Entrevista Eneida Nascimento Schaefer - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Soroptimistas de Brusque. Gestão 2010-2012.

A entrevistada desta semana é a Presidente do Clube Soroptimista de Brusque, Eneida Nascimento Schaefer, que vem fazendo um exemplar trabalho à frente deste Clube de Serviço, em nossa cidade.

Quando nasceu o Clube de Soroptimistas de Brusque?

O Clube das Soroptimistas de Brusque, foi fundado em 31 de maio de 1977, idealizado  por um grupo de mulheres, que se afiliaram ao Soroptimist Internacional, para praticar o voluntariado, para melhorar a vida das mulheres.

A quem se credita a fundação?

Eneida Nascimento Schaefer e Flora Willrich Ferreira.

A saudosa Zilá Mendes (esposa do Sr. Jaime Mendes) Além da senhora Zilá Mendes, também são sócias fundadoras : Ana Maria Soprana Leal, Celzi Metzler, Dóris Heil, Edite Amann Krieger, Elisabeth Bonatelli, Írian da Silva, Jurandi Zucco, Lourdete Ribeiro, Maria Helena Borba, Marilena Aranalde, Marli Mosimann, Míriam Zucco, Noêmia Walendowsky Fialho, Odete Aparecida Silveira, Ruth Mosimann Hoffmann, Sueli Pantaleão, Vanda Diegoli e Vera Maria Bina da Silveira .

O que significa a Soroptimista?

Soroptimist, significa "o melhor para as mulheres". Compromisso Soroptimista, Sinceridade  na amizade, Alegria na realização, Dignidade no servir, Integridade Profissional, Amor á Pátria

Quais os objetivos do Clube?

Por ser um Clube Internacional temos que cumprir vários programas da Federação – SAI – Soroptimist Internacional of Americas. Vários programas, como o Prêmio Oportunidade para Mulheres, onde temos que indicar uma candidata da nossa cidade, que seja uma mulher arrimo de família, carente, sem marido – separada ou divorciada, ou marido inválido que não possa trabalhar – sem casa própria e com filhos. Por dois anos consecutivos, 2010 e 2011 e 2012, as candidatas  do SI Brusque, foram classificadas como finalistas entre todas as candidatas do Brasil. Em 2012, em quarto lugar, mas cada uma ganhou como Prêmio, um cheque de três mil dólares. Este dinheiro tem  que ser investido na melhoria  da vida familiar, gerando uma renda extra mensal. Prêmio Violet Richardson, um programa que procura na comunidade, jovens entre 14 a 17 anos, que pratiquem voluntariado. Também há prêmios  em dinheiro, distribuídos no mundo inteiro.

Qual o lema da soroptimista?

O lema Soroptimista é “Quem não vive para servir, não serve para viver”.

Em que data é comemorado o dia das Soroptimistas de Brusque?

É comemorado no dia 10 de dezembro, é o Dia das Soroptimistas de Brusque. Esta data foi criada pela vereadora Paulina Coelho Härle, na época de sua gestão na Câmara Municipal de Brusque, através da Lei 2569/01

Como a entidade sobrevive financeiramente?

As associadas pagam uma taxa mensal. A renda desta taxa é usada para patrocinar  campanhas contra a violência doméstica, e aplicada também nos projetos locais. O Clube também pode fazer promoções sociais, rifas para aumentar o caixa, e assim ir melhorando os projetos. Temos um projeto local, intitulado “Acreditando nas meninas”, que é um curso profissionalizante de aprendizes de cabeleireiras e manicures, que é feito, em parceria com a Escola Padre Lux. A soroptimista, Helena Pires Bohn, ministra as aulas todas as segundas feiras, e já temos jovens que foram inseridas no mercado de trabalho, e já estão ajudando suas famílias, com uma renda mensal. O projeto abrange jovens de 12 a 17 anos.

Quantas filiadas? E o que fazem as filiadas para colaborar com a entidade?

Em Brusque, somos em 22 mulheres, que são divididas  em grupos para coordenarem os programas do clube. Cada uma tem uma missão a cumpri, colaborando com sua parte; cada programa possui uma coordenadora, que é auxiliada pela sua equipe, formada por três ou quatro soroptimista.

