Entrevista Ariane Luise Bolognini - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

A entrevistada desta semana é a psicóloga no Poder Judiciário – Fórum de Brusque – e ex- presidente do Conselho Municipal sobre Drogas, Ariane Luise Bolognini, nascida em Brusque - mas sempre morou em Guabiruba - aos 24 de outubro de 1979. Filha de Nelson José Bolognini e Licir Wippel Bolognini, dois irmãos: Rodrigo André e Ana. É noiva de André G. Maurici.

Quais são as lembranças que você tem da sua infância?

São muitas... as festas em família na casa de meus avós, de quem eu sinto muitas saudades... as brincadeiras criativas com meus irmãos e primos nas datas festivas, e o dia a dia, também de muita brincadeira com os amigos, vizinhos e irmãos...tínhamos um “clubinho”, podíamos circular com tranquilidade na vizinhança, brincar na rua e isso tudo era muito bom.

Você tem amigos da infância ainda?

Muitos...tenho um grupo de amigas que se encontra semanalmente e muitas delas conheço desde a infância. Tenho três grandes amigas da época do colégio, pessoas muito especiais para mim, que estão morando em outros países, mas a amizade verdadeira nos mantêm sempre próximas... e quando elas retornam e nos encontramos, é como se o tempo não tivesse passado. Considero que tenho muitos e verdadeiros amigos, de longa data...a amizade para mim é fundamental para a felicidade!

O que sente falta da infância?

Acho que de tudo... dos avós que partiram...das brincadeiras...do tempo passar mais devagar!

Quando você era criança queria ser adulto?

Não me lembro de querer ser adulta, talvez me imaginava adulta...mas acho que gostei muito de cada fase, da infância...da adolescência...

Sonho de criança? Em que você sonhava ser quando era pequena?

Lembro que, certamente, inspirada na minha mãe, pensei em ser professora...mas nunca tive um sonho relacionado à profissão muito definida, acho que a possibilidade de trabalhar com crianças me conduziu a escolha pela Psicologia.

Histórico escolar?

Cursou o Ensino Fundamental e Médio no Colégio São Luiz e formou-se em Psicologia pela FURB – Blumenau. Realizou Pós-graduação em Gestão Estratégica em Recursos Humanos e em Psicologia e Saúde Mental Coletiva, pela ASSEVIM, e está cursando Pós Graduação em Gestão Interdisciplinar de Conflitos no Judiciário Contemporâneo, pela Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina

Pessoas que influenciaram?

Meus pais, por toda a dedicação e pelos valores que transmitiram a mim e meus irmãos (Rodrigo e Ana Carolina). O incentivo ao estudo e ao trabalho, bem como a escolha pela Psicologia acredito que teve influência da minha mãe, pelo exemplo de dedicação e comprometimento que ela sempre teve em relação ao seu trabalho com a Educação. Sinto-me feliz e realizada com pequenas coisas do meu dia a dia, tanto na minha profissão quanto na vida pessoal, e alegria e espontaneidade que conduzem minhas escolhas são valores transmitidos pelo meu pai, pela maneira que ele “vê a vida”, com simplicidade e generosidade.

Quais as atribuições de seu cargo?

Como Psicóloga no Poder Judiciário, atuando no Fórum de Brusque, as atribuições do meu cargo são: a realização de avaliação psicológica, a preparação dos pretendentes à adoção, a instrução na mediação familiar, entre outras funções relacionadas à Psicologia.

Você presidiu o COMAD até início de dezembro, como funciona o Conselho Municipal sobre drogas -COMAD?

O Conselho Municipal sobre Drogas – COMAD, assim como os demais Conselhos, é um espaço de participação comunitária e controle social que objetiva garantir o envolvimento de representantes da comunidade, de instituições e órgãos governamentais e não-governamentais no debate, proposição, fiscalização e gestão das políticas públicas de atenção às drogas. O COMAD de Brusque reúne-se na primeira terça-feira de cada mês, nas dependências da Prefeitura Municipal de Brusque.

Qual o comando legal que rege o Comad?

O COMAD de Brusque foi criado em 1999, pela Lei nº 2340/99 e é regido pela Lei 2.941/2006.

