Entrevista Fernanda Crevanzi Vailati - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Qual sua definição sobre o exercício da profissão de Promotor de Justiça?

O exercício da profissão de Promotor de Justiça pode ser definido, para mim, como a busca constante pela correta aplicação da lei para defesa da sociedade. Para isso o Promotor de Justiça tanto atua como parte (acusando nas ações penais e propondo ações para defesa de interesses difusos ou de hipossuficientes na área cível) quanto como fiscal da lei, manifestando-se, nos processos após as partes. Além disso, pode o Promotor de Justiça firmar termos de ajustamento de conduta, visando justamente a resolver a situação de interesse social sem que seja necessário ingressar com ação judicial.

Quais os casos mais frequentes que passam pela 3ª Promotoria de Justiça de Brusque?

Crimes de menor potencial ofensivo, geralmente envolvendo ameaça, desacato contra policiais, exploração de jogos de azar e lesões corporais leves. Além disso, na área da moralidade administrativa, há procedimentos para investigação de possíveis irregularidades em licitação e em contratação de servidores.

A senhora acredita que o Ministério Público cumpre seu papel?

Sim. Diariamente, no Estado de Santa Catarina, são propostas pelo Ministério Público ações civis públicas (em defesa da moralidade, de interesses de crianças, idosos, consumidores, pessoas portadoras de necessidades especiais, entre outros) e ações penais, (buscando a condenação de pessoas que cometeram crimes), feitas reuniões e firmados termos de ajustamento de conduta, entre outras atividades inerentes ao cargo de Promotor de Justiça. No Ministério Público de Santa Catarina, onde trabalho, posso afirmar que os Promotores de Justiça são ativos, aguerridos e não se intimidam perante os desafios que se apresentam.

Qual a orientação que daria para quem deseja seguir carreira com o Ministério Público?

Dedicação e estudo. Ninguém passa em concurso público de um dia para o outro, a preparação vem de meses, anos, de estudo intenso. Qualquer pessoa tem capacidade para ser aprovada em um concurso para Promotor de Justiça, basta colocar isso como objetivo e dedicar-se continuamente para alcançá-lo.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 21.08.12.