Entrevista Benta Guilhermina Boni - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Irmã Benta e Alexandre Luís.

BENTA GUILHERMINA BONI - Popular Irmã Benta: Filha dos saudosos José Boni Júnior e Guilhermina Setti Goni; natural de Brusque, nascida aos 08.05.42; São em treze irmãos: Arthur (in memoriam), Lúcio (in memoriam), Estandislau (in memoriam), Agostinho, Alzira (in memoriam), Ida Maria (in memoriam), Terezinha, Vanete , Luiz e Benta e, mais três que faleceram ainda pequenos.. Administradora do Mosteiro Park Hotel; profissão de fé em 21.01.65.

Como foi sua infância e Juventude?

Irmã Benta com o pai, o saudoso José Boni Júnior.

Brinquei muito: na beira do rio, com boneca, freqüentei a Escola Reunidas Norma Ribus Pessoa, em Águas Claras, até a quarta série, fui para Nova Trento, refiz a quarta série, no sentido de fortalecer a base, com vistas a admissão, em seguida fui para Ourinhos/SP, onde fiz a admissão, ali também iniciei o ginasial; fiz o curso de auxiliar de enfermagem. Em seguida, cursei o segundo grau em Fraiburgo/SC, o Postulantado em Avaré/SP, o noviciado em Indaiatuva/SP e também a irmandade - Irmã

Como era a vida de seus pais? O pai foi uma pessoa muito séria e muito trabalhador e a mãe, muito legal; costurava e ajudava nos serviços de casa. Pai e mãe foram bons... muitos bons!

Como surgiu a religiosidade em sua vida?

Um certo dia, a tia Vicentina, irmã de minha mãe – convidou um sobrinha para tal missão – coloquei-me à disposição, só que era muito novinha, mesmo assim, acabei indo por um ano para Capão Bonito/SP, retornei para Santa Catarina, e após um ano fui para o Juvenato, em Nova Trento e na sequência, acabei sendo irmã.

Fez curso superior?

Fiz a faculdade de Administração de Empresas, tendo iniciado em 82, em Palmas/PR e terminado em Cuiabá/MT.

Grande nome na religiosidade?

Um grande exemplo de vida e doação foi a Santa Paulina.

Alguma decepção?

Não, em realizei na vida religiosa, como sempre quis.

Recomeçaria tudo?

Sim, tranquilamente, me sinto muito feliz no que segui.

A serviço da religião já foi a outros países?

Já fui a Nicarágua, Guatemala, França – Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Itália, em Vígolo Vataro, onde nasceu Santa Paulina.

Irmã deveria casar?

Não deveria. Se é uma opção de vida, é uma opção de vida!

Tem como Deus perdoar tantos pecados do ser humano?

As injustiças e infidelidades eu acredito que Deus sendo Pai, ele perdoará, só que a humanidade tem que mudar. Não pode continuar assim.

Como definiria o Santuário Santa Paulina?

Um lugar de encontro e oração; lugar de prece, da súplica e da gratidão.

O que está sendo planejado par ao Santuário Santa Paulina?

Entre outras coisas, está sendo planejado a Casa das Graças, a réplica da casa de Santa Paulina, um Shopping, visando atender com mais qualidade os fiéis que se deslocam até aqui.

Lazer?

Gosto de assistir o noticiário, programas de humorismo e bons filmes, quando sobra um tempinho e gosto também de praia.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 23.03.2007.