Entrevista Edemar Luiz Aléssio - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
BRUSQUE FUTEBOL CLUBE CAMPEÃO CATARINENSE DE 1992. Em pé esquerda para direita: Carlos Alberto, Zeca Albuquerque, Solis, Celso Augusto, Zé Ricardo, Clésio, Muller, Washginton, Leandro, Bob, Dr Pedro Agachados: Weber, Cidão, Neilor, Jair Bala, Itamar, Rildo, Palmito e Cláudio Freitas

EDEMAR LUIZ ALÉSSIO, popular PALMITO: Edemar Luiz Aléssio, natural de Palmitos, nascido aos 10 de setembro de 1960; filho de Idalino Olívio Aléssio e Iracema Ferronatto; cônjuge: Carmem Lúcia Cabral Aléssio;  filhos: Daniele, Helóisa e Maria Eduarda. Torce para Internacional, Botafogo e Palmeiras. Gerente do Sesc de Brusque.

Como foi sua infância?

Edemar Luiz Aléssio2.jpg

Foi ótima, nasci e me crie no interior até os 15 anos. Tive muito contato com a natureza, criava os próprios brinquedos. Gostava de ouvir histórias de crianças sobre o foclore(Nula sem cabeça, saci, lobos etc...) Praticava muitos esportes em especial o futebol. Tive uma educação muito bom por parte dos meus pais.

Sonho de criança?

Edemar Luiz Aléssio3.jpg

Ser Jogador de Futebol

Como foi sua juventude?

Passei a minha juventude, me dedicando aos  estudos e minha carreira de jogador de futebol. Treinava e estudava com muito afinco para conseguir os meus objetivos.

Pessoas que influenciaram ?

Meus pais, meus irmãos, meus tios e primos.  Muitos amigos me deram força e contribuíram para o meu sucesso, principalmente no futebol

Formação escolar?

Nível superior Educação Física (Pós em gestão para qualidade na administração esportiva)

Primeira professora?

Minha prima Mercedes

Melhor professora? Por quê?

Constante Gasparin, ensinava aquilo que todos os alunos gostavam, e tinha  conhecimento sobre aquilo que explicava a todos. Sabia ouvir os anseios dos alunos.

O que fazia antes de ingressar no serviço público

Jogava  futebol e estudava.

Como foi sua vida profissional?

Foi ótima, tive muitas alegrias. Conheci muito lugares interessantes, pude conviver com pessoas maravilhosas e amigas. Aprendi muito com os mais experientes.

Como veio para Brusque?

Em 1990, quando fui contratado para jogar  futebol no Brusque Futebol Clube

Por que o apelido Palmito ? Tem a haver com a cidade que nasceu?

Sim, nasci em Palmitos, oeste de Santa Catarina.

Posição em que atuou?

Meio de campo

Equipes em que atuou?

Joinville esporte Clube, Juventus de jaraguá do Sul, Bragantino de SP, Novo Hamburgo RS, Chapecoense, Marcílio Dias, Criciúma, Brusque, Blumenau, Santa Cruz RS, Araranguá, Matsubara

Foram  sete títulos?

Sim, sendo  5 pelo Joinville, 1 pelo Criciúma, 1 Brusque

Grandes atletas no futebol catarinense

Raul Bosse, Fontan, Ladinho, Zenon, Nardela, Zé Ccarlos Paulista, Wagner (Bacharel), Barbieri, Balduino, Bira Lopes, Jorge Luiz (carneiro), Lico, Carlos Alberto, entre tantos outros

Grandes dirigentes?

Chico Wehlmuth, Waldomiro Schuster, Lírio Smaniotto

Grandes árbitros?

Dalmo Bozzano, Bezerra, Chico Simas, Vanderley Bochila

Qual o gol memorável que anotou?

Na vitória sobre o Figueirense na final da Taça 10 anos da RBS, no Orlando Scarpelli, aos 12 minutos do 2º tempo da prorrogação em 1989, ano em que o Criciúma foi campeão Catarinense.

Qual a vitória inesquecível?

A Vitória sobre o Avaí na final do campeonato Catarinense em 1992, coroou um trabalho de uma equipe humilde, mas muito determinada.

Qual a derrota que ficou atravessada?

Chapecoense 6 x 0 Juventus de Jaraguá em 1980 (Jurei que  daria o troco a este resultado, pois não era justo viajar 600 km e jogar no mesmo dia. O troco veio com a equipe do Joinville em 1984, onde vencemos a Chapecoense por 6 x 1, lá em Chapecó.

