Página principal

De Sala Virtual Brusque
Revisão de 08h51min de 28 de maio de 2012 por Alicas (discussão | contribs)
Ir para navegaçãoIr para pesquisar

Síntese Histórica

  • Marlus Niebuhr

De acordo com o historiador Oswaldo Rodrigues Cabral, o movimento colonizador de Santa Catarina iniciou-se no ano de 1829, dirigindo-se especialmente para a zona litorânea, com a chegada dos primeiros imigrantes alemães, que se localizaram, então, em território que constituía o Município de São José.
Estes escritos iniciam a obra: “Brusque: subsídios para a História de uma colônia nos tempos do Império”, pedra fundamental da pesquisa sobre a história de Brusque. Livro este que foi editado pela Sociedade Amigos de Brusque em comemoração ao primeiro Centenário da fundação da Colônia, em 1960.
O ano de 1829 marca a fundação da Colônia de São Pedro de Alcântara. Outras colônias alemãs podem ser enumeradas, 1837 em Vargem Grande; 1847 em Piedade; 1850 em Blumenau; Itajaí em 1860.
Voltemos a 25 de julho de 1860! Desembarcam em Itajaí, a primeira leva de 55 colonos alemães! O céu se achava nublado, quando partiram da ilha de Santa Catarina, com o vapor Belmonte, este que havia participado das operações da Guerra do Paraguai.
Sulcando o verde mar, o Belmonte tinha como destino à pequena vila de Itajaí! A bordo encontrava-se o Presidente da Província, Dr. Francisco Carlos de Araújo Brusque, que acompanhou os primeiros colonos até a barra do Itajaí-Mirim. (...)
Clique no título para continuar lendo: Síntese Histórica


1 de junho:

  • 1930 - Inaugurado o prédio da Comunidade Evangélica.
  • 1934 - O dirigível "Graf Zeppelin" sobrevoa Itajaí, Blumenau e Brusque, onde sob forte neblina, é avistado atrás do morro no bairro Batêas, rumando à Argentina.
  • 1961 - C. R. Flamengo (RJ) vence o C. A. Carlos Renaux pelo placar de 7x1 no Augusto Bauer.

Nasceram neste dia…


Faleceram neste dia…

Outros dias: 30 · 31 · 1 · 2 · 3 | ver todos…

Mutter Jonk ou Margarethe Jonk
Nascida Todt, era natural da Alemanha. Cedo emigrou para o Brasil, cuja cidadania abraçou, prestando juramento, no dia 27 de setembro de 1857, na Freguesia de Santa Tereza de Valença, no Rio de Janeiro. Casou com Ferdinando Jonk, natural de Holstein, Alemanha, em Petrópolis, tendo desse matrimônio nascido 5 filhos, 42 netos, 88 bisnetos e 4 tataranetos.


Wbar pink.jpg
Acervo FCB-Fundo Casa de Brusque 00420.jpg

Palacete Renaux (atual Praça Barão de Schneeburg). Acervo FCB/Casa de Brusque
Wbar pink.jpg
link={{{escultura}}}

"Momentos" de Fridel Steiner, participante do Simpósio Internacional de Esculturas do Brasil.

Acervo Sala Brusque
História dos Bairros

Guarani · Jardim Maluche · São Luiz · Santa Terezinha · Santa Rita · Águas Claras · Azambuja · Bateas · Cedrinho · Centro · Cerâmica Reis · Cristalina · Dom Joaquim · Limeira · Limoeiro · Nova Itália · Paquetá · Planalto · Poço Fundo · Ponta Russa · Primeiro de Maio · Rio Branco · Santa Luzia · São João · São Pedro · Souza Cruz · Steffen · Thomaz Coelho · Volta Grande · Nova Brasília · Zantão

Como pesquisar em
Personalidades

Artistas · Políticos · Religiosos · Educadores · Pesquisadores

Grandes eventos

Bienal Internacional de Artes · Simpósio Internacional de Esculturas · Brusque 150 anos · JASC · Rock na Praça

Casa de Brusque

Revista · Fotos