Entrevista Antônio Carlos Duarte - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Antonio Carlos Duarte.jpg

ANTÔNIO CARLOS DUARTE: Filho de Manoel Duarte e de Vanda Keleski Duarte; natural de Caçador, nascido aos 01.05.52; formação acadêmica: Administrador de Empresas e Pedagocia. São em quatro irmãos: Jorge, Ana Maria, Maria Helena e Antônio Carlos; cônjuge: Norma Morsch, casados aos 25.05.79, um filho: Fernando, nascido aos 31.07.79. Torce pelo Paysandu e Vasco da Gama. É diretor do Senai-CET de Brusque, desde 14.03.97.

Uma palhinha sobre o Senai?

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é uma entidade dirigida e mantida pela indústria brasileira, integrante do sistema FIESC, criado pelo ato presidencial número 4042, no dia 22 de janeiro de 1942, pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas.

E o Senai emBrusque?

O Senai iniciou suas atividades em Brusque em 1957, onde instalou sua Agênciade Aprendizagem, que era denominada como serviço, situada à Rua Rui Barbosa, Edifício Matiolli, onde também funcionava, na época, o Sindicato Patronal das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque e Itajaí. Portanto, a Agência do Senai funcionou de 1957 a 1971.

Como surgiu o Centro de Treinamento Têxtil – Lafite?

Estudos realizados pelo Senai/SC, na década de 50 mostraram que a indústria têxtil catarinense apresentava deficiências de qualidade e produtividade. As maiores dificuldades relacionavam-se à ineficiência de pessoal e a qualidade do produto. Em vista disso, o Senai idealizou uma proposta capaz de atender, em grande parte, a problemática têxtil no que diz respeito à melhora dos recursos humanos, e o estabelecimento de um suporte ao gerenciamento da qualidade, que culminou com a construção do Centro de Treinamento Têxtil –LAFTIE, instalado à Avenida Primeiro de Maio.

A quem se deve a concretização do Projeto do Centro de Treinamento Têxtil –Lafite?

A concretização do projeto deu-se na gestão do empresário Carlos Cid Renaux, como Presidente da FIESC e o Dr Alcides de Abreu, como Diretor Regional do Senai; inaugurado no dia 02 de agosto de 1971, com o nome de Centro de Treinamento Têxtil de Brusque –LAFITE, graças as parcerias e aos recursos provenientes do Senai, Departamento Nacional e Regional de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Brusque, MEC e também da IECLB –Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil

O Centro de Treinamento Têxtil, hoje?

Hoje com a constante modificação do mercado e do avanço tecnológico, nossos investimentosse direcionam para a tecnologia de ponta, no atendimento às empresas e a comunidade, não só no que diz respeito a máquinas e equipamentos, mas também através da educação profissional, e o Serviço Técnico e Tecnológico.

Algum reconhecimento?

Sempre com a preocupação de melhorar o seu sistema de qualidade, o Senai Cet de Brusque, no ano de 1999, conquistou duas certificações ISO 9001e CEMEP – Centro Modelo de Educação Profissional.

O Centro de Treinamento Têxtil – Lafite, já foi dirigido por quem?

Inicialmente pelo saudoso José Zen, depois Danilo Moritz (76/84), novamente José Zen(84/88), Walzete Maria Ludvig Walendowski (88), Luiz Gonzaga Fidélis (89), Milentino Angioletti (89/92), Antônio Demos(93), Laércio de Souza (93/96), Antônio Carlos Duarte (97/98), Roseane Terezinha dos Santos Andregtoni (98/2001) e Antônio Carlos Duarte de12.03.01 até os dias de hoje

O Brasil tem acerto?

Tem, só depende das reformas e da vontade política.

Administração Ciro/Dagomar?

Excelente, estão no caminho certo.

Tem lido a Coluna Dez?

Sim, leio semanalmente, faz abordagens interessantes.

Lazer?

Gosto de leituras, assistir filmes e futebol.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, na semana de 14 a 20 de agosto de 2005.