Qual foi o seu melhor momento na carreira?

Nos anos que atuei pelo o Joinville Esporte Clube nos anos 80.  O clube era organizado e dava todas as condições aos atletas. Na equipe tinham ótimos profissionais, tanto em campo como na comissão técnica. Em i987 na Chapecoense e 1988 no Marcílio Dias também tive uma fase ótima. Talvez a melhor de todas foi no Brusque em 1992, com a conquista do campeonato catarinense, onde fui vice artilheiro do campeonato e artilheiro da equipe com 13 gols.

Conte algo que você queria fazer e não deu certo?

Não lembro de nada especial, não costumo desistir das coisas erradas, ou que não dão certo

Algo cômico que aconteceu na sua vida.?

Matei uma cobra coral pequena, quando era adolescente e joguei no rio próximo a minha casa. Após uma chuvarada no final da tarde resolvemos ir pescar, eu e o meu primo, como era de costume, quando a água do rio ficasse suja. Pegamos vários peixes, entre eles um jundiá, quando fui limpar o peixe para fritar, encontrei a cobra na sua barriga. “Não é história de pescador é fato”.(Pescaria é o meu hobby, preferido)

Algo que você apostou e não deu certo?.

Quando jogava futebol, tinha alguns jogos, que contávamos como vitória certa pela qualidade do nosso time. Achávamos que iríamos vencer, e o resultado não  acontecia. “No futebol nem sempre o melhor vence”!

O que faria se estivesse no inicio da carreira e não teve coragem de fazer?

Não me arrepende de nada. Faria tudo novamente, foi tudo muito bom. Agradeço a Deus a cada dia pela oportunidade que me deu de jogar futebol e conhecer muitos amigos. Não há dinheiro que paga estas amizades.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Procurar sempre fazer as coisas certas organizadas, planejadas, dificilmente os resultados serão negativos. Fazendo as coisas certas, conquistamos a credibilidade e o respeito das pessoas. Ouvir mais, do que falar. Observar nos exemplos dos mais experientes. Observar as pessoas que são dedicadas e que vão além da suas atribuições. Fazer tudo com amor e dedicação, o que se faz com amor ao próximo, faz bem a você também

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

Decepções, são poucas,não costumo dar muita bola, se foi ruim procuro esquecer. Sou eternamente grato pelo dão da vida, como alegrias foram muitas, nascimento das filhas, títulos conquistados, ter uma família maravilhosa, pais irmãos, filhas, esposa, e sem dúvida muitos amigos. Vivo muito feliz, e procuro fazer feliz a todas as pessoas que vivem a minha volta.

O que você mudaria se pudesse na profissão que exerceu ?

Não há o que mudar, foi tudo maravilhoso e recompensador.

O que é uma sexta-feira perfeita?

Estar com a família e amigos conversando e se divertindo

O que faz hoje?

Continuo sendo Gerente do Sesc de Brusque, com muito orgulho, pois trabalho com pessoas  competentes, que buscam sempre fazer o melhor. Já estou há quinze anos  nessa entidade.   Você é um dos responsáveis pelo sucesso do Pé no Bairro? Fale sobre o projeto Pé no Bairro?

È um  projeto que leva muitos serviços e ações aos bairros mais distantes do centro da cidade. E tem como objetivo proporcionar diversão, conhecimento, e muita interatividade da Escola, Parceiros e Comunidade, na busca de melhoria na qualidade de vida e bem estar para as pessoas.

Como um dos conselheiros do COMAD – o  Conselho Municipal AntiDrogas está no caminho certo?

Penso que sim, todos estão buscando o melhor para as famílias e para a nossa sociedade. O Comad precisa de mais pessoas engajadas para fazer com que este mal das drogas no destrua mais  famílias. Precisamos de famílias  mais felizes, e a droga não deve fazer parte da convivência familiar.

Você é um dos responsáveis pelo sucesso do Pé no Bairro? Fale sobre o projeto Pé no Bairro?

È um  projeto que leva muitos serviços e ações aos bairros mais distantes do centro da cidade. E tem como objetivo proporcionar diversão, conhecimento, e muita interatividade da Escola, Parceiros e Comunidade, na busca de melhoria na qualidade de vida e bem estar para as pessoas.

O que faz hoje Palmito?

Continuo sendo o gerente do Sesc, com muito orgulho, pois trabalho com pessoas competentes, que buscam sempre fazer o melhor. Já estou a 15 anos nesta entidade.

Referências

  • Matéria publicada no EM FOCO, em 28 de setembro de 2010.