Entrevista Adilson Martins - Luiz Gianesini

De Sala Virtual Brusque
Ir para navegaçãoIr para pesquisar
Adilson Martins1.jpg

ADILSON MARTINS: Filho de Henrique Martins e Maurília Maria Martins; natural de Brusque, nascido aos 12 de outubro de 1954. São em quatro irmãos: Acires , Alcinéia, Arlete e Adilson. Cônjuge: Maura Gallassini Martins; duas filhas: Tássia e Danusa. Torce para o Santos e Bangu.

Por que foi criada AFAB - Associação de Futebol Amador de Brusque, se existe a LDB ?

Adilson Martins2.jpg

Foi criada vez que naquela oportunidade – final da década de 70 e início de 1980, a LDB –Liga Desportiva Brusquense, era muito mal administrada e as pessoas que gostavam do esporte, tiveram que fundar outra associação.

Quando foi fundada?

Adilson Martins3.jpg

Nos idos de 1980.

Por iniciativas de quem?

Paulino M. Coelho, eu, Nelson Klabunde e outros desportistas.

Quem dirigiu a AFAB ?

Este questionamento resta prejudicado, vez que os documentos originais foram levados para a casa do Evilásio - lá na Volta Grande – o que lembro que mais dirigiram foram: Paulino M. Coelho, Nelson Klabunde, eu presidi durante seis anos, e outros.

Que eventos foram promovidos e realizados: torneios, campeonatos...?

A AFAB realizou 14 campeonatos e muitos torneios.

Que equipes venceram cada uma dessas promoções?

A Credivappe 07 vezes ( 83,86,87,88,89,90 e 94); Paulino Coelho 03vezes; 10 de Junho em 84 e ainda o Santos Dumont e o Ferroviário.

Por que deixou de existir?

Em 1993 para 1994, assumiu a AFAB, o Evilásio Luiz de Souza e Silva, que simplesmente por sua livre e espontânea vontade, deu fim a toda documentação da AFAB, desde 1980 até após o campeonato de 1994.

O que é preciso para manter o futebol amador em Brusque, já que observa-se a cada ano um número menor de equipes participando da Liga?

Desde a parada da AFAB, o futebol amador de Brusque perdeu sua força, pois os clubes a começar pelas equipes de Guabiruba, começaram a pagar jogadores, o que tornou o futebol amador deficitário. Hoje, temos uma Liga na mão de apenas uma pessoa – Adilson Schmitz, e quando começa um campeonato já se sabe o campeão ou às vezes, as duas equipes em condições de disputar o título, motivo pelo qual, perdeu a graça e o interesse pelo esporte amador de Brusque.

O que você diria do retorno do Renaux e Paysandu?

No momento atual, a cidade de Brusque, não comporta o retorno das duas equipes, em virtude dos altos custos para mantê-las e pela falta de auxílio das pessoas que poderiam ajudar.

Referências

  • Matéria publicada em A VOZ DE BRUSQUE, em 16 de novembro de 2002.