Entrevista Carlos César Ramos - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Apresentação:

Nasci em Brusque/SC, aos 06/0, aos 06/02/1964, filho de César Ramos e Catrina Siarli Kormann; casei com Sione Keller Ramos, aos 20/02/1988; filho Dimitry Keller Ramos, torço para o Céltic (Escócia ) e Vasco da Gama (Rio de Janeiro); ocupo o Cargo de: Assistente Administrativo (Funcionário público desde 02/06/1986) na Prefeitura Municipal de Brusque.

Carlos Cesar e Sione.

Por que a torcida pelo Celtic?

A razão principal é a história deste clube, que foi fundado por Irlandeses que sempre foram perseguidos por motivos religiosos na Grã Bretanha, sendo que por curiosidade, o trevo de quatro folhas que estampa o escudo é uma cruz disfarçada, os católicos no Reino Unido não reverenciam a Rainha. As cores são verde e branco em homenagem a Irlanda e a São Patrício, patrono da Irlanda. O clássico de maior rivalidade que existe no futebol mundial é protagonizado pelo Glasgow Céltics e Glasgow Rangers.O estádio Céltic é Céltic Park, e é considerado pela maioria dos jogadores internacionais que ali jogam, como o melhor gramado do mundo, apesar de estar localizado em um país de muita chuva e tempo nublado.O Céltic foi o primeiro campeão britânico da atual Liga dos Campeões da UEFA, isto no ano de 1967.Quem ver os vídeos dos jogos deste time ficará emocionado com a interatividade entre torcedores e jogadores.

Como foi a infância?

A infância passei quase que exclusivamente em Guabiruba, ao lado de uma fábrica de polvilho, que trabalhava de Abril a Setembro, na safra de aipim, isto me dá saudades de todas as pessoas que na época ainda estavam por aqui (Minha Oma Dionilla, meu pai César, Sr. Ewaldo Debatim e muitos outros), pois ainda ouço o apitar da caldeira as 06 hs. de toda manhã, que nos alertava que estava chegando a hora de ir para escola. Passava as férias escolares na casa de meus avós paternos (Clodoaldo e Maria - in memoriam), na Santa Terezinha, em Ibiúna - SP (Tia Irene e Tio Gustavo - In memoriam), Curitiba (Tia Catarina - in memoriam), e na casa de Praia em Navegantes. Não posso reclamar de minha infância, que foi recheada com jogos de futebol, banho de rio, pescaria etc...

Sonho de criança?

Sempre foi conhecer lugares distantes e diferentes, que remetam a épocas antigas. Alguns sonhos já consegui realizar e os outros 99 lugares ainda irei conhecer....

como foi a juventude?

A juventude foi mais virada ao trabalho e estudos, mas não deixando de lado os divertimentos adequados a este período de vida (tardes dançantes e outras coisas que não posso mencionar, pois são segredos eternos ).

Pessoas que influenciaram?

Há uma relação extensa, mas as pessoas mais próximas foram determinantes na formação de meu caráter: César Ramos (Pai) - O gosto por viajar; Catarina (Mãe) - Eta, pessoa com garra e determinação; Dionilla (Oma) - Trabalhadora ao extremo e exímia cozinheira; Delamar (irmão) - Talento nato no que faz; Rosângela (irmã) - Muitos gostos em comum; Sirley (irmã) e Morgana (sobrinha) - O carinho em pessoa; Sione (esposa) - A sardenta mais linda que conheci; Dimitry (filho ) - Extremamente romântico e sensível, um orgulho que tenho!

Formação Escolar?

1º a 4º série - Escola Básica Prof. João Boos – Guabiruba; 5º a 8º série - Colégio São Luiz Ginásio -1º e 2 º série - Colégio São Luiz; 3º série - Colégio Cenecista Honório Miranda; Cursei 2 semestres do Curso de Farmácia e Análise Clínica na Universidade Federal de Santa Catarina.

Primeira Professor/a ?

A Primeira professora se chamava Terezinha, esposa do Goleiro Nauro do Paisandú.

Melhor professor/a?

Tive muitos bons professores, mas destaco os Senhores:. Euclides Gonçalves de Oliveira, Nilson Wiemes e Valentim Beber, ambos faziam aflorar o interesse em suas aulas, pois possuíam habilidade e conhecimento para o ensino.

