Entrevista Clébio Morsch Gonçalves - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Clébio Morsch Gonçalves.jpg

CLÉBIO MORSCH GONÇALVES:

Primeiramente, fale sobre a sua trajetória: onde nasceu, seus familiares, clubes de coração, o interesse pelo sindicalismo e as pessoas que o influenciaram

Nasci no Rio de Janeiro, aos 11.07.46, sou filho de Manoel Pereira Gonçalves e de Maria Morsch Gonçalves. Somos em sete irmãos: Dulcinéia, Cléia, Elza, Léa, Geraldo (in memoriam), Válte e eu. Viemos para Brusque, devido a separação de mamãe e também porque meus avós maternos – os Morsch – estavam vivendo aqui. Meus avos foram os primeiros moradores do Hollstein. Tenho três filhos: Sílvio César, Cínara e Cíntia Fernanda. Já sou avô quatro vezes: Ryan Felipe e Ana Clara (filhos de Sílvio César) e Maria Antônia (filha de Cinára) e o Luiz Fernando (filha de Cíntia Fernanda). Meus clubes são o C.A. Carlos Renaux, Santos e Fluminense. O interesse pelo Sindicalismo nasceu quando trabalhava na Iresa, resultando do relacionamento com o pessoal e participações no Sindicato; tive influências, entre elas de Níveo Neves e Oscar Haag.

As lembranças da infância e juventude?

Uma infância muito sofrida, com os pais separados, tendo sob a responsabilidade de minha mãe o cuidado de sete filhos pequenos. Gostava de caçar de gaiolas: saíra e gaturamo; na juventude, a maior alegria era, aos domingos, disputar torneios de futebol em tudo quanto é canto, ira ao matinê, arranjar namorada e assistir partidas de futebol do vovô do futebol catarinense.

Sua história sindical: cargos ocupados no Sindmestre – Sindicato dos Mestres e Contramestres nas indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque e os Presidentes anteriores e o atual?

Nos idos de 86 fui convidado para integrar a chapa liderada pelo Carlos Baumgartner, popular Calito. Em 89, o Calito foi para a FETIESC, tendo eu assumido o Sindicato, como Presidente, tendo permanecido na presidência até 2004, a partir daí retornei ao cargo de Secretário do Sindmestre. O Sindmestre foi fundado em 15.01.61. Já presidiram o Sindmestre:Hilário Bernardes (in memoriam), José Gonzaga, Otávio Silveira Carneiro (in memoriam), Mário Zimermann (in memoriam) Carlos Baumgartner, eu e, atualmente, é presidido por Valdírio Vanolli.

Quais as principais conquistas e realizações de sua gestão?

Juntamente com a Diretoria que esteve comigo, destacaria um murro de contenção atrás da sede do Sindicato, ressaltando-se, com o auxílio do então Prefeito José Celso Bonatelli. Saneamos as dívidas existentes e iniciamos a formar uma caixa de recurso e de acordo com o crescimento financeiro; melhoramos o quadro social, possibilitamos mais benefícios assistenciais aos associados; substituímos os antigos funcionários e contratamos novos e também, médicos e dentistas; possibilitamos assistência jurídica mais ampla; participamos das convenções coletivas, quando batalhamos arduamente pelos interesses da classe, devendo ser registrado, que sempre com a concordância do saudoso Carlos Cid Renaux.

Grandes nomes no Sindicalismo?

Entre outros, no passado, citaria: Ivo Sani e atualmente, José Isaías Vechi (Metalúrgicos)

Atualmente, quais os benefícios oferecidos aos associados?

Atualmente o associado pode desfrutar: Assistência médica, odontológica, jurídica, reembolsos para consultas e exames, inúmeros convênios com farmácias, clínicas, hospitais, convênios para exames específicos: tomografia, ultra-som, mamografia, raio-X, laboratórios de Análises Clínicas, Aparelhos de nebulização, gás, Posto de Combustível, Cooperativa Educacional de Brusque, Colégio Cenecista Honório Miranda, cursos de idiomas, e profissionalizantes, Cine Real, Mineral Água Park, Pizzaria, bloqueador anti-furto, óticas, aparelhos auditivos, cabeleireiros/barbeiros, salão de beleza, estética, tratamento corporal e facial, Academia, terapeuta e massagista. E, recentemente, montamos um consultório onde serão feitas micro-cirurgias .

A redução da jornada de trabalho é um caminho inevitável?

É um caminho inevitável a redução da jornada sem redução do salário. Em outros países já brigam por 36 horas. Na América do Sul, já tem países que adotaram 40 horas semanais. Inclusive proporcionaria mais empregos.

Dentro de que níveis as pretendidas alterações na CLT seria aceitáveis, considerando as representações sindicais e a nível de massa operária?

Quanto às alterações pretendidas tenho como preocupação, devendo o trabalhador ficar atento para que não ocorra. Foram conquistas resultantes de muito suor.

Costuma ler jornais?

Sim, leio diariamente os jornais locais e o Diário Catarinense

Lazer?

Meu lazer é ir à praia, assistir futebol na TV e ir ao campo ver o Brusque.

O que é uma sexta feira perfeita?

É aquela quando ocorreu tudo tranqüilo durante a semana.

A atual política econômica – aumentar tributos e tarifas, não revelando os verdadeiros índices inflacionários – está no caminho certo?

Não, deveria ser mais transparente, apresentar os indexadores sem maquiação, e mais consideração aos aposentados.

O Brasil tem acerto?

Tem, já temos um rumo, todavia, não e o que foi propalado, infelizmente, lutei muito por uma ideologia, mas hoje estou decepcionado.

Por derradeiro, a Administração municipal está atuando como se espera?

Na minha avaliação sim, Brusque deve muito ao Ciro, apenas deveria da mais atenção na limpeza e na manutenção das ruas. Em obras ele foi fantástico.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 16 de agosto de 2008.