Entrevista Gilson dos Santos Bittencourt - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Gilson dos Santos Bittencourt.jpg

GILSON DOS SANTOS BITTENCOURT: Filho de Jerônimo dos Santos Bittencourt e de Maria de Lourdes Côrrea Bittencourt; natural deNova Trento, nascido aos 27.03.70. São em cinco irmãos: Maria Bernadete, Sônia, Aparecida, Janete, Fabrício e Gilson. Torce pelo Sport Club Brusquense – Carlos Renaux e C.R Flamento

Como foi sua infância e juventude?

Com licença, deixa-me ser adulto primeiro, para depois poder falar de minha infância e juventude. Atualmente sou Professor na E.E.B.Feliciano Pires, e leciona nas disciplinas de Filosofia e Sociologia. Namoro a Ana Cristina Karing- filha caçula de Valmor e Renate Karing- com quem pretendo me casar. Mas é verdade, eu tive infância da seguinte forma: muito futebol – um pouco de trabalho – quase nada de estudo – e pescaria. Então minha infância foi preenchida com muitas atividades. Atividades das quais me abasteceram com energias para chegar até a juventude. Adolescência: O futebol foi ficando para trás aos poucos... aos dezesseis senti a crise existencial se avassalar. Só conseguia ainda trabalhar. Sentia-me importante para outras atividades. Gradualmente, a medidaque ia me inconformando com a situação – que era sempre uma situação dada e não escolhida – comecei junto com alguns amigos , a me interessar por música. Rock em geral e movimento Punk, em particular. A partir de então formei três bandas de garagem, sendo que a última – o DaBesta – se apresentou em vários festivais de Brusque e região, bem como em Goiânia e São Paulo.

“Sistema de noções gerais sobre o conjunto de coisas” . Poderá ser definição mais simples para a Filosofia?

Mais simples sim, porém não a mais adequada. Pois como a discussão filosófica autêntica só se realiza levando em conta os mais diversos pontos de vista, então a coisa se complexifica. É quando as coisas passam a ser vistas sob a perspectiva da totalidade. (Essa questão foi respondida em meio a uma aula)

A Filosofia é o fundamento de que profissão?

Se for apenas como fundamento, seria a de todas as profissões. Pois todo aquele que tem uma profissão precisa sempre saber mais e aperfeiçoar a sua ação. Ora, isso só é possível mediante a reflexão que deve ser sempre dialética e partir do conhecimento que já se tem ou daquilo que já se sabe sobre a ação ou prática que passa a ser uma práxis, para aquilo que ainda precisa ser aprimorado, aperfeiçoado. E é aí que entra a Filosofia.

A boa poesia é Filosofia?

A poesia é sempre a expressão do belo – ou às vezes, do feio – que, a princípio não tem nenhum compromisso com a verdade. Mas como o seu objetivo é estético, ou seja despertar a sensibilidadedas pessoas para um determinado aspecto da realidade, então a boa poesiaé parte da Filosofia sim. Pois que a Filosofia é a expressão ou compreensão da realidade ou, no caso, a recriação da realidade através de uma obra concreta feita pelo artista... expressão da realidade.

Grandes nomes na Filosofia?

Descubra você mesmo! Quanto a mim não tem nenhum mais ou melhor do que o outro. Mas isso não significa que são todos iguais.

A dialética, no sentido de a arte de argumentos, tem relação com a Filosofia?

A arte de argumentar é a retórica que foi inventada e ensinada pelos Sofistas no século V, aC e não tem, necessariamente, relação com a Filosofia, se não tiver o compromisso com a verdade.

A tese e a antítese está no caminho da Filosofia?

Estão não só no caminho da Filosofia, como também no caminho da história, como bem demonstram Max e Engels.

Na Grécia, a Filosofia tratava de todos os temas, já que até o século XVII, não havia uma separação entre ciência e Filosofia, assim, na Grécia, a Filosofia incorporava todo o saber?

Sim. Todo o saber, menos o religioso, o qual a Filosofia passou, digamos assim, por um longo ‘trabalho de parto’, para purgar os elementos constituintes da religião e do mito. Os primeiros Filósofos, os pré-socráticos, se encarregaram disso.

Em 1821, Heguel publica ‘Princípios da Filosofia do Direito’, poder-se-ia considerar como uma obra de sua plena maturidade intelectual? É a cultura que dá existência ao Direito?

Sim, sim, sim, sim.

Função da Filosofia?

É aguçar a percepção das coisas.

Qual a melhor educação hoje?

É aquela educação que não condena o aprendiz a ser sempre aprendiz, mas que de repente, transforma o aprendiz em verdadeiro ensinante.

Lecionar hoje é coisa para herói?

Você está me perguntando se sou um herói?

Uma palhinha da vida profissional

Fiz o Curso de Licenciatura Plena em Filosofia no ano em que foi reconhecido elo MEC – idos de 1992. De lá para cá vim atuando em diversas escolas – duas redes públicas, municipal e estadual, como Professor de Português e Inglês. Em 1996, fui fazer o mestrado na área de Letras e Literatura Brasileira na UFSC. Por problemas de saúde e outros problemas – como por exemplo, o de não receber bolsa – abandonei o curso no final do ano de 1996. Voltei para Brusque e decidi atuar na área em que sou formado. Foi então, em 1998, quando prestei concurso público e passei e fui ser Professor de Filosofia no Colégio Feliciano Pires. Sonho que já havia acalentado desde o ano de minha formatura – idos de 1994. E foi como Professor de Filosofia que me encontrei como Professor. Considero extremamente importante a formação filosófica na carreira de Professo.

O Brasil tem acerto?

Eu achoque o Brasil tem acerto. O problema é precisar quando. Assistimos na década de 80 o processo de democratização. Na década de 90, finalmente, o controle da inflação com o Plano Real e consolidação da economia. E agora, do ano de 2000 para cá, as reformas. O Estado inteiro se reformando. Mas eu acho que a grande metapara este início de milênio é reformar o homem brasileiro. Fazer o brasileiro persuadir-se de que roubar não é um negócio. Que dar e receber condições de vida digna deveria ser o dever de cada um eo compromisso de quem governa este país.

Grandes nomes na educação, magistério, política, empresários, religiosos?

Na educação: Paulo Freire e Darci Ribeiro; do magistério: os meus professores de Filosofia: Tadeu Cristóvão Mikowiski e de sociologia, o cientista social e ambientalista, Heitor Ricardo Leis (UFSC); na política: eu gostava muito do Mário Covas e achei que o Leonel Brizola foi um grande homem e, atualmente eu simpatizo com Fernando Gabeira, apesar de ter aprendido que em político não devemos confiar –muito embora, eu deseje que todo cidadão – do país do futuro – exerça algum tipo de poder político para influenciar os outros; empresários: Não conheço nenhum empresário, nesse ponto sou analfabeto como o Lula; religiosos: O monsenhor Francisco Salles Bianchini. O santo com seucognome São Francisco Salles, Santa Tereza D’Ávila. O meu padroeiro é São Judas Tadeu e outros.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, na semana de 21 a 31 de 2006.