Quando ingressou na Prefeitura?

Sou funcionário público desde a data de 02 de Junho de 1986.

Como funciona o serviço de transporte escolar?

O serviço de transporte escolar - bem como o de fretamento e os extraordinários - está regulado pela Lei nº 2357/99, que "Estabelece procedimentos de autorização, operação, controle e fiscalização dos serviços especias integrantes do Sistema de Transporte Coletivo de Brusque, a serem executados por terceiros, com veículos diferenciados, e fixa normas para o exercício do Poder de Polícia Administrativa …" Estes serviços integram o Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros do Município de Brusque, e subordinam-se ao regime jurídico da autorização. O órgão gerenciador é a Secretaria de Administração. Qualquer cidadão poderá ter conhecimento ao consultar o site oficial da Prefeitura Municipal de Brusque através do endereço eletrônico: .www. brusque.sc.gov.br/, e clicar no campo de “legislação”.

Como funciona a autorização?

A execução de serviços especiais de escolares, fretamentos e extraordinários poderá ser autorizada: I - à pessoa jurídica, constituída sob a forma de empresa comercial; II - à pessoa física, profissional autônomo. As autorizações para execução de serviços especiais de transporte coletivo serão outorgadas por prazo indeterminado, em caráter precário, no exercício do poder discricionário da administração pública, podendo ser revogadas a qualquer tempo, por conveniência, necessidade ou oportunidade. O ato de outorga da Autorização, referir-se-á a pessoa física ou jurídica requerente, ao número de seu cadastro, ao registro do veículo operador e ao tipo de serviço.

Quantos autorizados têm? Há um limite de número de autorizados?

Hoje possuímos 68 veículos autorizados para o serviço de fretamento e Transporte Escolar, sendo 15 ônibus e 53 vans e micro-ônibus, e no presente momento ainda não há limite para o nº de autorizações, mas alerto que muito brevemente haverá mudanças significativas na Lei vigente.

Como é fixado o percurso dos escolares para não infringir a concessão do transporte coletivo?

Para não infringir o contrato de concessão com as operadoras de transporte coletivo, há algumas normas que deverão serem respeitadas, mas o destaque principal é a proibição de paradas nos abrigos e pontos de parada de embarque e desembarque oficiais do sistema de transporte coletivo, para coleta de passageiros.

O município mantém, também, ônibus em algum percurso?

O município mantem ônibus de transporte para estudantes, mas estes são regulados pela Secretaria de Educação, como também há o transporte gratuito para as universidades de municípios vizinhos e faculdades deste município.

Como se dá a fiscalização?

A fiscalização se dá por obrigação de lei duas vezes ao ano, ou a qualquer momento por meio de denuncia formulada por qualquer cidadão que se sinta prejudicado em sua segurança.

Existe alguma Comissão Municipal que trata do transporte escolar?

No momento não, porém existe um Comissão Municipal dos Táxis.

Palhinha da vida profissional

Trabalhei inicialmente desde a infância com meu saudoso pai, em sua fábrica de fumo em corda picado, posteriormente como artífica geral no novo prédio do INSS, 02 anos e seis meses na Companhia Industrial Schlösser, na função de encaixotados de mercadorias para exportação, seis meses na Sanesc em Florianópolis, seis meses na Fábrica de Brinquedos de madeira COMETA em Guabiruba e 24 anos e quatro mêses na Prefeitura Municipal de Brusque, na área de Recursos Humanos, Arquivo e Transporte.

O que é uma sexta-feira perfeita?

Ter certeza que o trabalho executado durante a semana foi bem feito, rever finalmente a família, pois a vida de funcionário público erroneamente é julgada como uma profissão contemplativa, muito pelo contrário, ela nos priva e muito de contatos familiares.E para chegar ao 100%, viajar pelos interiores de nossos municípios vizinhos, que possuem muita coisa interessante.

Conte algo que você queria fazer e não deu certo?

Eu fui aprovado, através de concurso público em 23 de Outubro de 1983, para o cargo de Agente de Polícia Federal, mas por motivos alheios a minha vontade, não pude assumir a vaga.

Referências

  • Jornal Em Foco. Edição de 9 de novembro de 2010.