Um breve histórico das Dirtorias do COMAD?

Diretorias do Conselho Municipal Antidrogas: Em 2002: Presidente: Paulo Vendelino Kons e Vice-presidente: Valberto Dell’Antônia (Comandante da 1ª. Companhia do 10º Batalhão). Em 2003: Presidente: Paulo Vendelino Kons e Vice-presidente: Valberto Dell’Antônia. Em 2004: Presidente: Paulo Vendelino Kons e Vice-presidente: Maria Valzete Ludvig Walendowsky (ACIBr) e Secretária: Maria da Glória Almeida (Igreja Católica). Em 2005: Presidente: Paulo Vendelino Kons, Vice-presidente: Cláudio Roberto Koglin (Comandante da 1ª. Companhia do 10º Batalhão) e Secretária: Osmarilda dos Santos Valle (SENAI) e após 2006 presidiram o COMAD: Maria da Glória Almeida (Igreja Católica); Maria Valzete Ludvig Walendowsky (ACIBr); Luiz Elias Valle (Unifebe - NPJ); Psicóloga Ariane Luise Bolognini (Fórum da Justiça estadual da Comarca de Brusque)

Obs: Quanto ao histórico das diretorias tivemos contribuição do historiador Paulo Vendelino Kons

Quais os atuais conselheiros do COMAD?

A composição é: Secretaria Municipal de Educação: Titular: Aline Djulei Monghilhott Machado e Suplente: Jucilane Motta Zandonai do Amaral; ACIBr / CDL: Titular: Maria Valzete Ludwig Walendowsky e Suplente: Édson Imianosky; Polícia Militar: Titular: Moacir Gomes Ribeiro e Suplente: Marcus Vinicius Fraga; SENAI: Titular: José Wanderley Cardoso e Suplente: Cintia Cardoso; Secretaria de Assistência Social e Habitação: Titular: Tatiane Cervi Nuss - Vice-Presidente e Suplente: Lilian Gisele Pereira; SENAC: Titular: Ana Cristina Heil Beli e Suplente: Elisandra Bottamedi; Procuradoria Geral do Município: Titular: Luiz Gianesini e Suplente: Daiana Abreu; Secretaria Municipal de Saúde~: Titular: Michele Goedert e Suplente: Marco Aurélio Mendes; Polícia Civil: Titular: José Eduardo Janeczko e Suplente: Ariane Salles; Sociedade Brusquense de Medicina: Titular: Germano Hoffmann Filho e Suplente: Getúlio de Almeida; OAB: Titular: André Nivaldo Cunha e Suplente: Odair Linhares Gerência de Educação – SDR: Titular: Tereza Clara Riffel e Suplente: Luciene Mara do Nascimento Ribeiro; Tiro de Guerra: Titular: Kleber Salau Moreira e Suplente: Iloir José Sá; Assistência Social do Fórum: Titular: Ariane Luise Bolognini – Presidente e Suplente: Luciana Mafra Rechia; Fundação Municipal de Esportes: Titular: João Carlos de Carvalho Silva e Suplente: Djoni Adrian Flor; SESC: Titular: Edemar Luiz Aléssio (popular Palmito) e Suplente: Iassana Hoffmann; ACASCE: Titular: Gisela Gracher Stievem e Suplente: Vânia Gracher Baran; Unifebe: Titular: Luiz Elias Valle e Suplente: João Derli dos Santos

Qual a sua maior aspiração?

Nesse momento, meu maior desejo é sempre ter oportunidade, disposição e saúde (fundamental) para seguir em frente com os estudos, o trabalho e as realizações da vida pessoal.

O que a incomoda ?

A injustiça, o sofrimento humano causado pelo que entendemos como “injustiça” me incomoda muito.

Qual foi o maior desafio até agora?

Acho que os desafios, até hoje, foram os relacionados aos estudos, a dedicação para passar no vestibular e nos concursos públicos...Mas o dia a dia sempre traz desafios, temos que nos comprometer e conhecer mais sobre o que fazemos.

Você se arrependeu de alguma coisa que disse ou que fez?

