos de alegria , felicidade e muita luta... luta árdua, mas valeu a pena.

Hoje em gozo do benefício previdenciário, curte legal?

Agora aposentada, curtindo a vida, me aproximei mais de minha família, só tenho à agradecer a Deus pela beleza da vida. Sou coroada, para tudo chega o momento certo. Tenho certeza que isso tudo resume minha vida. Toda experiência é maravilhosa, agora tenho um bom nível de tranqüilidade e segurança, pois consegui entender que as melhores coisas vêm com o tempo... com muito tempo.

Esqueceu da vida escolar?

Pelo contrário, não quero esquecer de dizer que sempre gostei de eventos escolares, festas folclóricas, e ainda, atualmente, sou convidada, para atuar como juíza em jogos, nas escolas por onde passei. É gratificante.

Quer acrescentar alguma coisa, para finalizar?

Quero agradecer esta oportunidade de voltar ao tempo e recordar minha vida, que repito com tanta beleza. Sou uma leitora fiel de suas entrevistas. Quero parabenizar a Voz de Brusque, que chega aos nossos lares, com muitas e diversificadas informações.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 08 de agosto de 2008.