Qualquer pessoa  pode se filiar a entidade? O que precisa para ser uma soroptimista? A entidade aceita filiações a qualquer momento?

Sim, para se tornar associada as mulheres devem entrar em contato com a Presidente do Clube, ou com alguma outra soroptimista. Devem ser mulheres dispostas a trabalhar como voluntárias e devem cumprir os compromissos financeiros de estar em dia com suas mensalidades, que atualmente  é de vinte e cinco reais. Comparecer às reuniões, que acontecem todas as primeiras quartas-feiras do mês e, participar das atividades do Clube, como trabalhar nas campanhas feitas pelo Clube, e auxiliar a dar palestras.

Que eventos são promovidos pelas Soroptimistas?

São feitas campanhas contra a exploração sexual da infância e da adolescência, palestras para as mães das crianças do Círculo Bom Samaritano, palestra em bairos, Nata solidário no Lar Menino Deus e no Asilo de Azambuja, onde  as Soroptimistas doam gêneros alimentícios e fraldas descartáveis. Neste último Natal, foram doadas seiscentas fraldas, bolachas, chocolates e frutas.

Fale um pouco mais das atividades das Soroptimistas, incluindo-se as suas  dificuldades?

Sempre conseguimos atingir nosso objetivo, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, foi criada com o apoio do Clube Soroptimista, bem como a implantação da Delegacia da Mulher em Brusque, um trabalho de quase vinte anos  para conseguirmos. No Brasil existem  31 Clubes Soroptimistas, sendo o primeiro instalado  em 1947, no Rio de Janeiro. Foi fundado em 1921, em Oakland, CA. No mundo atual, somos aproximadamente, em torno de 120 países. O Soroptimist desde 1951, tem vínculos  oficiais com o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas; é reconhecida  como um membro  em todos os Conselhos que discutem questões relativas aos Direitos da Mulher. A Federação Soroptimista das Américas está representada nas agências da ONU, em Nova Yorque, Paris, Roma, Genebra e Viena.

Quais integrantes fazem a diferença?

Todas pegam junto, sempre dividimos as tarefas, cada uma faz uma parte. Formamos várias equipes, , equipe de divulgação, equipe para fazer campanhas, equipe para ajudar nos eventos, equipe para recepcionar nos jantares, coordenadoras para fazer os trabalhos da Federação, coordenadora do Prêmio Oportunidade para Mulheres, coordenadora para o programa de voluntariado entre jovens, coordenadora para o Fórum Juvenil, enfim, o trabalho é de todas.

Quando você foi eleita Presidente?

O ano Soroptimista se inicia em primeiro de julho, e a gestão tem duração de dois anos. Fui eleita em 30 de junho de 2010 e termino minha gestão dia 30 de junho de 2012 e, já temos a nova Presidente, pra o biênio 2012/2014, que pelos estatutos do Clube, se denomina Presidente –eleita, que será Flora Willrich Ferreira. Fui empossada no dia 07 de julho de 2010 e a Flora será empossada no dia 04 de julho de 2012.

Qual a formação da Diretoria para o biênio 2012/2014?

Presidente: Flora Eliane W.F. de Souza; Presidente eleita: Karen Bergesch; Primeira Tesoureira: Norma Archer; Segunda Tesoureira: Deisi Minela Ferreira; Primeira Secretária: Eneida Nascimento Schaefer; Segunda Secretária: Ana Cristina Heil Belli; Protocolo: Maria Salomé Archer Vanderley; Vogais: Rosi Barbosa Serafim, Denise Schlosser de Miranda e Rosangela Visconti Ristow.

Finalizando que gostaria de tratar nesta entrevista que não foi ventilado?

O Clube Soroptimist não tem sede própria, e conta com o apoio da S.E. Bandeirante , que gentilmente cede uma sala, para que as reuniões mensais ocorram lá. É uma ONG, reconhecida de utilidade pública, o clube é reconhecido de utilidade pública municipal pela Lei 734/77 de 28/06/77 e de utilidade pública estadual pela Lei 6349/84 de 12/06/84. Sem fins lucrativos.

Referências

  • Entrevista publicada no jornal EM FOCO em 10 de julho de 2012.