Tenho a característica de expor meu posicionamento, aquilo que penso... e corro atrás do que acredito ser correto, por isso acredito que já devo ter dito ou feito coisas que não agradaram e talvez, tenham magoado alguém. Mas sempre tentei consertar o que talvez tenha feito ou dito de maneira inapropriada.

Algo cômico que aconteceu na sua vida?

Já aconteceu muita coisa engraçada na minha vida, não daria para relatar uma só história...têm coisas muito cômicas da época de escola, com os amigos...depois situações na faculdade, como perder a sandália e arrebentar alça da bolsa na “luta” para conseguir garantir um lugar para voltar mais cedo da FURB (quem estudou lá há uns 10 anos, vai lembrar do “empurra-empurra”, antes de pensarmos em organizar uma fila para o ônibus)...até no trabalho, sempre me recordo de uma intervenção junto com a assistente social em que atolamos o carro...enfim, têm muitas lembranças que me fazem rir!!!

Algo que você apostou e não deu certo?

Acredito que todos os meus esforços trouxeram resultados que eu esperava , não me recordo de ter apostado em algo que posso considerar que não deu certo. Principalmente no trabalho, existiram projetos ou idéias que não foram levadas a diante, mas não considero como “não dar certo”, mas sim como momentos de aprendizagem.

O que farias se estivesse no inicio da carreira e não teve coragem de fazer?

Eu considero que ainda estou no início da minha carreira... tenho muito para aprender e certamente com os anos de experiência e maior conhecimento vou olhar para trás e achar que deveria ter feito muita coisa diferente, não por falta de coragem, talvez por falta de maturidade profissional...mas isso faz parte da construção de uma carreira.

O que você aplica dos grandes educadores, das aprendizagens que teve, no seu dia a dia?

Pensando, primeiramente, nos meus pais e depois grandes professores que tive desde o colégio até nos curso de pós-graduação, acredito que, além dos conhecimentos técnicos, o que mais busco aplicar no dia a dia é a ética e o comprometimento com o que faço.

Quais as maiores decepções e alegrias que teve?

Se tive decepções não foram tão grandes a ponto de serem significativas...as alegrias com certeza ocupam a maior parte da minha vida...me considero realizada no trabalho, no namoro, com minha família, meus amigos. Uma das últimas alegrias é ter sido tia de um sobrinho lindo...ter visto amigas se tornarem mães maravilhosas...enfim, são muitas.

O que você mudaria se pudesse na profissão que exerce?

Penso que a gente sempre pode e deve pensar em mudar quando se trata de melhorar, então, na minha atuação profissional, hoje, penso em ampliar as práticas educativas. Acredito que, assim, a Psicologia poderá alcançar um maior número de pessoas.

O que está lendo no momento?

No momento, as leituras estão voltadas para o trabalho e para as atividades relacionadas ao curso de formação que estou participando.

Fale de sua pós

Estou realizando uma Pós-graduação em Gestão Interdisciplinar de Conflitos no Judiciário Contemporâneo, promovida pelo Poder Judiciário aos técnicos da Psicologia e Serviço Social, e tem sido uma oportunidade muito rica para ampliar meus conhecimentos sobre a atuação da psicologia na interface com a justiça.

Como foi sua trajetória profissional?

Iniciei minha trajetória profissional como agente administrativo, na Prefeitura Municipal de Guabiruba, e meu primeiro trabalho foi na Biblioteca Municipal, que funcionava nas dependências da Escola João Boos. Na ocasião já estava na universidade e a possibilidade de trabalhar em uma escola, com jovens e crianças, reforçou minha escolha pela Psicologia. Como agente administrativa, também atuei na Prefeitura Municipal com diversas funções. Em 2007, iniciei os trabalhos como Psicóloga da Secretaria de Saúde de Guabiruba, onde vivenciei momentos de muito aprendizado e realizações profissionais, além de ter construído muitas amizades. Há cerca de cinco anos, integro o quadro de Psicólogos do Poder Judiciário Catarinense, que também tem sido uma experiência de aprendizado e dedicação.

Referências

  • Publicada no EM FOCO aos 10 de janeiro de 2014.