Entrevista Esperidião Amin Helou Filho - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Esperidião Amin Helou Filho.

Natural de Florianópolis, nascido aos 21.12.47; são e, 4 irmãos: Elaine, Teresinha, Elisabeth e Espiridião. Casado com: Ângela Regina Heinzein Amin Helou, com a qual têm três filhos: João Antônio, Maria e Joana. Torce para o Avaí, Corinthians e Flamengo.

Como foi sua infância e juventude?

Não penso em fazer auto-biografia, mas fui um bom estudante, razoável jogador de futebol e quase uma padre jesuíta.

Como conheceu Ângela?

Conheci Ângela na ESAG/UDESC. Eu era Professor, ela funcionária, em 1973.

Formação acadêmica?

Direito na UFSC (1970) e Administração na ESAG/UDESC (1969). Conclui Mestrado em Administração em dezembro de 2005.

Um resumo de sua vida profissional?

Professor desde 1968. Fui Assessor de Organização e Métodos da COTESC (ex Telesc). Professor da UFSC desde 1975.

O Brasil tem acerto?

Tem. A prioridade é Educação. Precisamos fortalecer as instituições.

Grandes nomes no Estado: Educação, Magistério, Política, Empresários, Religiosos?

Na educação tive excelentes professores (as) em todos os níveis. A única que eu não conseguiria igualar foi a primeira professora: Leonor de Barros, irmã de Antonieta de Barros. (Em 1935, aos 34 anos,na condição de negra e mulher, foi eleita Deputada Estadual à Assembleia Constituinte e Legislativa estadual , sendo a primeira a exercer um mandato parlamentar pelo Partido Liberal Catarinense). Na política gosto de conhecer detalhes da vida de Getúlio Vargas e de Gandhi. Gosto de lições de Henry Ford, especialmente pela lição de aumentar salários de seus próprios trabalhadores para lhes dar poder de compra. Temos grandes empresários em nosso Estado. Pelo pioneirismo, vale citar: Carlos Renaux. Podemos registrar o legado de Arthur Schlosser, Carlos Cid Renaux, Erich Buechmann, Gothard Pastor, Gentil Archer, e mais recentemente , os irmãos Fischer (Ingo e Nivert), os irmãos Zen (Hylário e Nelson), Gentil Albani, João Marchewsky, Rolf Bueckmann, Luciano Hang. Fico na Religião com as lições do Frei Junípero Beie, recentemente falecido. É impossível deixar de admirar o carisma de João Paulo II. Respeito muito o legado ético de Lutero. Aqui no Estado, Brusque nos oferece a liderança serena de seu filho Dom Murilo Ramos Krieger.

Quais os melhores livros que já leu? E artigos em jornais?

Além da Bíblia, marcaram, na juventude, “Deus, o Homem e o Universo”, “ A ética protestante e o espírito do capitalismo’ de Max Weber. Recentemente, “ O mundo é plano’ de Thomas Friedmann. Fui colecionador do jornal “OPINIÃO”, que marcou época no nosso País. Herdei uma bela e rica biblioteca de meu pai. Gosto de História do Contestado.

Por que a tarifa de energia elétrica sobe tanto, se os salários estão estagnados?

De um modo geral, infelizmente, os serviços públicos têm tido incremento de preços e tarifas em percentuais superiores aos dos salários. Isto tem contribuído para reduzir o poder de compra do assalariado em geral.

Não há um mecanismo para impor o controle dos pulsos cobrados? (Telefonia)

Este ponto tem sido objeto de preocupações e ações ingentes. Estamos nos aproximando de redução expressiva de tarifas de telefonia. A maior inovação ocorre com o VolP. (“Voice over IP” ou voz sobre redes de computadores que utilizam o ‘Protocolo Internet’. É uma tecnologia de convergência entre a informática e a telefonia que leva o tráfego telefônico para as redes de dados).

Vencendo o pleito lembrará de algum brusquense para assumir uma das pastas do secretariado?

Certamente. Temos excelentes nomes em vários setores. A começar pelos atuais Prefeito e Vice-Prefeito. Eles complementam belos exemplos de liderança, como os de Cyro Gevaerd e do Dr Carlos Moriz, José Germano Schaefer (Pilolo), Antônio Heil, Alexandre Merico, Celso Bonatelli e o médico João Antônio Schaefer para exemplificar. Temos empresários modelares. Gostaria muito de projetar jovens e nomes novos na administração pública. É preciso motivar a juventude para valorizar a gestão pública. Esta deve ser aperfeiçoada para estimular Educação de Qualidade, Competência para fomentar empreendedorismos e cooperativismo.

Referências

  • Jornal A VOZ DE BRUSQUE. Edição de 12 a 18 de outubro de 2006.